x
Convex Datacenter
  • #3109
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169



    Enasor, o óleo 10W40 atende bem às viaturas, sem dúvida alguma.
    Por ser multiviscoso entendo que é até melhor que o 10W30, recomendado pela concessionária, pois estaria preparado para temperaturas bem mais altas, como as verificadas nos países árabes.
    "Melhor" em tese, pois nunca vimos dois motores abertos, sendo que cada um deles tenha rodado exclusivamente com esse tipo de óleo para fazer o comparativo e confirmar o que foi dito.
    Afinal, como disse lá no tópico da TR4, o óleo 30 serve bem nas temperaturas quentes do Brasil.
    Entretanto, quanto menor a primeira temperatura (5, 10, 15W-winter), melhor a sua partida à frio.
    Meu amigo Marcos, que também era usuário aqui do fórum, usa no VW Golf, preparado para Track Day, óleo 0W30 0W20.
    Ele e outros tantos corredores.
    Mas são veículos para condições severas, que precisam de lubrificação muito rápida e eficiente. Não pela questão da partida à frio, mas por ser extremamente fino.
    Já no seu caso, no meu e, de todos os outros usuários de Pajero e demais veículos, já está de bom tamanho o óleo partindo de 10W.
    Viscosidade menor que isto só por preciosismo, mas que, repito, não veremos diferença na prática.
    Você estará com a viatura ainda em perfeitas condições quando vendê-la.
    Assinalando que eu uso 15W40, ou seja, o básico dos óleos.
    4X4 Brasil

  • #3110
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Bom dia, caro Glaicon ...

    Muito obrigado pelo excelente parecer ... Diante das considerações do amigo, acho que vou ficando mesmo com o 10W30 para o meu Full diesel ... Você vislumbrou um lógica que eu ainda não tinha pensado ... O Pajero Full, em razão de sua robustez, tem sido um veículo que caiu no gosto dos países árabes e, considerando a parceria antiga com a Castrol, pode ser que a Mit tenha preconizado nos manuais antigos o 15W40 da Castrol, pensando justamente naquela região quente ... agora, com a parceria com a Petrobrás, os técnicos brasileiros preconizaram o 10W30 da Lubrax no manual atual, ajustando o óleo para as condições brasileiras, de clima tropical, porém, mais ameno que nos países árabes ... e, por falar em clima “mais ameno”, considerando que o amigo mora numa região considerada fria para os padrões brasileiros e, ainda, brevemente estará viajando para uma região bem mais fria (Ushuaia/Argentina), pensando nas partidas a frio, onde, conforme o amigo bem frisou, é interessante uma menor viscosidade para que o fluido lubrifique mais rapidamente o motor, não seria o caso de repensar o fluido que utilizas? ... mudar de 15W40 (mais viscoso) para 10W30 (menos viscoso)? ... Claro que imagino que existem outras variáveis a serem consideradas na escolha de um óleo de motor ... por exemplo: À medida que a quilometragem avança, naturalmente os ajustes entre as peças vão ficando com uma folga maior, quem sabe, agora, sendo mais indicado um óleo mais viscoso ... relação custo/benefício entre sintético x semi-sintético x mineral ... etc ... etc ...

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3111
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    E mudando, novamente, o assunto de “pato para ganso”, meu prezado amigo Glaicon ... e essa crise em razão dos preços dos combustíveis, hein, meu caro???!!!! ... tudo paralisado no país!!!!! ... confesso-lhe que nunca vi isso, desde que me entendo por gente ... todos nós estamos sofrendo, e muito, com essa crise de desabastecimento geral, mas, nós, com nossos veículos diesel vamos sofrer um pouquinho menos, não? ... maior autonomia, menor preço na bomba ... quem está "salvando a pátria" aqui em casa é o Pajerão, que ainda está com o tanque praticamente cheio ... e fica o lembrete: Após o reabastecimento dos postos, não vá correr para encher o tanque ... espere um pouquinho, se puder, pelo menos uns 2 dias, para a sujeira do fundo dos tanques dos postos (que estará em suspensão em razão dos enchimentos pelos caminhões das distribuidoras), se assentar novamente e não ir "morar" dentro do tanque de seu veículo ... bomba e bicos irão agradecer ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3112
    Bom dia senhores, Sou proprietário de uma Santa Fe 2009 e gosto muito do carro. Entretanto, estouinteressado em troca-la numa Pajero Full 2008 que está com 91.000km na cor preta GLS/GLS/PKHPE 3.2 DIES.TI 5P. Algum detalhe especial nessa viatura? O que eu devo observar antes de comprar? Algum ponto negativo na mesma? Nunca possui veículo veículo Diesel antes e gostaria de saber detalhes dessa viatura snts de proceder a compra.

    Obrigado pela atenção!

  • #3113
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Romero Araujo Ver Post
    Bom dia senhores, Sou proprietário de uma Santa Fe 2009 e gosto muito do carro. Entretanto, estouinteressado em troca-la numa Pajero Full 2008 que está com 91.000km na cor preta GLS/GLS/PKHPE 3.2 DIES.TI 5P. Algum detalhe especial nessa viatura? O que eu devo observar antes de comprar? Algum ponto negativo na mesma? Nunca possui veículo veículo Diesel antes e gostaria de saber detalhes dessa viatura snts de proceder a compra.

    Obrigado pela atenção!
    Olá meu prezado amigo Romero

    Bom dia ... sejas bem vindo ao tópico ...

    Se esse veículo não foi submetido rotineiramente a condições severas de uso (trilhas, ralies, viagens por estradas de fazenda ou asfalto esburacadas, etc.), e considerando que o proprietário seja dono zeloso, que lhe apresente um histórico de manutenção confiável, então, com certeza estarás adquirindo uma joia rara ... não tem nem o que pensar ... esse veículo é estruturado para ir muito mais longe que meros 91.000 kms ...

    Nosso prezado amigo Glaicon aqui do fórum tem um desses (só que HPE ... se puder, recomendo-lhe pegar um desse porque tem mais itens de conforto) ... é pessoa qualificada, até mais que eu, para lhe dar dicas ... seu veículo já "tombou" os 200.000 kms ... já viajou por aí tudo e, até agora, só tranquilidade ... inclusive, já está programando para ir passear novamente lá para Ushuaia/Argentina (da última vez ele foi com uma SW4) ... por aí você vê que é um veículo altamente confiável para viajar confortavelmente com a família e muita bagagem a bordo ...

    Quanto aos pontos principais de “check-up” antes da aquisição, neste tópico tem várias dicas a respeito ... segue, abaixo, o “link” de meu último comentário a respeito desse assunto ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2474777

    Reitero a sugestão que lá dei, para leres este tópico, o máximo que puder ... aqui tem muitas outras dicas para cuidar bem do seu veículo, antes e após a aquisição ...

    Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte na aquisição.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3114
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia, caro Glaicon ...

    Muito obrigado pelo excelente parecer ... Diante das considerações do amigo, acho que vou ficando mesmo com o 10W30 para o meu Full diesel ... Você vislumbrou um lógica que eu ainda não tinha pensado ... O Pajero Full, em razão de sua robustez, tem sido um veículo que caiu no gosto dos países árabes e, considerando a parceria antiga com a Castrol, pode ser que a Mit tenha preconizado nos manuais antigos o 15W40 da Castrol, pensando justamente naquela região quente ... agora, com a parceria com a Petrobrás, os técnicos brasileiros preconizaram o 10W30 da Lubrax no manual atual, ajustando o óleo para as condições brasileiras, de clima tropical, porém, mais ameno que nos países árabes ... e, por falar em clima “mais ameno”, considerando que o amigo mora numa região considerada fria para os padrões brasileiros e, ainda, brevemente estará viajando para uma região bem mais fria (Ushuaia/Argentina), pensando nas partidas a frio, onde, conforme o amigo bem frisou, é interessante uma menor viscosidade para que o fluido lubrifique mais rapidamente o motor, não seria o caso de repensar o fluido que utilizas? ... mudar de 15W40 (mais viscoso) para 10W30 (menos viscoso)? ... Claro que imagino que existem outras variáveis a serem consideradas na escolha de um óleo de motor ... por exemplo: À medida que a quilometragem avança, naturalmente os ajustes entre as peças vão ficando com uma folga maior, quem sabe, agora, sendo mais indicado um óleo mais viscoso ... relação custo/benefício entre sintético x semi-sintético x mineral ... etc ... etc ...
    Forte abraço.
    Enasor, nossos óleos já são preparados para frios absurdos.
    Veja a tabela de viscosidade que tem no seu manual.
    Tentei colar aqui tirando um instantâneo do manual em PDF, mas não deu certo.
    Mas o 15W significa para partidas do motor em temperatura ambiente de -15ºC, que não acontece nem na nossa serra catarinense, onde tem as cidades mais frias do país.
    Portanto, como te disse, nossas viaturas estão bem protegidas.

  • #3115
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Romero Araujo Ver Post
    Bom dia senhores, Sou proprietário de uma Santa Fe 2009 e gosto muito do carro. Entretanto, estouinteressado em troca-la numa Pajero Full 2008 que está com 91.000km na cor preta GLS/GLS/PKHPE 3.2 DIES.TI 5P. Algum detalhe especial nessa viatura? O que eu devo observar antes de comprar? Algum ponto negativo na mesma? Nunca possui veículo veículo Diesel antes e gostaria de saber detalhes dessa viatura snts de proceder a compra.

    Obrigado pela atenção!
    Romero, só faça o vendedor comprovar essa Km, pois é muito pouco.
    Vencida esta dúvida, é só mandar trocar todos os fluídos da viatura, passando por óleos dos diferenciais, motor, freio, caixa de transferência, caixa automática, fluído do radiador, bem como os filtros.
    Essa viatura tem recall aberto para troca dos deflagradores dos air bag´s do motorista e passageiro.
    É só agendar com a concessionária.
    Vi que você citou o modelo como está na Tabela Fipe (GLS/HPE), que são os dois modelos existentes.
    Para saber qual o modelo basta ver se tem teto solar.
    Se tiver é a modelo mais completa.
    Boa sorte na sua compra.

  • #3116
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... nossos óleos já são preparados para frios absurdos ... tabela de viscosidade ... manual ... 15W ... partidas do motor em temperatura ambiente de -15ºC ... nossas viaturas estão bem protegidas.
    Boa tarde ...

    Obrigado ao gentil amigo pelo lembrete da existência dessa tabela no Manual do Proprietário ... Realmente ... para nossos Fulls Diesel: SAE 15W-40 => acima de -15ºC; SAE 10W-30 => acima de -20ºC ... temperaturas bem abaixo das que costumeiramente ocorrem em Ushuaia na época em que estarás indo para lá (final do ano) ...

    Forte abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -full-diesel-oleo-motor-sae-x-temperatura-da-regiao.jpg  
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3117
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia.

    Bem pensado pelo amigo em seguir a sequência: amortecedores => pneus => balanceamento/balanceamento ...
    Belos pneus e com esse perfil a viatura ficará bem macia na viagem ...
    Qual calibragem o amigo estará utilizando?
    Fiquei devendo a resposta, né?
    Estavam com 39 psi.
    Arredondei pra 40.

  • #3118
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... Arredondei pra 40.
    Bom dia

    Talvez essa calibragem esteja boa para enfrentar a sua viagem para Ushuaia ... não tenho ideia de como sejam as pistas de rolamento nessa viagem para lá (trechos com rípio, asfaltos esburacados, pedras escondidas sob neve, etc.) ... mas, para uso urbano por aqui, mesmo considerando que seu pneu seja 265/60 R18, não estaria duro demais? ... será que não vai acabar desgastando a parte central do pneu antes das bordas? ... além de transmitir muita vibração para a cabine?

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3119
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia

    Talvez essa calibragem esteja boa para enfrentar a sua viagem para Ushuaia ... não tenho ideia de como sejam as pistas de rolamento nessa viagem para lá (trechos com rípio, asfaltos esburacados, pedras escondidas sob neve, etc.) ... mas, para uso urbano por aqui, mesmo considerando que seu pneu seja 265/60 R18, não estaria duro demais? ... será que não vai acabar desgastando a parte central do pneu antes das bordas? ... além de transmitir muita vibração para a cabine?

    Abs.
    Que nada. Tudo tranquilo.
    Quanto à viagem, as estradas principais da Argentina, as RN´s, são muito bem conservadas. Verdadeiros tapetes.
    Por todo o trajeto que já joguei no mapa, não pegarei rípio. Somente em alguns passeios locais.
    Quanto à neve, infelizmente, também não veremos. Somente no alto das montanhas.
    Mudando de assunto, Enasor, olha uma foto que um colega meu que mora em Dubai postou ontem no Facebook.
    46ºC!
    Tem ou não tem que ser um óleo bom?
    E é tão normal essa temperatura, que ele colocou a foto para falar somente do consumo do carro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -temperatura-em-dubai.jpg  

  • #3120
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... Dubai ... 46ºC! ... óleo bom ... normal essa temperatura...
    Concordo ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade