A região realmente é um paraíso!
Meus pais estão olhando um imóvel por lá, então acaba que estou indo com mais frequência.
Em Cabo Frio a praia mais "badalada" é a Praia do Forte. Sempre costumo ficar hospedado por lá por conta de ter várias opções de comércio, hospedagem e lazer por perto. O mar costuma ser calmo, água com cores próximas ao Caribe e areia bastante branca. A mais branca e fina que já vi no Brasil!
Como prefiro curtir umas praias mais tranquilas (até pq geralmente eu viajo muito pra surfar, e nem sempre tem onda na Praia do Forte), costumo rodar pela Região de Arraial do Cabo e Búzios.
Quanto a hospedagem, sempre alugamos apartamentos, pq ficamos mais à vontade e o preço é mais em conta. Se precisar, posso te indicar uma imobiliária de confiança.
Bem perto de Cabo Frio temos Búzios e Arraial do Cabo, que são dois lugares fantásticos! Em cada um desses lugares (incluindo também Cabo Frio), você tem diversas opções de praias pra curtir, desde aquelas mais selvagens e desertas, até aquelas mais badaladas.
Praia de Monte Alto em Arraial do Cabo (Quase sempre fica deserta e bem mais tranquila... extensão quilométrica de areia para os dois lados, você não vê nem o fim, nem o começo da praia! sempre tranquila, inclusive em feriados)
Estacionando a viatura na areia, aproveitando uma sombra natural, também em Monte Alto:
Pra galera do 4X4 que curte um surf, e pra mostrar que mineiro também surfa! kkkk
Praia de Tucuns em Búzios. Lugar bem tranquilo, não costuma ficar mto lotado, e é bem ao lado da famosa Geribá:
O acesso à Cabo Frio pra quem vem do RJ ou BH costuma ter MTO trânsito e engarrafamento em feriados. Então é ter paciência. Parte da estrada costuma ter alguns caminhões em trechos que não são duplicados, o que complica muito. Como qualquer lugar no Brasil, não recomendo deixar coisas de valor dentro do veículo quando estacionar nessas praias, já ouvi relatos de furtos.
Não sou nenhum expert sobre a região, mas qualquer dúvida que precisar a mais sobre a região e eu puder ajudar, pode me mandar MP ou um email!
Abraços!