x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Erro P1901 triton




    Boa tarde,
    Passando o scanner onde que possuo apareceu o seguinte código de erro: p1901 a/t fail (enguine timeout).
    Alguém já teve problema parecido sabe como resolver.

    Abraços
    ______________________
    TRITON HPE A/T 2009

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/01/2016
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo, tudo bem?

    Eu tenho uma Triton 2009 A/T e após uma viagem de aprox. 300km apareceu este erro. Eu também tenho um scanner e notei que este erro é intermitente e não fica registrado na ECU. no seu caso ficou registrado?
    Além disso, você conseguiu resolvê-lo?

    Abraços e boa sorte.

  • #3
    Usuário Avatar de fabiosurf
    Entrada
    27/04/2009
    Local
    São Bernardo Do Campo/SP
    Idade
    44
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cel_dutra Ver Post
    Olá amigo, tudo bem?

    Eu tenho uma Triton 2009 A/T e após uma viagem de aprox. 300km apareceu este erro. Eu também tenho um scanner e notei que este erro é intermitente e não fica registrado na ECU. no seu caso ficou registrado?
    Além disso, você conseguiu resolvê-lo?

    Abraços e boa sorte.
    Bom dia. Estou com mesmo problema com a minha triton 2013 a/t Diesel .

    Acendeu a luz da injeção e através do obd eu apaguei o erro. Será que é sujeira na válvula EGR?
    ---Jeep Willys 1958---

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    316
    Agradecimentos: 7
    Colega, pesquisei rapidamente no Google e parece que este erro é de comunicação entre a ECU do motor e a da caixa de transmissão...
    Traduzido no google translator de um fórum estrangeiro...

    "P1901 refere-se a uma falha de comunicação a ECU do motor e da transmissão. Eu sugiro que você pegue o carro e leve a um revendedor Mit e pedça para usar MUTIII para verificar se há falhas. Esta parte do diagnóstico requer ferramenta de diagnóstico da Mitsubishi e só os concessionários terão os equipamentos e procedimentos de diagnóstico necessários."

    Espero que ajude em algo.
    Hilux 2.8 SRV CD 2018
    ex-Hilux 3.0 D-4D SRV 2007 auto - Goodyear Wrangler AT / Capota de fibra / YAESU FT-7800
    ex-Hilux SW4 3.0TD 1998 - A "vaca"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Pessoal tenho uma triton 2013 aut diesel e também estou com mesmo problema ao passar no scanner. Se alguém descobrir como resolver da um toque

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/08/2016
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    42
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Boa noite pessoal...

    Infelizmente, ainda nāo possuo uma l200 mas, tenho uma outlander...rs
    Como costumo ter scanner para todos os meus carros, gostaria de saber qual software vcs utilizam para ler e apagar erros, acredito que esse da l200 vá me servir.
    Já possuo a elm 327 mas nāo sei o melhor software para as mit's.

    Obrigado.

  • #7
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    42
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por rickcoutinho Ver Post
    Pessoal tenho uma triton 2013 aut diesel e também estou com mesmo problema ao passar no scanner. Se alguém descobrir como resolver da um toque
    Mesmo problema na minha Triton 3.2did 2011, com 151mil km

    Alguém conseguiu resolver?
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O que eu vou dizer a seguir é completamente especulativo e sem comprovação científica, mas é uma possibilidade a ser considerada na era da eletrônica embarcada.

    Hoje convivemos com muitos dispositivos que emitem ondas de rádio e essas podem interferir em circuitos eletrônicos, principalmente naqueles que tem longa cabeação externa, como é o caso dos chicotes elétricos das ECU que correm por diversas partes do cofre e painel sem um blindagem metálica em torno dos fios.

    Meu Troller já acusou umas 3 vezes nos últimos 2 anos um código de defeito relacionado a "falha de dados na ECU", que fica gravado na central e faz entrar em modo de segurança. Basta desligar e religar o motor que tudo volta ao normal durante meses.

    De início achei que fosse o rastreador da seguradora, instalado ao lado da ECU. Na última renovação ele foi retirado e o defeito ocorreu uma vez. Estou fazendo testes, deixando o celular longe do painel, mas é difícil tirar uma conclusão sobre um defeito com tão baixo nível de intermitência.
    Como a falha sempre ocorre na estrada, também suspeito ter passado ao lado de algum caminhão usando PX com antena defeituosa irradiando sinais espúrios.

    Portanto, se o problema ocorre raramente e não há sinais de problemas mais graves, melhor desencanar (ou levar o carro na benzedeira).

  • #9
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    42
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Os sintomas começaram há uns 2-3 meses:
    1. ocasionalmente o carro ficava um instante no neutro ao arrancar rápido ou ao andar bem devagar em primeira marcha em subidas; era como se o câmbio não decidisse se ficava em primeira ou passava a segunda. Dava trancos fortes.
    2. Andando em baixa velocidade constante, havia uma sutil oscilação de rotação, como se estivesse bombando um pouco o acelerador. Desconfortável e irritante.
    3. Aumento de fumaça. Meu carro só fumaçava acima de 3500rpm com pé no talo, e ainda assim era bem pouco. Nos últimos meses qualquer ultrapassagem já dava uma fumaceira feia.
    4. Nas últimas duas semanas notei que aumentou bastante e o câmbio demorava a passar as marchas - todas, e não apenas de primeira para segunda. A fumaça estava com cheiro estranho, parecendo aqueles antigos MB 1313. Em ultrapassagens, parecia fogueira com pneus, tamanha fumaceira.
    5. Essa semana acendeu a luz-espia da injeção e o meu scanner apontou o erro P0103 - falha intermitente do sensor MAF (aquele que mede a massa de ar admitido).

    Quando a história começou - há quase uns três meses - fiz contato com um mecânico "especializado em Mitsubishi" que pelos sintomas disse ser um problema comum em carros com essa quilometragem (150 mil) e que bastaria uma minuciosa é DEMORADA limpeza no corpo de válvulas do câmbio, além de repetir a troca de óleo e filtros - coisa de uns 2 a 2,5mil. Achei estranho, pois as trocas de óleo/filtro, drenagem do sistema e demais manutenções prescritas sempre executo à risca. Não agendei por falta de tempo e fui levando.

    Quando acendeu a luz espia e vi a mensagem sobre o MAF, tirei o sensor e vi que a cabeça de leitura estava coberta de craca; tinha uma CROSTA, parecia uma camada de pó de grafite colado, com mais de 1mm de espessura.
    Raspei aquela craca cuidadosamente com um chumaço de papel toalha. Coloquei o sensor limpo de volta.

    No dia seguinte o carro era outro: ZERO fumaça, câmbio ágil, rotação estável e depois de uns 20km rodados a luz-espia apagou sozinha.

    Pesquisei sobre o problema e vi que não é raro. Pela leitura errada da massa de ar o conjunto motor-câmbio deixa de conversar direito, mas pode demorar bastante até a ECU entender que o sensor esta defeituoso, porque ele continua mandando sinal; o problema é que ele informa quantidade de ar errada na admissão.

    Vamos ver se a solução é definitiva, mas fica a dica.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Meu camarada,

    muito obrigado pela contribuição. Voce teria umas fotos do local onde você efetuou a limpeza??

    é fácil assim tirar o MAF?

    abs!
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #11
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    42
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por pedrocuba Ver Post
    Meu camarada,

    muito obrigado pela contribuição. Voce teria umas fotos do local onde você efetuou a limpeza??

    é fácil assim tirar o MAF?

    abs!
    Este sensor está presente em todos os carros com injeção eletrônica - seja ciclo Otto, Diesel, Wankel...

    Em alguns modelos há um sensor MAP (pressure) no lugar do MAF (flow); mas a central precisa de alguma forma de calcular quanto ar está entrando no motor.

    Normalmente fica logo logo depois da caixa do filtro de ar. Soltam-se dois parafusos Phillips e um conector; como é a passagem de ar direto para o motor, deve-se tomar cuidado para não deixar cair nada - nem poeira - no buraco onde se encaixa o sensor.

    A cabeça de leitura do sensor do 4M41 DID fica protegida sob uma armação de plástico na lateral do corpo do sensor; parece uma pequena "cabeça de cotonete" feita de resina.

    maf 4m41 - Pesquisa Google
    4X4 Brasil
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/10/2017
    Local
    mossoró/RN
    Idade
    39
    Posts
    37
    Agradecimentos: 2
    Bom Dia,

    mesmo que o tópico seja um pouco antigo é sempre bom deixarmos nossas experiências para que outros usuários com o mesmo problema possam também ter a solução, então depois de vários e diversos problemas solucionados através do 4x4brasil resolvi deixar minha experiència sobre esse problema que estava comendo meu cérebro, cheguei a pensar que estava com um problema no câmbio automático da minha triton:

    Minha triton é uma 2009 at e estava com exatamente estes sintomas mencionados anteriormente no tópico:

    1. ocasionalmente o carro ficava um instante no neutro ao arrancar rápido ou ao andar bem devagar em primeira marcha em subidas; era como se o câmbio não decidisse se ficava em primeira ou passava a segunda. Dava trancos fortes.
    2. Andando em baixa velocidade constante, havia uma sutil oscilação de rotação, como se estivesse bombando um pouco o acelerador. Desconfortável e irritante.
    3. Aumento de fumaça. Nos últimos meses qualquer ultrapassagem já dava uma fumaceira feia.
    4. Nas últimas duas semanas notei que aumentou bastante e o câmbio demorava a passar as marchas - todas, e não apenas de primeira para segunda. Em ultrapassagens, parecia fogueira com pneus, tamanha fumaceira.

    Resultado: pesquisando postagens aqui sobre o fato resolvi testar o sensor maf (aquele que fica logo acima da caixa do filtro de ar) de uma outra triton que ocasionalmente estava na mesma oficina, milagrosamente tudo se resolveu, no teste não havia mais fumaça mesmo colocando o giro perto dos 5.000 giros, voltou a potência normal do carro em ultrapassagens, acabou a dúvida/indecisão de troca de marchas do câmbio automático tb, de quebra até o consumo melhorou.

    Ao final do teste fui a uma sucata e comprei um sensor maf original marca DENSO de uma 2016 que tinha capotado: 500 reais que me deixaram feliz da vida. Agradeço ao 4x4brasil mais uma vez.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Erro 04
      Por Marcinha no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/12/2020, 10:16
    2. Respostas: 17
      Última resposta: 24/10/2018, 17:48
    3. Erro Odometro Triton GLS
      Por Daniel Lima no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/02/2014, 11:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade