Na minha opinião as adptações podem surtir apenas resultados psicológicos, e não resolverão o problema as vezes esse problema é muito mais simples do que o esperado, então tente resolvê-lo sem fazer adaptações
Versão Imprimível
Na minha opinião as adptações podem surtir apenas resultados psicológicos, e não resolverão o problema as vezes esse problema é muito mais simples do que o esperado, então tente resolvê-lo sem fazer adaptações
O ponteiro do mostrador de temperatura da picape não subir mais acima da metade Não é um resultado psicológico, e sim algo real de se ver e comprovar.Citação:
Postado originalmente por Roberto Apolinário
O problema das L200 Superaquecerem ou esquentarem além do normal, já é um problema crônico, não é nenhum probleminha simples assim não.
É algo já debatibo e muito aqui no forúm, e alguns resolveram o problema trocando o radiador por outro maior ou colocando um adicional, ou instalando uma ventuinha elétrica.
Uma solução barata e talvez paliativa que é utilizada por alguns(porém não se sabe se resolve o problema por completo) é utilizar 50% de agua e 50% de um adivitivo bom no radiador.
Alguns relatam que já verificaram, a válvula termostática, radiador, válvulas, bicos injetores, etc, etc e o problema não desapareceu. Nem as concessionárias conseguem resolver.
O que se chegou a conclusão aqui no forúm, é que um motor concebido inicialmente p/ 93 cv(no manual diz 87 mas na verdade chega a 93) foi modificado pela montadora p/ elevar a sua potência e torque p/ 100,121 e até 141cvs e torque tb aumentado, porém o seu sistema de arrefecimento continuou o mesmo, ou seja, inicialmente 93, mexido p/ 141.. ta no limite...
Logo não é algo tão simples assim que se resolve com uma revisãozinha. Tem-se que encontrar a solução e adapta-la(caso seja necessário) p/ se resolver por completo. AH NÃO SER, que no caso ESPECÍFICO do caro colega "Cláudio Alexandre" seja problema de manutenção, tipo: radiador sujo, líquido de arrefecimento velho ou abaixo do nível mínimo, ou ventuinha com problemas, etc.
Caso então não seja esses velhos problemas conhecidos e sim o problema crônico de superaquecimento das L200(pelo visto aparece em todos os modelos HPEs ou não), aí terá que se partir p/ uma solução mais "drástica". Mas antes disso, concordo com vc, será mais prudente checar alguns itens de praxe.
Atenciosamente, Francisco de Freitas...
Caros colegas.
O arrefecimento foi trocado há três meses. A ventuinha está funcionando normalmente. No entanto, como viajo muito para o interior do Estado e entra muitos bichos pela grade frontal do carro, vou mandar verificar o radiador para ver se soluciono o problema. Depois eu informo o problema e a solução.
Concordo plenamente com vc Francisco Freitas, o que estou sugerindo para o colega é que antes de tomar qualquer atitude mais drástica, do tipo fazer alterções ou adaptações é fazer o de praxe, pois o quesito temperatura elevada em veículos desse tipo é um ítem muito delicado, pois ignorar esse tópico é condenar o motor, e ai o prejuizo, vai ser muito maior, mais não que ele deva fazer tudo o que tiver pela frente para melhorar isso, pois como disse antes, o resultado poderá ser somente psicológico, do tipo colocar 10 ventuinhas auxiliares e falar agora não pode esquentar mais, pq tem 10 ventuinhas, acho que vc tem razão em tomar esse tópico como muito importante, pois essa é uma das causas mais frequentes de empenar os cabeçotes, mas antes de qualquer alteração acho que deve tentar encontrar a causa do problema, pois achando-se a causa fica mais fácil encontrar a solução
Claudio, aproveita que vai verificar o radiador e verifica também a valvula termostática, é um negocinho de nada, mas se tiver bichada, faz muita diferença no aquecimento, pergunte para o seu mecânico sobre essa coisinha insignificante, caso precise de substituí-la, veja da MTE-thomson olha nesse site
http://www.thomson-net.com.br/result...modelo=&Item=2
com o tempo, há a oxidação normal de algumas peças do motor, inclusive a válvula termostática, caso já tenha trocado recentemente esta peça, desconsidere esse item, pois ela só estraga com o tempo e a oxidação
falow
Aos colegas que interessar, deem uma olhada nessa matéria sobre aquecimento de motor
http://www.motorway.com.br/areas/not...3&numPagina=13
Senhores, não adianta. Já falamos e muito sobre isso e a razão do aquecimento se deve a um sistema subdimensionado da refrigeração. 7 litros é insuficiente para a potência do motor. É simples, um motor de um caminhão por exemplo, que é o mesmo principio de funcionamento, utiliza uma razão de cv/litror-refrigerante em torno de 8 a 9. Nas L200 temos em torno de 120cv/7 litros: 17,... então, é muita potência para pouca água. Num outro tópico, que mencionei a instalação de um outro radiador simples com mais 2 litros que juntamente o acionamento da ventuinha do ar condicionado, a qual entra junto com o ventilador do intercooler, pois não precisa instalar mais nada, é só interligar a alimentação dos dois, resolverá o problema. Concordo que antes desta solução mais "drástica" pois dependerá muitas vezes de outros, verificar os itens de prache e já discutidos.
Portanto, nossa briga com a mitsubishi dever ser no redimensionamento do sistema com o aumento da quantidade de água. A propósito, não adianta instalar o sensor no radiador, o interessante é no motor. Existe um ponto no cabeçote aonde sai água para o aquecimento interno que pode ser furado e instalado o sensor, pois se furar uma mangueira, a leitura será do radiador e não a do motor, que é a mais séria. no más, é só alegria.
saudações
marco
O negócio então é encher a MITSUBISHI de reclamações pra ver se eles fazem alguma coisa pra melhorar isso, a menos que eles achem isso normal, ah é, esqueci no Japão é frio pacas, descobri o problema rsrsrsrsrs
Hehehee, gostei dessa...Citação:
Postado originalmente por Roberto Apolinário
Caro colega Roberto Apolinário, boa dica a sua de o Cláudio olhar a válvula termostática.
PY5KJ , Concordo tb com vc em relação ao subdimensionamento do sistema de arrefecimento das L200 p/ os motores de 121 e 141 cv. Mas parece-me que a L200 do amigo Cláudio Alexandre é daquelas de 93cvs, logo teoricamente não teria rasão aparente p/ seu superaquecimento(o problema crônico das sports).
Sendo a dele a de 93cv, acho(eu disse acho, pois não se tem como diagnosticar algo assim de longe e além disso não sou mecânico), que no caso dele deve ser outro problema menos grave, algo de manutenção mesmo. Se for a dele a de 121cv p/ cima, aí as chances de ser o problema crônico são grandes. Bem é esperar pra ver, uma vez que o Cláudio disse que estar mandando checar todos os iténs de praxe.
Um abraço a todos... Cordialmente, Francisco de Freitas...
eu instalei no meu carro uma ventoinha auxiliar, pois com o ar-condicionado ligado em dias muito quentes, parado por muito tempo em semaforos o ar começava a ganhar temperatura, e o motor aquecer, pois a rotação da hélice de acoplamento viscoso nao gira na rotação que consiga vencer o calor gerado pelos radiadores, andando em media de 30km/h normal, o ar gela e tal.
pra resolver este problema comprei uma hélice do Tigra em um desmanche R$130,00, um relê 50amp R$16,00, terminais e fios de 4mm R$ 15,00, e instalei aqui em casa mesmo, mao de obra R$0,00.
a ventoinha é acionada pelo compressor, assim que ele acopla liga a ventoinha.
ficou outra coisa agora, posso ficar parado o tempo que for no sol em marcha lenta que nao esquenta nem o ar nem o motor, ficou uma maravilha.
entao "Claudio Alexandre" muita gente instala uma ventoinha extra nesses casos ae que vc citou, trilha, areiao etc, vc pode instalar uma chave e ligar quando estiver nessas situações.
no caso da L200, a ventoinha do ar-condicionado do Vectra serve perveitamente, batendo até as furações. é comum "mas nao legal" aquecer bastante nesta temperatura ambiente, instale uma ventoinha e seja feliz.
Vocês não deixam passar né. :lol: :lol:Citação:
Postado originalmente por Homero
Mas vale lembrar que devemos muita coisa a esse CJs, eu mesmo fiquei um tempão procurando um para mim, e tem sido só alegria, a sensação de liberdade é indescritível, muito bom.
Abraços a todos. :dance: :dance: :dance: