x
Convex Datacenter
  • #3565
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Amigos do grupo ... bom dia ...

    Retornando de mais um passeio a Porto Seguro com minha Pajero Full 2013/2014 Diesel ... desnecessário dizer que, como sempre, um veículo fantástico para longas viagens ... andei em torno de 3.700 kms ... Consumo médio total (Passeios e viagens): 9,5 km/litro ... Consumo médio em viagem (Ar condicionado ligado; Velocidade de cruzeiro 110 a 120 km/hora; Sem uso do piloto automático): 10,5 km/litro ... Consumo médio em passeios: 8,6 km/litro (Não tem jeito: É muito para-e-anda; Ar condicionado ligado o tempo todo; Alguns acessos ruins, por estrada de terra; etc.; etc.) ... em termos de cansaço, tanto na ida, quanto na volta, quanto em passeios, parece que fui ali mesmo na padaria comprar pão, juntamente com a família, tamanho o conforto e segurança que esse veículo proporciona ... em termos de potência, então, posso dizer que para minhas necessidades nem precisa chipar ... nas ultrapassagens, onde se dispõe de pouco tempo para isso, basta pisar fundo, lançando mão do recurso do “quick-down”, que os 200cv respondem que é uma beleza, ultrapassando carretas de 30 metros com a maior facilidade e sem absolutamente nenhum estresse ... mas este meu comentário visa mesmo é passar aos amigos minha experiência, quanto à ESCOLHA DO MELHOR TRAJETO ENTRE SALINAS E PORTO SEGURO ... Conforme já comentei em outra oportunidade, NA IDA fui por um trecho que já havia passado antes(em 2015), qual seja, pelo Vale do Jequitinhonha passando pela rota Salinas/Araçuaí/Itaobim/Almenara/Salto da Divisa/Itagimirim/Eunápolis/Porto Seguro, onde, mais uma vez, peguei a BR-367 com um trecho de 62 kms de estrada de terra ... Desta feita, essa estrada de terra estava sendo mantida patrolada em razão da passagem de caminhões transportando madeira, porém, com várias inconveniências, quais sejam, muita poeira, tornando difíceis e perigosas as ultrapassagens, principalmente pelas carretas transportadoras de madeira, muito compridas; muita “costela-de-vaca”, pois, a patrol e o caminhão irrigadeira não dão conta do recado; pontes de madeira estreitas e curvas perigosas, neste caso, havendo que lançar mão do 4x4 para não escorregar na terra; etc. ... o fato de andar no 4x4, logicamente implicou em maior consumo de combustível ... outra coisa: Muitos trechos nessa BR-367 de asfalto com grandes buracos, havendo que reduzir a velocidade para não cair neles ... NO RETORNO preferi passar pela rota Porto Seguro/Eunápolis/Itagimirim/Gurupá Mirim/Potiraguá/ Itapetinga/Itambé/Vitória da Conquista/Cândido Sales/Curral de Dentro/Salinas ... mudou “da água para o vinho” ... trecho todo asfaltado e em boas condições, o qual, apesar de ser mais longo em aproximadamente 65 kms e ter demorado em torno de uma hora a mais, foi muito melhor em termos de preservação do veículo, conforto, segurança, recursos pelo caminho e consumo (em todo o trecho utilizei apenas o 4x2, implicando em menor consumo), além do quê, pude desenvolver uma velocidade de cruzeiro bem maior que na outra alternativa pelo fato de todo o trecho estar bem melhor conservado, razão pela qual RECOMENDO FORTEMENTE este último trecho pelo qual passei a quem estiver em dúvida quanto à escolha do melhor caminho ... fica, então, esta DICA ...

    Outra dica a quem tiver um Full como o meu (Diesel, 200cv, com tanque de 88 litros) ... em algumas oportunidades comprovei que a luz de advertência do tanque de combustível acende com aproximadamente 75 litros na reserva ... Portanto, fica a dica: Se estiver viajando, com um consumo de aproximadamente 10,5 km/litro, pode ficar tranqüilo, pois, estando tudo certinho com o marcador e o tanque e sua linha, o veículo ainda terá autonomia para andar em torno de mais uns 135 km até chegar no próximo posto de abastecimento ...

    É isso aí ...

    Forte abraço a todos.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3566
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Permitam-me uma correção em meu texto acima:

    Onde se lê: "mais longo em aproximadamente 65 kms e ter demorado em torno de uma hora a mais" ... leia-se: mais longo em aproximadamente 95 kms e ter demorado em torno de uma 1h 30m a mais.

    Desculpem-me pelo engano ... estava recém chegado da viagem, e ao rever minhas anotações percebi que tinha errado nas contas ... Obrigado.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3567
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Amigos do grupo ... bom dia ...
    em termos de cansaço, tanto na ida, quanto na volta, quanto em passeios, parece que fui ali mesmo na padaria comprar pão, juntamente com a família, tamanho o conforto e segurança que esse veículo proporciona.
    Forte abraço a todos.
    É exatamente assim.
    Depois de rodar até 1.200 Km´s num só dia, era guardar as malas no quarto do hotel e ainda ir jantar, tomando duas garrafas de vinho.
    Pensa no relaxamento espiritual depois.

  • #3568
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... Depois de rodar até 1.200 Km´s num só dia, era guardar as malas no quarto do hotel e ainda ir jantar, tomando duas garrafas de vinho ...
    Que beleza!!!! ... e quanto ao Pajerão, meu caro? ... Desempenhou bem durante a viagem? ... e quanto àquela famosa luzinha da injeção? ... andou acendendo? ... mas, pelo visto, não houve perda total de nenhuma cueca, não é mesmo? ... rsrsrs ... afinal, esse é um carro com DNA expedicionário, ou seja, não deixa ninguém na mão ... Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3569
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    ... a luz de advertência do tanque de combustível acende com aproximadamente 75 litros na reserva ...
    Ops!!! ... mais um erro ... Corrigindo: A luz de advertência acende quando forem consumidos aproximadamente 75 litros ... ou seja, com aproximadamente 13 litros na reserva ...
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3570
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Realmente, a luz acendeu.
    Mas, nada como a experiência obtida com este fórum.
    Continuei dirigindo, e assim foi por mais de dois mil Km's, até chegar em casa.
    Só na semana seguinte que fui na oficina, com filtro original em mãos. Trocado, passado computador, que indicava problema somente no filtro mesmo, luz apagada e, pronto!
    Mudando de assunto, deixa eu dizer que, ontem, a bateria miou!
    Viatura parada há quatro dias, fui dar partida e, mal acendeu as luzes do painel.
    As luzes do teto bem fracas.
    Hummm...
    "Tec". Foi só o que ouvi.
    Chamado o seguro, partida auxiliar feita, fui pra loja de baterias.
    Moura 90 ampéres. R$ 550,00.
    Durante a troca o rapaz colocou uma pequena bateria em paralelo, mantendo todos os parâmetros do computador de bordo e frequências de rádio intactos.
    Gostei!
    Durou quatro anos a substituída.
    Feita a troca da bateria, posso dizer que o arranque ficou mais instantâneo.
    Já estava acostumado com o modo anterior, que dava uma micro lerdeza na partida.
    Dentro, até, do normal, digamos assim.
    Mas que deu diferença, deu.

  • #3571
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... bateria miou! ... fui pra loja de baterias ... Moura 90 ampéres. R$ 550,00 ... Durou quatro anos a substituída ...
    Parabéns ... A minha, Heliar HL90LD 12V 90AH caixa alta free (Livre de manutenção), está com exatos dois anos e sete meses ... por enquanto, basta "triscar" na chave que imediatamente ouve-se aquele barulhão gostoso do jipão pegando na partida ... Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3572
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Ah, sim ... só complementando ... e o preço que você pagou também está muito bom, viu? ... Paguei R$ 550,00 na minha, mas, há um bom tempo, conforme retro citei ...
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3573
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Ah, sim ... só complementando ... e o preço que você pagou também está muito bom, viu? ... Paguei R$ 550,00 na minha, mas, há um bom tempo, conforme retro citei ...
    A pequena pesquisa prévia me fez escapar de até R$ 650,00.

  • #3574
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Manaus/AM
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Comprei hoje uma Full Diesel 5p 2012. Minha dúvida é no oleo recomendado, no adesivo do parabrisa tem que a ultima troca foi usado oleo 15w40, continuo usando esse 15w ou o 10w30 que a mit passou a usar?

  • #3575
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Crf250r Ver Post
    Comprei hoje uma Full Diesel 5p 2012. Minha dúvida é no oleo recomendado, no adesivo do parabrisa tem que a ultima troca foi usado oleo 15w40, continuo usando esse 15w ou o 10w30 que a mit passou a usar?
    Prezado amigo Crf250r ... Boa tarde.

    Primeiramente, parabéns pela excelente aquisição ... e sejas muito bem vindo ao tópico na qualidade de novo confrade proprietário de uma Pajero Full ... Verás que seu capital está imobilizado num bem que lhe trará um baixo custo de propriedade e de manutenção comparativamente a outros SUV do mesmo naipe ... e nunca vai lhe deixar na mão ...

    Quanto à sua dúvida, não tenho suficiente conhecimento de lubrificantes para orientá-lo a respeito de usar, ou não o 15w em seu veículo, MAS, tenho experiência suficiente para lhe afirmar que estarás muito bem servido com o 15w30 que a css está utilizando ... Esse meu veículo (Um Pajero Full HPE Diesel 3.2 16V 200cv 2013/2014) é exatamente igual ao seu (motor, câmbio, suspensão, etc.), e já está rodando há praticamente 5 anos e meio exclusivamente com esse óleo desde que saiu zerado da css ... até agora, absolutamente ZERO de problemas ... só preventivas na css, seguindo as recomendações de revisões prescritas no manual do proprietário ...

    Forte abraço, e desejo-lhe muito boa sorte com sua nave.

    E.T.:

    Na medida do possível, vá lendo com calma este tópico e outros congêneres deste site 4x4Brasil ... Tem muito coisa boa para você tomar conhecimento, e que vão ajudá-lo a cuidar bem dessa joia que acabas de adquirir ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3576
    Usuário
    Entrada
    30/01/2019
    Local
    Jaraguá do do sul/SC
    Idade
    27
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Joaocarl Ver Post
    Amigos de fórum ,
    Tenho uma full 3.2 3d 2006 que apresenta uma falha que muito me incomoda , e não consigo eliminar. Após um tempo ( cerca de 30 min aproximadamente ) , andando em rodovias na faixa de 120km/h acendem as luzes da injeção , do controle de estabilidade e controle de tração simultaneamente , porem não observo alterações na performance do carro , e da mesma forma q acende , permanece um tempo e depois apaga mesmo sem desligar o carro. Na revisão de 180K o pessoal da MIT- ES passou o scanner e disse que problema estaria no módulo do ABS ????? mas não era conclusivo pois a falha não aparece com o carro ligado em marcha lenta . Troquei o sensor MAP ( coloquei original ) e o problema persistiu mas observei q houve aumento na frequência que aparecia. Outra situação que eu observo e que nas retomadas ( principalmente nas ultrapassagens ) eu acho o carro um tanto preso , comparados com a performance das L200 MT e Dakar AT que uso no trabalho , então troquei o filtro de ar e achei que melhorou um pouco , porém ainda longe da performance da dakar e L200 , e por fim observo que se estou acelerando mais forte em subidas percebo que o carro em torno de 3000 RPM e 120km vibra parecendo ressonância ou desbalanceamento de rodas , que estabiliza quando mantenho o curso do acelerador. Finalmente para tentar pesquisar algo quando a falha acontece , comprei um mini scanner para checar , mas quando instalei na porta ODB , o velocímetro ficou louco e ainda não consegui usar. Estou pensando que minha próxima ação será a limpeza do coletor e válvula EGR o que acham ? Alguem tem conhecimento de algo parecido ?
    Abraços
    Amigo você conseguiu resolver o problema?
    Tenho o mesmo caso mas da minha fica ligado direto a luz da injeção, controle de tração e da caixa de tração piscando
    Já estou quase louco aqui

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade