Boa noite. Estou escrevendo este tópico pois, quando na minha Pajero GLS-B 1999, diesel turbo 2.8 intercooler, automática, o velocímetro parou de funcionar enquanto eu andava normalmente, e observei no painel que mesmo estando a 60 km/h a rotação ficava em 3.0 (x1000) rpm, ou seja, rotação muito elevada para a velocidade, pois provavelmente a marcha estava indo somente até a 2ª ou 3ª marcha, fui a uma oficina "A" que tem até página na internet aqui em BH e o dono, que eu até tinha certa confiança, disse que o problema era no câmbio automático e eu teria que gastar mais ou menos R$ 4.000,00 pra consertar. Eu até suspeitava que era o sensor de velocidade pois tinha lido aqui no portal o artigo de outro companheiro que relatou problema semelhante. Quando eu contei que suspeitava que era o sensor o cara me disse o que relatei acima. Que era o câmbio e que gastaria aquele valor.
Busquei outra oficina "B" e relatei minha suspeita. No dia seguinte o dono dessa 2ª oficina me ligou e disse que realmente era o sensor de velocidade e que o serviço ficaria em R$ 600,00. Detalhe: o carro ficou perfeito novamente!
O objetivo aqui não é detonar oficina "A" ou exaltar a oficina "B". Bem que eu gostaria! Afinal a oficina "A" ainda me deu outro prejuízo quando fui trocar o fluído da caixa de marcha automática e o óleo do motor, eles me fizeram o favor de colocar aproximadamente 1 litro a mais, de óleo no motor. Resultado: meu motor que era sequinho teve um vazamento na junta da tampa de cima do motor, acho que é a tampa das válvulas, eu acho. Resolvi essa semana, quase um ano depois, trocando a junta.
O que quero aqui é dar mais uma dica pra evitar que pessoas mal intencionadas tirem de você mais do que o necessário para realizar um reparo eficiente e justo.