x
Convex Datacenter
  • #3805
    Usuário
    Entrada
    31/08/2013
    Local
    JOÃO PESSOA/PB
    Idade
    53
    Posts
    200
    Agradecimentos: 4



    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, já estou em Mendoza.
    Infelizmente, desde os primeiros 80 Km's da saída de Florianópolis a viatura desligou o piloto automático e acendeu a luz ASC Off.
    Chegando em São Miguel do Oeste fui num mecânico de plantão e pedi para passar o scanner.
    Bingo. Sensor MAF/MAP.
    Abriu a peça é estava lotada de sujeira.
    Limpou, mas não apagava a luz, mesmo ressetando via scanner.
    Moral da história, estou sem piloto automático, sem overdrive e com luzes acesas no painel.
    Viatura gastando mais por conta do giro mais elevado do motor.
    É ruim perder o overdrive.
    Pensei em levar na concessionária, mas vai demorar o serviço e ficarei sem a viatura.
    Segue a viagem!

    Apesar de tudo, boa tarde, Glaicon!

    Velho, esse sensor MAF/MAP é aquele que fica sobre o filtro de combustível, correto? Veja que tem uma mangueirinha de borracha saindo dele até o corpo da EGR. Talvez o defeito não seja na peça em si (no sensor), mas pode ser que a mangueirinha esteja com a passagem da entrada do corpo de admissão obstruída por carvão. Se isso acontecer, não forma vácuo, aí não ocorre leitura do sensor, acende a luz do painel esc off (do controle de tração) e o carro entra em modo de segurança, por isso não funcional o piloto automático e o overdrive.
    Sugiro vc tentar limpar essa passagem que me referi. Ao tentar tirar a mangueira, puxe com cuidado, de preferência com um alicate de presilha, ou com jeitinho com uma chave de fenda na base da borracha. Tente desobstruir. Veja se passa ar pela mangueirinha. Se apagar, o que deve ocorrer após um deslocamento a uns 60km/h, seria bom limpar a EGR e corpo de admissão.
    Abraço e boa sorte!
    Fernando Bruno
    Pajero Full 2011 3.2 5P

  • #3806
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por FBSAFADI Ver Post
    Apesar de tudo, boa tarde, Glaicon!

    Velho, esse sensor MAF/MAP é aquele que fica sobre o filtro de combustível, correto? Veja que tem uma mangueirinha de borracha saindo dele até o corpo da EGR. Talvez o defeito não seja na peça em si (no sensor), mas pode ser que a mangueirinha esteja com a passagem da entrada do corpo de admissão obstruída por carvão. Se isso acontecer, não forma vácuo, aí não ocorre leitura do sensor, acende a luz do painel esc off (do controle de tração) e o carro entra em modo de segurança, por isso não funcional o piloto automático e o overdrive.
    Sugiro vc tentar limpar essa passagem que me referi. Ao tentar tirar a mangueira, puxe com cuidado, de preferência com um alicate de presilha, ou com jeitinho com uma chave de fenda na base da borracha. Tente desobstruir. Veja se passa ar pela mangueirinha. Se apagar, o que deve ocorrer após um deslocamento a uns 60km/h, seria bom limpar a EGR e corpo de admissão.
    Abraço e boa sorte!
    Fernando Bruno
    O mecânico colocou pressão com uma mangueira de ar.
    Aparentemente, tudo certo.
    O sensor estava totalmente preto por dentro.
    Apesar da limpeza, continua dando erro no scanner.
    Dava o reset, mas voltava o erro em seguida.
    A bateria foi desligada, mas não por uma hora. Apenas por três minutos.
    Tenho o endereço da concessionária, mas não levarei.
    Ficará assim até voltar pra casa.
    Falei ontem como Marquinhos, meu amigo dono da Mitsubishi.
    Ele disse que não dará nenhuma pane.
    Então, ficará assim mesmo.
    Vou tomar vinho e ver neve, para esquecer isto.

  • #3807
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    O mecânico colocou pressão com uma mangueira de ar.
    Aparentemente, tudo certo.
    O sensor estava totalmente preto por dentro.
    Apesar da limpeza, continua dando erro no scanner.
    Dava o reset, mas voltava o erro em seguida.
    A bateria foi desligada, mas não por uma hora. Apenas por três minutos.
    Tenho o endereço da concessionária, mas não levarei.
    Ficará assim até voltar pra casa.
    Falei ontem como Marquinhos, meu amigo dono da Mitsubishi.
    Ele disse que não dará nenhuma pane.
    Então, ficará assim mesmo.
    Vou tomar vinho e ver neve, para esquecer isto.
    Prezado amigo Glaicon

    Bom dia ... Espero que esteja tendo uma ótima viagem ...

    Parece que a centralina fica "doidinha" quando está havendo problemas com relação a recebimento de informações, seja por problemas na bateria, seja por problemas no sensor MAP, seja por problemas na mangueirinha de conexão do mesmo ao coletor de admissão, muita sujeira no próprio coletor ou na válvula da EGR, etc. ... aí começa a mostrar erros no scanner, acender luzes, desabilita o piloto automático, etc. ... até mesmo uma luz da lanterna ou fusível queimados, um procedimento na eletrônica mal efetuado quando da instalação de acessórios, rastreadores, etc. podem provocar isso ... é muito complexa a eletrônica dessas nossas Fulls ... por isso, temos que ficar de olho em tudo e, também, não colocarmos o veículos aos cuidados de qualquer mecânico ...

    Agora, quanto ao seu problema ...

    Veja a experiência do confrade LGVM ... ele anda meio afastado do fórum, mas, tem uma Pajero Full 2008 Diesel, como a sua ... Tirou zero ... Pelo que sei, já rodou com ela pelo menos uns 180.000 kms ... Na dele, deu os mesmos sintomas que está dando na sua, inclusive com desabilitação do piloto automático ... Veja o problema relatado por ele, e como resolveu (Trocando o sensor MAP, exatamente aquele indicado pelo nobre FBSAFADI) ...

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2391461

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2412755

    Veja, também, a experiência do confrade Evandro (Também Full Diesel 2008 ... resolveu da mesma forma):

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2412526

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2424858

    Acredito que você vai resolver o seu problema da mesma forma. E, na volta, além de trocar esse tal sensor MAP, sugiro-lhe que faça uma inspeção e, se for o caso, até mesmo a troca daquela mangueirinha de conexão entre o mesmo e o coletor de admissão ... Também reforço o conselho do FBSAFADI ... Aproveite o ensejo, e faça, também, uma limpeza na EGR e no coletor de admissão. Não é um trabalho muito invasivo como muitos pensam, e vale muito a pena ... Com certeza, você vai perceber que sua Full ficará outra, pois vai estar com o "pulmão" mais limpinho ...

    Ah!!! ... Outra coisa ... Na troca do sensor MAP, fica a sugestão para colocares o original ... Se achares caro o fornecido pela css, então, importe-o através do site "PartSouq" ... O número dessa peça lá, se não me engano, é 1865A035 ... 1865A035 Mitsubishi SENSOR,ENG CONTROL BOOST Price: 117.5$, Weight: 0.02kg - PartSouq - Auto Parts Around the World ... Mas, confirme isso na css, fornecendo o chassi do seu carro ... Não se importe em pagar mais caro, pois, é uma coisa que se faz praticamente "uma vez só na vida" ... encare isso como um bom "investimento" em termos de custo x benefício, não valendo a pena esses "paralelos" oferecidos no Mercado Livre ... Tem serviços e coisas que mais cedo, ou mais tarde, tem que trocar mesmo, pois, são de desgaste natural (Pneus, bateria, correias, palhetas do limpador de parabrisas, fluidos e filtros diversos, etc., cada um, logicamente na sua periodicidade natural ... e esse tal sensor MAP, válvula da EGR, corrente de comando, amortecedores, etc., estão neste mesmo contexto ... um belo dia, mesmo longevos, eles terminam sua vida útil, como tudo na natureza) ... o sensor MAP de seu veículo até que durou muito, pois, se não me engano, o LGVM trocou o do veículo dele com quilometragem em torno de 140.000 kms ...

    Forte abraço, boa sorte, e aproveite bem a sua viagem ... E não se esqueça das fotinhas, que você já está demorando para compartilhar com a gente!!! ... Rsrsrs ...

    E.T.:

    Relativamente à aquisição do sensor MAP, veja nossos comentários a partir do post do "link" abaixo:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2465162
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3808
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Bom, senhores, finalmente em casa.
    Arredondados 5.500 Km´s.
    Destes, uns 5.350 sem o sensor de estabilidade, overdrive e piloto automático.
    Pifaram logo nos primeiros Km´s de viagem, mas a viatura voltou a ficar normal ontem, na parada para abastecer em Porto Alegre, quando liguei o motor.
    "Só" ficou acesa a luz de verificação do motor.
    Com o ASC OFF apagado, acionei o piloto automático, trafegando normalmente.
    Alegria esta que durou uns 20 Km´s, apenas.
    Novamente falhou e acendeu a luz do painel.
    Segue viagem!
    Pelo menos serviu para concluir que o sensor MAF/MAP (nunca sei o nome certo!) está funcionando.
    Hoje mando para limpeza.
    Durante o percurso de ontem cansei, pois bateu o sono, mesmo tomando Red Bull.
    Como já estava na rodovia que liga Porto Alegre - Florianópolis, sem chance de errar percurso, entreguei o carro pra esposa e pulei pro banco de trás.
    É um banco de ônibus leito!
    Dormi muito bem por mais de uma hora.
    Reconfortante.
    Finalmente posso colocar umas fotos. Com o celular não era possível.
    Chegando em casa, abri uma das lembranças de Mendoza.
    Saúde!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20190713_083718847_2.jpg   -img_20190713_175258901.jpg   -img_20190713_175308173.jpg   -img_20190713_175308173_2.jpg   -img_20190713_175311845.jpg   -img_20190723_151353798.jpg   -img-20190723-wa0013.jpg   -img_20190723_20351281311.jpg  

  • #3809
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Senhores, atualizando informações e corrigindo erros.
    Na verdade, a peça que foi retirada e limpa pelo mecânico no primeiro dia de viagem, foi a válvula EGR.
    Eu confundi o nome das peças (puro desconhecimento mesmo).
    O sensor MAF está lugar, não foi mexido e está funcionando.
    A pequena mangueira que vai até o sensor, sim, estava entupida, desativando o controle de tração e gerando as demais consequências.
    Foi passado o scanner e continua acusando só a falha do MAF.
    Ele voltará a funcionar após a limpeza do sistema.
    As peças já foram para banho químico.
    Também será retirado e limpo o radiador do intercooler, otimizando o resfriamento da admissão.
    Concluo que o aumento do consumo da viatura não tenha acontecido só por causa da troca dos pneus em maio do ano passado, passando de HT para AT.
    É provável que a diminuição da entrada adequada de ar tenha contribuído para isto.
    Acredito que após a limpeza ela tenha uma melhora na autonomia.
    Tomara!
    Seguem umas fotos da lateral do cabeçote, depois da retirada do coletor.
    Vejam o resíduo acumulado.
    Não são as galáxias, mas é um monte de buraco negro.
    O mecânico disse que se eu rodasse mais em trânsito urbano este problema já teria acontecido com metade da Km atual, que hoje está nos 230.000 Km´s.
    Orçamento prévio de R$ 1.580,00.
    Destes, R$ 1.200,00 só de mão de obra.
    Tristeza!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20190724_165948220.jpg   -img_20190724_170006596.jpg   -img_20190724_170659076.jpg   -img_20190724_170831367.jpg   -img_20190724_170833833.jpg   -img_20190724_170845966.jpg  

  • #3810
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Esse troço chamado EGR gera muita bagunça nos veículos diesel, especialmente considerando os óleos e diesels que temos disponíveis aqui no Brasil.

    Por isso muitos optam por retirar...

    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3811
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Esse troço chamado EGR gera muita bagunça nos veículos diesel, especialmente considerando os óleos e diesels que temos disponíveis aqui no Brasil.
    Por isso muitos optam por retirar...
    Mas ela não reaproveita gases da combustão e torna a viatura mais econômica em relação à uma sem EGR?
    Além disto, tendo rodado já 225.000 Km´s, acho que é uma manutenção necessária ou, pelo menos, aceitável.
    Não vejo motivos para retirá-la, apesar de lêr sobre isto em tópicos de outras viaturas, como Nissan.

  • #3812
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... EGR ... acho que é uma manutenção necessária ou, pelo menos, aceitável ... Não vejo motivos para retirá-la ...
    Bom dia ... Particularmente, tenho vontade de isolar essa tal válvula da EGR ... ao mesmo tempo, tenho medo de fazer isso, eis que a eletrônica de nossas Pajeros Full é um tanto que complexa ... a centralina é interligada eletrônicamente a tudo ... e controla quase tudo ... um monte de sensores lhe enviam informações (MAF, MAP, Etc.) ... a própria EGR tem lá o seu circuito eletrônico, também, sob o controle da centralina ... tenho receio que qualquer mexidinha sem profundo conhecimento pode trazer complicações e preocupações ao proprietário, com luzinha acendendo aqui, outra acolá, etc. ... falhas, erros no scanner, etc. ... Por enquanto, vou deixando quieto esse negócio de isolamento da EGR ... Já estou conscientizado de que mais cedo, ou mais tarde, terei que trocá-la e promover a limpeza da admissão ... Enquanto isso, vou acompanhando as experiências dos confrades que isolaram a EGR ... Quase ninguém volta aqui para nos dizer, realmente, o resultado disso a longo e médio prazo ... Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3813
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Bom dia, Glaicon.

    É justamente o contrário quando se observa a questão da economia. Como ela reaproveita os cases da combustão, a proporção de oxigênio na mistura que chega aos cilindros para um novo ciclo de combustão acaba sendo menor. Logo, temos uma maior exigência de diesel para manutenção do desempenho. Respeitando as diferenças, mas usando como exemplo, seria equivalente à rodagem em altitudes elevadas em que o consumo de combustível é maior.

    A principal função da EGR é a redução de emissão de poluentes provenientes da (re)combustão.

    Abraço,

    Miranda

    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Mas ela não reaproveita gases da combustão e torna a viatura mais econômica em relação à uma sem EGR?
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3814
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Bom dia Glaicon.
    Também será retirado e limpo o radiador do intercooler, otimizando o resfriamento da admissão.
    Gostaria de mais detalhes sobre esse serviço. Tenho uma 2008 com 150k rodados e vivo querendo fazer isso.
    Muito complicado para retirar o radiador ? Limpar com o que ?
    Obrigado.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3815
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Bom dia Glaicon.


    Gostaria de mais detalhes sobre esse serviço. Tenho uma 2008 com 150k rodados e vivo querendo fazer isso.
    Muito complicado para retirar o radiador ? Limpar com o que ?
    Obrigado.
    Senhores, serviço pronto e luzes apagadas!
    Nenhuma peça trocada.
    Simplesmente limpeza.
    O radiador do intercooler foi retirado por baixo do para-choques.
    Precisou sacar aquela barra transversal que fica à frente do motor.
    O radiador fica bem escondido. Deu trabalho. Isso é visível.
    Mas um bom mecânico resolve com tranquilidade.
    Enasor, quanto à retirar ou isolar alguma peça, e surgir algum erro, tens toda razão.
    Digo isto porque com a retirada do radiador do intercooler e soltar as respectivas mangueiras, a viatura já pegava com dificuldade e acendia luz de advertência no painel.
    Parecia carro sem combustível virando o motor.
    Horrivel!
    Por isso, nobre amigo e conselheiro, não invente!

  • #3816
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... Enasor, quanto à retirar ou isolar alguma peça ... não invente!
    Kkkkkkk ... Tá bom!!! ... Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade