x
Convex Datacenter
  • #1969
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Citação Postado originalmente por Carlos ER Ver Post
    Caros amigos,

    Sei que este fórum é dedicado à Pajero Full, mas vocês chegaram a ver a reportagem abaixo?
    Saberiam me dizer se isto pode ocorrer com as Fulls a partir de 2009?

    Autodefesa: perda de potencia nos motores da Hilux e SW4 | Quatro Rodas

    Obrigado!
    Prezado amigo Carlos
    Bom dia.

    Essa reportagem da "4R" diz respeito a problemas no turbo e no sistema de admissão de Hilux e SW4 por causa de carbonização/borra ... isso pode, e vai, ocorrer em qualquer veículo movido a diesel (S500 ou S10) que tenha EGR em funcionamento provocando a recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão ... o tempo em que essa carbonização/borra no sistema de admissão irá acontecer, bem como o grau de intensidade, vai depender de vários fatores, tais como: Circunstâncias e condições de operação do veículo (Exemplo: Trânsito urbano congestionado em baixas rotações vs tráfego em estradas em altas rotações); do tipo e qualidade do combustível utilizado; das condições mecânicas do veículo (Turbina, bicos, válvula EGR, etc.); etc. ... mas, conforme comentou o amigo Leo, "carbonização é só limpar, nenhum mistério", ou seja, é caso de manutenção preventiva, bastando apenas "ficar de olho" e, numa periodicidade combinada com o seu mecânico de confiança, proceder a uma inspeção e limpeza ... Quando puderes, dê uma olhada no tópico do "link" abaixo, onde essa reportagem e o assunto em questão estão sendo comentados ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-do-motor.html (Hilux e sw de 2006 a 2013 problemas na turbina e carbonização do motor)

    Forte abraço.

    E.T.:

    Como citastes Pajeros Full a partir de 2009, veja, no “link” abaixo, que carbonização no coletor de admissão ocorre também em Pajeros ... a propósito, o caso, em questão, trata justamente de um Full diesel 2009 ...

    Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1970
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, depois dos 5.000 Km's rodados desde a última troca de óleo, em dezembro, incluindo o bate-volta de 3.000 Km's a Bonito/MS, viatura baixou entre 500 e 600 ml's de óleo.
    Considero a quantidade bem razoável, evidenciando estar o motor com boa saúde.
    Depois de rodados aproximados 15.000 Km's desde a sua compra, eu me pergunto: Por quê não tive Pajero Full antes?
    Glaicon,
    Também já rodei pouco mais de 15.000km com minha Full depois de tê-la adquirido, e faço-me a mesma pergunta.
    Depois da última viagem pelas parte mais desabitada do RS, com barro grudento até o meio da roda (e com umas porcarias de pneus Goodyear Wrangler RTS, que mesmo novos, mal servem pra estrada de terra seca), cada vez mais reafirmo que a Full é, literalmente, pra qualquer parada. Exceto por alguns barulhinhos internos, o restante do conjunto considero um trator com conforto de limousine.
    _____________
    Renegade STD

  • #1971
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Glaicon,

    Bom dia. Por curiosidade, como você determina qual o volume de óleo que foi consumido?

    Miranda
    Considerando o nível da vareta quando da última troca, e a quantidade necessária para completar o mesmo nível, consigo verificar quanto entrou para completar, pois eles utilizam uma pistola com medidor.
    Como sempre troco óleo e filtro, costumo rodar uns 7.000 Km's.
    Por isso resolvi completar, pois não gosto de ver o nível marcando no mínimo.

  • #1972
    Usuário
    Entrada
    16/10/2015
    Local
    Balneário Camboriú/SC
    Idade
    40
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezado amigo Carlos
    Bom dia.

    Essa reportagem da "4R" diz respeito a problemas no turbo e no sistema de admissão de Hilux e SW4 por causa de carbonização/borra ... isso pode, e vai, ocorrer em qualquer veículo movido a diesel (S500 ou S10) que tenha EGR em funcionamento provocando a recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão ... o tempo em que essa carbonização/borra no sistema de admissão irá acontecer, bem como o grau de intensidade, vai depender de vários fatores, tais como: Circunstâncias e condições de operação do veículo (Exemplo: Trânsito urbano congestionado em baixas rotações vs tráfego em estradas em altas rotações); do tipo e qualidade do combustível utilizado; das condições mecânicas do veículo (Turbina, bicos, válvula EGR, etc.); etc. ... mas, conforme comentou o amigo Leo, "carbonização é só limpar, nenhum mistério", ou seja, é caso de manutenção preventiva, bastando apenas "ficar de olho" e, numa periodicidade combinada com o seu mecânico de confiança, proceder a uma inspeção e limpeza ... Quando puderes, dê uma olhada no tópico do "link" abaixo, onde essa reportagem e o assunto em questão estão sendo comentados ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-do-motor.html (Hilux e sw de 2006 a 2013 problemas na turbina e carbonização do motor)

    Forte abraço.

    E.T.:

    Como citastes Pajeros Full a partir de 2009, veja, no “link” abaixo, que carbonização no coletor de admissão ocorre também em Pajeros ... a propósito, o caso, em questão, trata justamente de um Full diesel 2009 ...

    Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio.
    Olá Enasor,
    Boa tarde.

    Obrigado pelos esclarecimentos. Realmente se trata de manutenção preventiva, não tem jeito. Esse assunto sobre a válvula EGR é bem polêmico. Alguns isolam e dizem que fica bom, outros isolam e o veículo fica descompensado apresentado inúmeros erros.
    Infelizmente a qualidade do nosso diesel não é dos melhores, portanto acredito muito que o uso de aditivos pode aumentar a longevidade do sistema, como bicos, bomba, EGR, coletor de admissão e etc.
    Interessante os links que você enviou. Principalmente o último.

    Abraço!

  • #1973
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Olá, meu prezado Carlos
    Bom dia.

    Sucintas e muito interessantes as suas colocações ...

    Quanto ao isolamento da EGR:

    Citação Postado originalmente por Carlos ER Ver Post
    ... Esse assunto sobre a válvula EGR é bem polêmico. Alguns isolam e dizem que fica bom, outros isolam e o veículo fica descompensado apresentado inúmeros erros ...
    Exatamente por causa disso, criamos um tópico específico para Pajeros Full para trocarmos ideias sobre esse assunto ... veja no “link” abaixo ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...to-da-egr.html (Pajero full – viável, ou não, o isolamento da egr?)

    Fica a sugestão para que, na medida do possível, vá acompanhando ...

    Quanto ao uso de aditivos no combustível:

    Citação Postado originalmente por Carlos ER Ver Post
    ... Infelizmente a qualidade do nosso diesel não é dos melhores, portanto acredito muito que o uso de aditivos pode aumentar a longevidade do sistema, como bicos, bomba, EGR, coletor de admissão e etc. ...
    Também penso como você, quanto à utilização desses aditivos, principalmente em veículos diesel de pouco uso, ou uso mais urbano, como o meu, onde se verificam baixas rotações do motor e baixa rotatividade do combustível no interior do tanque de combustível ... acredito que esses aditivos podem ajudar, pelo menos em três pontos: 1. Preservar o sistema de alimentação (tanque e sua linha) porque tornam o ambiente hostil à proliferação de microorganismos (fungos/bactérias) os quais utilizam o biodiesel como fonte de alimentação e, ainda, deixam as paredes do tanque e sua linha com uma película protetora, inibindo a incrustação e a ação da umidade quanto à formação de ferrugem, assim como inibe o ataque de gases e ácidos agressivos corrosivos que podem se formar no interior do tanque em razão de reações químicas que ali se processam; 2. Preservar o sistema de injeção (bomba e bicos) porque melhoram ou repõem a lubricidade do combustível (principalmente do S10); 3. Conservar o sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) o mais limpo possível porque reduzem a formação de particulados (fuligem) nos gases de escape, os quais serão carreados para o sistema em razão da recirculação promovida pela EGR ... bem ... se esses aditivos industrializados não promovem todos esses benefícios que os representantes de cada marca apregoam, prefiro acreditar que, pelo menos, mal não fazem ... rsrsrs ... enquanto isso, pelo menos por precaução (afinal, "caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém!!!" ... rsrsrs), vou colocando esses aditivos no tanque de meu veículo (já faço isso há 20 meses e, pelo menos até agora, nada a reclamar) ... afinal, conforme você bem comentou, "infelizmente a qualidade do nosso diesel não é dos melhores", ou seja, não dá para confiar, mesmo tomando-se outros cuidados básicos elementares, tais como: andar o máximo possível com o veículo; manter o tanque sempre cheio; renovar o combustível no tanque, abastecendo pelo menos a cada 15 dias em grandes postos idôneos, de bandeira, com bom controle de qualidade e de grande rotatividade de diesel; fidelizar-se num posto, pegando cupom fiscal com placa e quilometragem do veículo apostos no cupom; etc.; etc.; etc.; ...

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1974
    Usuário
    Entrada
    16/10/2015
    Local
    Balneário Camboriú/SC
    Idade
    40
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá, meu prezado Carlos
    Bom dia.

    Sucintas e muito interessantes as suas colocações ...

    Quanto ao isolamento da EGR:



    Exatamente por causa disso, criamos um tópico específico para Pajeros Full para trocarmos ideias sobre esse assunto ... veja no “link” abaixo ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...to-da-egr.html (Pajero full – viável, ou não, o isolamento da egr?)

    Fica a sugestão para que, na medida do possível, vá acompanhando ...

    Quanto ao uso de aditivos no combustível:



    Também penso como você, quanto à utilização desses aditivos, principalmente em veículos diesel de pouco uso, ou uso mais urbano, como o meu, onde se verificam baixas rotações do motor e baixa rotatividade do combustível no interior do tanque de combustível ... acredito que esses aditivos podem ajudar, pelo menos em três pontos: 1. Preservar o sistema de alimentação (tanque e sua linha) porque tornam o ambiente hostil à proliferação de microorganismos (fungos/bactérias) os quais utilizam o biodiesel como fonte de alimentação e, ainda, deixam as paredes do tanque e sua linha com uma película protetora, inibindo a incrustação e a ação da umidade quanto à formação de ferrugem, assim como inibe o ataque de gases e ácidos agressivos corrosivos que podem se formar no interior do tanque em razão de reações químicas que ali se processam; 2. Preservar o sistema de injeção (bomba e bicos) porque melhoram ou repõem a lubricidade do combustível (principalmente do S10); 3. Conservar o sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) o mais limpo possível porque reduzem a formação de particulados (fuligem) nos gases de escape, os quais serão carreados para o sistema em razão da recirculação promovida pela EGR ... bem ... se esses aditivos industrializados não promovem todos esses benefícios que os representantes de cada marca apregoam, prefiro acreditar que, pelo menos, mal não fazem ... rsrsrs ... enquanto isso, pelo menos por precaução (afinal, "caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém!!!" ... rsrsrs), vou colocando esses aditivos no tanque de meu veículo (já faço isso há 20 meses e, pelo menos até agora, nada a reclamar) ... afinal, conforme você bem comentou, "infelizmente a qualidade do nosso diesel não é dos melhores", ou seja, não dá para confiar, mesmo tomando-se outros cuidados básicos elementares, tais como: andar o máximo possível com o veículo; manter o tanque sempre cheio; renovar o combustível no tanque, abastecendo pelo menos a cada 15 dias em grandes postos idôneos, de bandeira, com bom controle de qualidade e de grande rotatividade de diesel; fidelizar-se num posto, pegando cupom fiscal com placa e quilometragem do veículo apostos no cupom; etc.; etc.; etc.; ...

    Forte abraço.
    Olá Enasor,
    Boa tarde.

    Obrigado pelo retorno. A partir de agora vou acompanhar o tópico que você criou sobre a EGR da Full. Essa troca de experiência será muito interessante.

    Por acompanhar este fórum, há cerca de sete meses passei a utilizar o teccom 10. Já vi vários vídeos e relatos sobre este produto e realmente aparenta ser muito bom. Eu rodava em média 3.000km/mês e nas últimas revisões reparei que os filtros apresentavam melhor qualidade do que antes. Passei a utilizar também o Miltec.
    Hoje por exemplo, estou rodando muito menos do que isso. Diria que menos de 1.000/mês. Passei a deixar o tanque sempre cheio e quando chega na metade, completo novamente.

    Sinceramente, não sei se eu optaria pelo isolamento da EGR. Prefiro realizar a manutenção preventiva e optar pela limpeza da EGR e do coletor de admissão se necessário. Na concessionária MIT aqui da minha região, a limpeza de todo o sistema sai por 1.200,00. Sei que não é barato, mas em um bom mecânico de confiança este mesmo serviço deve custar menos da metade.

    Abraço!

  • #1975
    Usuário Avatar de cemaciel
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    141
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, pessoal.
    Alguém por acaso teria em PDF (ou o link) o manual da Pajero Full 2004? No site da MMB só acho a partir de 2008.

    Obrigado,
    Carlos
    4X4 Brasil Razão: Faltou uma palavra
    Ex-Samurai 1994
    Ex-Defender 90 CSW 2001
    Ex-Defender 90 SW 2001

  • #1976
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Amigos foristas, não devo comprar outra Full tão cedo, os planos mudaram e quem interessar tenho um tapete de porta malas WeatherTech exclusivo para a Full 5 portas a partir do ano 2001.
    Eu havia comprado tanto os tapetes dos passageiros quanto o "Cargo mat", mas fiquei com o último para colocar na minha nova Full que nunca chegou.

    Quem tiver interesse em conhecer o produto segue o link: 2001 Mitsubishi Montero | Cargo Mat and Trunk Liner for Cars SUVs and Minivans | WeatherTech.com

    Os produtos são de excelente qualidade e não conheço similar nacional.
    Pra quem tem criança ou leva alguma tranqueira no porta malas que costuma sujar, acho uma excelente aquisição.
    Carregando...

  • #1977
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Senhores, depois dessas subidas e descidas do preço do combustível, diesel S500 à R$ 2,69, em posto Shell, na rodovia, a 12 Km´s daqui de casa.

  • #1978
    Usuário
    Entrada
    05/03/2017
    Local
    Uberaba/MG
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!!! Prezados é um prazer iniciar a participação nesse fórum! Gostaria de uma imensa ajuda de vcs!!! Olhei uma Pajero full 12/13 hpe a diesel branca, rodas 20 de fábrica, com 56000km rodados... me ajudem sobre o que realmente ficar atento nela, o que olhar e vou gastar muito de manutenção preventiva??? Aparentemente está muito nova... mais queria uma ajuda mais consciente... o seguro ok, não achei caro em relação ao meu atual carro... consumo, sei que o carro não é econômico devido ao seu porte... o que quero saber mesmo e dos custos com a preventiva dessa bela máquina e se esse ano modelo e bom custo beneficio por 125 mil... desde já muito obrigado e espero entrar para esse grupo em breve!!!

  • #1979
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Amigos,

    Acabei descobrindo que faltam 2 grampos (como a da foto) no painel da minha full, suponho que perdidas quando foi feita instalação de receptor de TV no Multimidia.

    Achei a peça na loja da partsouq, por apenas $0,75, só não encontrei nas buscas que fiz na internet aqui no Brasil. Lembro de ter lido de alguma loja especializada em veículos japoneses aqui no forum, mas infelizmente não encontrei mais.

    Alguém saberia dizer aonde encontro estas miudezas por aqui, num preço justo?


    -mr402859.jpg


    Obrigado,
    Marlon

  • #1980
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por phfurnas Ver Post
    Bom dia!!! Prezados é um prazer iniciar a participação nesse fórum! Gostaria de uma imensa ajuda de vcs!!! Olhei uma Pajero full 12/13 hpe a diesel branca, rodas 20 de fábrica, com 56000km rodados... me ajudem sobre o que realmente ficar atento nela, o que olhar e vou gastar muito de manutenção preventiva??? Aparentemente está muito nova... mais queria uma ajuda mais consciente... o seguro ok, não achei caro em relação ao meu atual carro... consumo, sei que o carro não é econômico devido ao seu porte... o que quero saber mesmo e dos custos com a preventiva dessa bela máquina e se esse ano modelo e bom custo beneficio por 125 mil... desde já muito obrigado e espero entrar para esse grupo em breve!!!
    Estão pedindo exatamente o valor da tabela FIPE. Eu acho que tem gordura pra queimar, principalment se for de particular.


    Tente fechar 110-115.


    Quanto ao que olhar, eu nao tenho uma full, mas uma sport HPE com 140 mil rodados. Pelo oq o pessoal fala aqui do forum, até os 80mil a full é só alegria. Mas depois vc pode ter problemas com bomba injetora, geralmente devido ao tanque de comsbustivel corroido.


    Aliás, eu tentaria fazer isso, tirar o tanque e ver se ele está enferrujado por dentro. Se estiver, muito mais chances de futuros problemas na bomba injetora, que não é nada barato de consertar
    4X4 Brasil
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 10 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 10 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade