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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário
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    17/02/2016
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    Santa Cruz do Sul/RS
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    Descarbonização Química: Fazer ou não?




    Boa tarde pessoal!

    Estou com meu motor a diesel com 210.000km 21 anos de experiência, que nunca foi aberto e não pinga uma gota de óleo. O motor vai muito bem, o turbo aspira bonitinho e chego a fazer 15 km/l na estrada, nada do que reclamar! Recentemente também fiz a revisão geral dele (fluidos, mangueiras, filtros e correias).

    No entanto andei pensando em fazer uma descarbonização preventiva com aqueles produtos da STP que vendem em postos da Shell, que é só diluir na quantidade certa direto no tanque do diesel. Segue o link de alguns produtos:
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...fuel-treatment
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...cleaner-diesel
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...-oil-treatment

    Minha dúvida é se isso vai fazer bem para o motor, de forma preventiva, ou se "não se mexe em time que tá ganhando".

    Vi em outro post aqui do fórum que um cara fez essa descarbonização num Pálio 1.6 16v e depois de 20.000km o motor travou... ao abrir o motor constataram que o sugador da bomba de óleo estava entupida pela borra de óleo que desceu e por isso o motor travou por falta de lubrificação.


    Abs!
    Honda CR-V EXL 4wd 2011
    L200 4x4 2.5 Turbo Diesel 1995

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por Felipe B P Ver Post
    Boa tarde pessoal!

    Estou com meu motor a diesel com 210.000km 21 anos de experiência, que nunca foi aberto e não pinga uma gota de óleo. O motor vai muito bem, o turbo aspira bonitinho e chego a fazer 15 km/l na estrada, nada do que reclamar! Recentemente também fiz a revisão geral dele (fluidos, mangueiras, filtros e correias).

    No entanto andei pensando em fazer uma descarbonização preventiva com aqueles produtos da STP que vendem em postos da Shell, que é só diluir na quantidade certa direto no tanque do diesel. Segue o link de alguns produtos:
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...fuel-treatment
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...cleaner-diesel
    http://www.stp.com.br/2014/portal/pr...-oil-treatment

    Minha dúvida é se isso vai fazer bem para o motor, de forma preventiva, ou se "não se mexe em time que tá ganhando".

    Vi em outro post aqui do fórum que um cara fez essa descarbonização num Pálio 1.6 16v e depois de 20.000km o motor travou... ao abrir o motor constataram que o sugador da bomba de óleo estava entupida pela borra de óleo que desceu e por isso o motor travou por falta de lubrificação.


    Abs!
    Já que perguntou, eu respondo: não faça!
    Se a viatura está boa, se você faz a troca de fluídos e filtros na Km recomendada, enfim, se você cuida bem do veículo, deixe como está.
    Esse serviço de desprendimento de material impregnado pode deixar algum resquício, que acabará soltando no futuro, entupindo filtro ou coisa parecida.
    Para desencanar da idéia, faça uma verificação apenas do tanque de combustível.
    Se ele estiver limpo, fique tranquilo.

  • #3
    Usuário
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    23/11/2015
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    Usar um aditivo no tanque, do tipo que ajuda a manter o motor limpo, seria bem menos arriscado que um descarbonizador. Eu usava um desses a cada dois ou três tanques na L200. Ele ajuda a não juntar mais sujeira, mas tem pouco efeito na que já impregnou, se soltar alguma borra vai ser bem pouca e não chega nem a entupir a injeção de Diesel. Se tiver oportunidade, use um tanque com Diesel aditivado (não é fácil de achar na minha região) a cada 2 ou 3 tanques que terá efeito semelhante.
    Se mesmo assim quiser usar esses produtos mais fortes, recomendo fazer as trocas de óleo e filtros com menos de 1000 km depois do uso, para evitar o problema citado acima.
    O que já fiz em uma Sw4 que tive foi trocar o óleo,colocar o produto, deixar o motor funcionar meia hora e depois trocar todos os filtros e o óleo novamente, saiu bastante borra e não me deu problemas nos próximos 100.000 km que fiquei com a caminhoneta.

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    02/10/2013
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    interior/MT
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    Se não tem sinais de carbonização, não meche com quem esta quieto, já fiz descarbonização, flush, apenas por que precisa, tudo certo, nada deu errado, agorá se esta tudo certo, pra que jogar pedra no vespeiro.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #5
    Usuário
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    18/05/2011
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    Interior/SP
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    Se não está quebrado, não conserte. Simples assim.

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