x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/02/2016
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Quando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)




    Buenas pessoal!

    Sou novo no mundo 4x4 e trago uma dúvida que deve ser bastante trivial para vocês.

    Estou com uma L200 GLS 4x4 1995, e ela possui em ambos os cubos de roda dianteiros a chavezinha manual "Lock" e "Free". No meu entendimento esse dispositivo serve para bloquear a tração no eixo dianteiro, fazendo com que as rodas dianteiras sempre girem juntas e que, portanto, é uma função para se usar quando estiver com o 4x4 ligado e num perrengue maior tipo um atoleiro, onde é exigida melhor tração.

    No entanto no manual dela diz exatamente o seguinte (segue abaixo o capítulo completo sobre os cubos da roda livre): "Se for usada a tração nas quatro rodas, os cubos de roda livre tanto do lado esquerdo como do lado direito devem ser colocados na posição LOCK. Não tente acionar o veículo com a alavanca de transferência tanto na posição 4H como na posição 4L se os cubos de roda livre estiverem na posição FREE."

    Quando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9365.jpgQuando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9366.jpgQuando usar o bloqueio de cubo de roda livre manual? (L200 4x4 1995)-img_9367.jpg



    Então pergunto: se eu estiver em uma rodovia sob forte chuva ou em uma estradinha de chão, não posso simplesmente parar a camionete, mudar a alavanca de tração para 4H e seguir dirigindo? Ou toda vez que for acionar o 4x4 vou ter que descer da camionete e girar a chave dos cubos de roda livre, fazendo o inverso quando for desligar o 4x4? No que interfere/prejudica se eu ligar o 4x4 mas os cubos estiverem na posição FREE, coisa que o manual da camionete não indica fazer?



    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Roda-livre é pra ser utilizada SEMPRE que estiver em 4x4, indiferente H ou L. Ela acopla e desacopla as rodas dianteiras aos semi-eixos. Engatar o 4x4 e não engatar as rodas-livres só vai fazer jogar tração a toa para o eixo dianteiro. Não tem nada a ver as duas girarem juntas não, como se fosse um bloqueio de diferencial. Se uma dianteira e uma traseira perder a tração, vai atolar do mesmo jeito devido aos diferenciais traseiro e dianteiro.
    Já o contrário, andar em 4x2 com as RLs acopladas não tem tanto problema além de desgaste prematuro de peças e consumo maior de combustível. Muitos veículos não contam com RLs manuais nem automáticas (Rangers a partir de 2002 por exemplo).
    Agora, sugiro muita leitura antes de sair utilizando o 4x4 do seu veículo, pois em hipótese alguma deve-se utilizar 4x4 em asfalto, mesmo em tempestades!!!!

    Escrevi recentemente um pequeno artigo sobre isso, se quiser ler segue o link: http://www.4x4curitiba.com.br/?p=553

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Roda-livre é pra ser utilizada SEMPRE que estiver em 4x4, indiferente H ou L.
    Sergio,
    Ai vou ser obrigado a descordar. Tem situações que tu precisas de mais redução e estás em terreno firme. É mil vezes melhor conseguir colocar a reduzida com as rodas dianteiras desacopladas do que ouvir a "sinfonia" de rangidos e estalos de estar com tudo acoplado e precisar fazer uma curva carregado até o talo em piso firme (asfalto,cimento, lajotas), em uma pirambeira das brabas!

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/02/2016
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelos esclarecimentos, amigos!


    Li bastante sobre o seu funcionamento das RL e me parece que agora eu entendi o funcionamento das mesmas: ao ligar o 4x4 o motor passa a enviar giro para o diferencial dianteiro, só que na posição FREE da RL as rodas dianteiras não têm conexão com este. Então para "ligar" cada roda no diferencial dianteiro tenho que botar no LOCK, correto? Caso contrário estarei enviando força inútil para o sistema de tração dianteiro, tendo em vista que as rodas estariam desconectadas com este.

    Então minha camionete não tem bloqueio, certo?


    Sobre utilizar o 4x4 na chuva:
    Achei bastante interessante o teu artigo, Sérgio! Também procurei de mais fontes (Auto Esporte, etc) que concordam quando tu alerta para não usar o 4x4 de "pickups lameiras" no asfalto.
    Entendo e concordo com o teu ponto de vista de que em uma curva o eixo traseiro irá girar menos do que o dianteiro, e que sem um sistema de diferencial central o eixo traseiro vai ficar tensionado e poderá derrapar mais fácil. Por conta disso, vou deixar de usar o 4x4 no asfalto indiscriminadamente (em qualquer estrada, em qualquer chuvinha).

    Contudo gostaria de ampliar esse debate, porque acredito que mesmo assim em alguns casos ainda valha a pena ligar o 4x4 no asfalto, como por exemplo sob forte chuva (com formação de poças da via e risco iminente de aquaplanagem) e em uma estrada com curvas de raios longos (tipo a chamada Freeway aqui no RS). Posso estar enganado, mas penso que no caso de uma curva desta natureza a diferença entre a distância percorrida pelos eixos dianteiros e traseiros deva ser tão insignificante que a própria banda dos pneus consiga se deformar e equilibrar isso sem que se chegue perto do limite de escoamento do pneu. Esse seria o "contra", e como "prós" teríamos a tração nas quatro rodas que obviamente diminuem muito o risco de aquaplanagem.

    Falo isso porque como carro de viagem tenho uma CRV 4wd Real-Time (tração permanente na dianteira e liga o 4x4 quando o sistema VSA julga ser necessário), e já sofri aquaplanagens com ela nessa mesma Freeway, enquanto o meu sogro tem uma S10 LTZ Diesel 4x4 que quando ligada a tração nessa estrada ela vai com faca nos dentes, literalmente atropelando as poças sem qualquer sinal de querer aquaplanar.

    Portanto ao invés dizer "NUNCA use o 4x4 no asfalto" acho interessante relevar os prós e contras para avaliar que vale a pena ligar em determinada situação: "Não é serra? A estrada não tem curvas fechadas? Tá chovendo muito, com risco de aquaplanagem? Liga!"


    Em tempo: bem fraquinho esse sistema de tração 4x4 da CRV... dos 70.000km que rodei com ela até agora nunca ligou no asfalto, mesmo durante aquaplanagens. As únicas vezes que ligou foram nos barros dessas estradinhas de interior. Acredito que pelo tempo de resposta e pela "gravidade da situação" que o faz ligar, se for necessário que seja feito em asfalto já tenha sido tarde demais. Mas isso é assunto para outro tópico.


    Abs!

  • #5
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Sergio,
    Ai vou ser obrigado a descordar. Tem situações que tu precisas de mais redução e estás em terreno firme. É mil vezes melhor conseguir colocar a reduzida com as rodas dianteiras desacopladas do que ouvir a "sinfonia" de rangidos e estalos de estar com tudo acoplado e precisar fazer uma curva carregado até o talo em piso firme (asfalto,cimento, lajotas), em uma pirambeira das brabas!

    Abs.
    Ricardo, a função das RLs não é essa. Por mais que possa ser utilizada dessa forma, ela não foram projetadas para esse fim.

  • #6
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Felipe B P Ver Post
    Obrigado pelos esclarecimentos, amigos!


    Li bastante sobre o seu funcionamento das RL e me parece que agora eu entendi o funcionamento das mesmas: ao ligar o 4x4 o motor passa a enviar giro para o diferencial dianteiro, só que na posição FREE da RL as rodas dianteiras não têm conexão com este. Então para "ligar" cada roda no diferencial dianteiro tenho que botar no LOCK, correto? Caso contrário estarei enviando força inútil para o sistema de tração dianteiro, tendo em vista que as rodas estariam desconectadas com este.

    Então minha camionete não tem bloqueio, certo?


    Sobre utilizar o 4x4 na chuva:
    Achei bastante interessante o teu artigo, Sérgio! Também procurei de mais fontes (Auto Esporte, etc) que concordam quando tu alerta para não usar o 4x4 de "pickups lameiras" no asfalto.
    Entendo e concordo com o teu ponto de vista de que em uma curva o eixo traseiro irá girar menos do que o dianteiro, e que sem um sistema de diferencial central o eixo traseiro vai ficar tensionado e poderá derrapar mais fácil. Por conta disso, vou deixar de usar o 4x4 no asfalto indiscriminadamente (em qualquer estrada, em qualquer chuvinha).

    Contudo gostaria de ampliar esse debate, porque acredito que mesmo assim em alguns casos ainda valha a pena ligar o 4x4 no asfalto, como por exemplo sob forte chuva (com formação de poças da via e risco iminente de aquaplanagem) e em uma estrada com curvas de raios longos (tipo a chamada Freeway aqui no RS). Posso estar enganado, mas penso que no caso de uma curva desta natureza a diferença entre a distância percorrida pelos eixos dianteiros e traseiros deva ser tão insignificante que a própria banda dos pneus consiga se deformar e equilibrar isso sem que se chegue perto do limite de escoamento do pneu. Esse seria o "contra", e como "prós" teríamos a tração nas quatro rodas que obviamente diminuem muito o risco de aquaplanagem.

    Falo isso porque como carro de viagem tenho uma CRV 4wd Real-Time (tração permanente na dianteira e liga o 4x4 quando o sistema VSA julga ser necessário), e já sofri aquaplanagens com ela nessa mesma Freeway, enquanto o meu sogro tem uma S10 LTZ Diesel 4x4 que quando ligada a tração nessa estrada ela vai com faca nos dentes, literalmente atropelando as poças sem qualquer sinal de querer aquaplanar.

    Portanto ao invés dizer "NUNCA use o 4x4 no asfalto" acho interessante relevar os prós e contras para avaliar que vale a pena ligar em determinada situação: "Não é serra? A estrada não tem curvas fechadas? Tá chovendo muito, com risco de aquaplanagem? Liga!"


    Em tempo: bem fraquinho esse sistema de tração 4x4 da CRV... dos 70.000km que rodei com ela até agora nunca ligou no asfalto, mesmo durante aquaplanagens. As únicas vezes que ligou foram nos barros dessas estradinhas de interior. Acredito que pelo tempo de resposta e pela "gravidade da situação" que o faz ligar, se for necessário que seja feito em asfalto já tenha sido tarde demais. Mas isso é assunto para outro tópico.


    Abs!
    Felipe, reitero a afirmação de nunca utilizar o 4x4 no asfalto. A aquaplanagem está mais ligada a banda e sulcos dos pneus do que a tração. Não existe hipótese em que trafegar em 4x4 sem dif central seja melhor no asfalto do que em 4x2.
    Fisicamente não tem como a deformação dos pneus compensarem diferenças minimas de velocidade entre eixos. Aliás, pela velocidade que gira um pneu a 100Km/h é absurdamente alta, então em qualquer curva poderemos ter problemas com isso.
    Sem contar a diferença de banda desigual dos pneus. É praticamente impossível achar pneus com desgaste identicos. Muitas vezes ouvimos que quando as RLs não desacoplam, tem que dar uma ré. Isso se deve justamente a diferença de desgaste dos pneus, pois pneus menores giram mais, forçando o sistema.

    Abs

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Felipe, reitero a afirmação de nunca utilizar o 4x4 no asfalto. A aquaplanagem está mais ligada a banda e sulcos dos pneus do que a tração. Não existe hipótese em que trafegar em 4x4 sem dif central seja melhor no asfalto do que em 4x2.
    Fisicamente não tem como a deformação dos pneus compensarem diferenças minimas de velocidade entre eixos. Aliás, pela velocidade que gira um pneu a 100Km/h é absurdamente alta, então em qualquer curva poderemos ter problemas com isso.
    Sem contar a diferença de banda desigual dos pneus. É praticamente impossível achar pneus com desgaste identicos. Muitas vezes ouvimos que quando as RLs não desacoplam, tem que dar uma ré. Isso se deve justamente a diferença de desgaste dos pneus, pois pneus menores giram mais, forçando o sistema.

    Abs
    Li agora esse tópico, e discordo em muitas coisas e concordo com outras. Em rodovias sob chuva, o uso do 4x4 melhora muito a estabilidade do veículo mesmo sem diferencial central, mas é importante que esteja numa velocidade mais elevada, veículo descarregado e pneus iguais. Eu pessoalmente muito fiz isso e nunca tive problemas nem na minha ex Ranger como na minha atual F1000. Conheço muita gente que tem essa prática e nunca tive nenhum relato negativo. Esse debate é antigo. Na teoria é uma coisa, mas na prática é outra bem diferente, e já evitou muitos acidentes. Rodovias na serra gaúcha que no inverno chegam a ter congelamentos, em um 4x4 é praticamente necessário para rodar sem perder controle.

    Outra coisa que é absurda que tenho que apontar, é que para desligar uma roda livre automática É OBRIGATÓRIO dar marcha a ré pois o sistema funciona dessa forma, e nada tem a ver com tamanhos de pneus. Rodas livres manuais se estiverem boas não tem problema, mas qualquer roda livre automática tem que fazer isso, porém se acionar o sistema em marcha a ré, ela desacoplará indo para frente. Basta desmontar um mecanismo automático para entenderes como funciona o sistema de 3 peças móveis que aciona e desliga o acoplamento da roda livre automática.

    O que o Ricardo postou está correto, a maior vantagem das rodas livres manuais é justamente a possibilidade de usar a redução da CT em manobras 4x2. Para manobrar o meu trailer eu tenho esse hábito também
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/10/2019
    Local
    IGARAPE/MG
    Posts
    54
    Agradecimento: 1
    Ola Sergio. Se sei que pegarei um trecho que possivelmente sera necessario o suo da tração posso deixar a roda na posição lock e engatar a tração somente quando necessário?

    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Roda-livre é pra ser utilizada SEMPRE que estiver em 4x4, indiferente H ou L. Ela acopla e desacopla as rodas dianteiras aos semi-eixos. Engatar o 4x4 e não engatar as rodas-livres só vai fazer jogar tração a toa para o eixo dianteiro. Não tem nada a ver as duas girarem juntas não, como se fosse um bloqueio de diferencial. Se uma dianteira e uma traseira perder a tração, vai atolar do mesmo jeito devido aos diferenciais traseiro e dianteiro.
    Já o contrário, andar em 4x2 com as RLs acopladas não tem tanto problema além de desgaste prematuro de peças e consumo maior de combustível. Muitos veículos não contam com RLs manuais nem automáticas (Rangers a partir de 2002 por exemplo).
    Agora, sugiro muita leitura antes de sair utilizando o 4x4 do seu veículo, pois em hipótese alguma deve-se utilizar 4x4 em asfalto, mesmo em tempestades!!!!

    Escrevi recentemente um pequeno artigo sobre isso, se quiser ler segue o link: http://www.4x4curitiba.com.br/?p=553

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cubo de roda c/rolamento timken ranger 98/2000 roda livre
      Por LeoLeone no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/06/2015, 15:45
    2. Bloqueio diferencial e roda livre manual para Xterra.
      Por ramires.cabral no fórum Nissan
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/03/2014, 05:42
    3. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    4. roda livre L200 - manual p automatica
      Por gilsonm012 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 19/06/2008, 23:18
    5. L200 - Roda livre Manual X pino trava porca do cubo
      Por Daniel Castanho no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/12/2005, 15:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade