x
Convex Datacenter
  • #1813
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Djalma/Enasor,

    Desculpem me intrometer na conversa, mas apenas registrando meus "2 cents":

    - Se está sempre em asfalto e não tem onde usar o 4HLc normalmente, pode usar um pouco para garantir o funcionamento adequado que não terá problemas, só evite curvas. Em linha reta todas as rodas estarão na mesma velocidade e não causará esforço algum no sistema. Em curvas, cada roda precisará rodar numa velocidade diferente e ai, com o bloqueio ativado, vai forçar o sistema desnecessariamente. Quanto mais fechada a curva, mais esforço.

    - Se eventualmente esquecer o 4HLc ligado num piso de alto atrito e fizer curva não precisa se preocupar. Não é o ideal, mas o sistema é resistente, não são alguns metros que vão acabar com o carro. Volta para o 4H e pronto. Claro que deixar o tempo todo vai causar desgaste desnecessário, só quero dizer que não precisa "ficar na neura". Você vai perceber ao tentar fazer a primeira curva, porque o carro fica estranho querendo ir reto e a direção mais pesada. Desbloqueia e pronto. Já me aconteceu de entrar no asfalto e estar preocupado com outras coisas e acabei levando uns minutos para perceber. Estou ai, sem problema algum.

    - Em piso com pouco atrito pode usar o 4HLc o tempo todo, inclusive curvas sem problemas. As rodas escorregam e acomodam qualquer eventual esforço no sistema. Recomenda-se cuidado nas curvas, porque vai ficar um pouco mais pesado para virar, mas você já estará com cuidado porque é liso.

    Nota: Nem toda estrada de terra vale como "baixo atrito". Geralmente cascalho permite a roda deslizar um pouco, mas tem umas estradas de terra tão boas que o pneu não tem onde escorregar. Nesse segundo caso, melhor deixar em 4H e evitar esforço desnecessário no sistema.

    Grande abraço.
    Marlon
    Meu prezado amigo marlonwh

    Bom dia.

    Nada a desculpar, mas, sim, agradecer-lhe por seu valioso comentário que veio contribuir para enriquecer o tema, agregando ainda mais conhecimento ... como o modo 4HLc é indicado para situações off-road de pouco atrito (terra, areia, lama, cascalho, etc.), eu, particularmente, como sou muito conservador, prefiro deixar para testar esse modo somente se o veículo estiver trafegando exclusivamente numa dessas situações ... acho que não vale a pena correr riscos colocando esse modo em asfalto (inclusive molhado), mesmo que em linha reta e em curto espaço de tempo ... sabe-se lá quando é necessário fazer um desvio rápido de rota, ou mesmo esquecimento neste modo, mesmo que isso não seja motivo para grande preocupação, haja vista que o sistema é muito resistente, principalmente dos Pajeros Full ...

    Forte abraço.

    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1814
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post

    - Se está sempre em asfalto e não tem onde usar o 4HLc normalmente, pode usar um pouco para garantir o funcionamento adequado que não terá problemas, só evite curvas. Em linha reta todas as rodas estarão na mesma velocidade e não causará esforço algum no sistema.

    Nem sempre. Mesmo em linha reta pode forçar o sistema, pois uma minima diferença no diâmetro dos pneus dianteiros em relação aos traseiros já fará com que um dos eixos tenha que girar mais que o outro, causando pequenas derrapagens mesmo em linha reta. A não ser que os pneus sejam zero, sempre temos diferença de desgaste entre o eixo dianteiro vs o traseiro, e mesmo que minima, pode dar problemas no uso do 4x4 com dif travado. Por isso não se deve utilizar 4x4 com dif central travado, mesmo em linha reta, no asfalto.

    Basta ver os veículos que tem roda-livre automática (L200). Quando volta a opção 4x2 no asfalto, é bem difícil desacoplar as RL pois todo o conjunto está amarrado pois ela não tem dif central.

    Abs

  • #1815
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Oi Sergio,

    em primeiro lugar, obrigado por seu site. Já peguei vários roteiros de suas indicações.

    voltando ao tema do bloqueio central, acho que estamos todos concordando. O ideal é usar onde pode derrapar. Não estou aqui defendendo usar o bloqueio indiscriminadamente e nem no asfalto molhado. A full tem o 4h pra isso. Meu comentário é para aqueles que nunca saem do asfalto. Neste caso, não são 100 metros a cada 6 meses que vão quebrar o carro ou causar desgaste prematuro dos pneus, etc.

    logo, concordo com o Enasor que o ideal é usar no lugar certo e faço o mesmo. Inclusive, diria a todos que o preferível é, de tempos em tempos, fazer um passeio numa bela estrada vicinal e aproveitar o carro. O site do Sérgio está na assinatura dele e tem vários roteiros. O Wikiloc tem vários outros em todo o mundo.

    quanto a frequência, recomendo passeio todos os fins de semana. E o bloqueio de diferencial no asfalto no máximo uns 200 mts por ano.

    Quanto ao diâmetro dos pneus, concordo, inclusive a calibragem e a distribuição do peso podem fazer os diâmetros mudarem. Apenas tentei dizer que não é um esforço significativo se for usado apenas para um teste, um pequeno descuido, ou para garantir que, vez ou outra, as peças todas sejam colocadas pra funcionar.


    Grande abraço e aproveito para desejar um feliz natal a todos.
    4X4 Brasil

  • #1816
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Sem duvida Marlon, só fiz questão de frisar para porventura alguém entender errado e mandar ver sem dó no Part Time no asfalto. Não tem idéia da quantidade de dúvidas e mal uso que existem no mundo offroad. Entendemos sim a necessidade da lubrificação do trem de força, porém eu tenho muito medo de pessoas inexperientes fazerem uso incorreto e colocarem vidas de outras famílias em risco (caso de serras com curvas fechadas aliado a alta velocidade).
    O que já li de relatos de que choveu e o cara acionou o 4x4 (part time) pois o carro ficou mais "firme" voce não faz idéia... e ainda posta aqui no fórum teimando de que a sensação dele vale mais do que a teoria.... eu hein!

    Obrigado pela citação... o site é apenas um Hobbie... se eu consigo ajudar um pouco que seja, já está valendo!

    Grande abraço

  • #1817
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,752
    Agradecimentos: 169
    Nobres proprietários ou entusiastas da Full, esta é minha última passagem pelo tópico até amanhã.
    Portanto, quero deixar um abraço a todos e votos de uma excelente noite, podendo se encontrar com quem realmente lhes é importante, ou dedicar uma oração a quem já não se faz presente.
    Obrigado pelo carinho e atenção dispensada ao longo do ano.
    É uma enorme satisfação fazer parte deste grupo das Pajeros.
    Saúde, paz, prosperidade e novas amizades.
    Feliz Natal!

  • #1818
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Prezados amigos ...
    Bom dia.
    Renovo as belas palavras acima do amigo Glaicon.
    Tem sido um prazer, também para mim, trocar impressões e aprender com pessoas tão seletas.
    Forte abraço a todos, feliz Natal e próspero ano novo.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #1819
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,752
    Agradecimentos: 169
    Deixando a viatura um pouco mais pronta pra estrada e com a cara deste fórum.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20161226_094821065.jpg  

  • #1820
    Usuário
    Entrada
    15/07/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    60
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Parabéns Caporto!!! Nunca tinha visto uma explicação tão cheias de detalhes. Se todos os foristas agissem assim como tu, resolveríamos vários problemas nas nossas viaturas. Grande abraço, e se precisar algo de Porto Alegre, estou a disposição.

  • #1821
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    44
    Posts
    509
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por RUBENS DIAS Ver Post
    Parabéns Caporto!!! Nunca tinha visto uma explicação tão cheias de detalhes. Se todos os foristas agissem assim como tu, resolveríamos vários problemas nas nossas viaturas. Grande abraço, e se precisar algo de Porto Alegre, estou a disposição.
    Caro Rubens;

    Obrigado, mas o que faço aqui é só tentar passar um pouco da experiencia que vivo com a minha Full.

    Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • #1822
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    44
    Posts
    509
    Agradecimentos: 35
    Caros colegas.

    Passando aqui para desejar a todos os colegas do grupo um excelente final de ano, e que em 2017 seja um ano maravilhoso para todos.
    Aproveito para agradecer a dica que o amigo Walter deu sobre a Metalurgica CLA que fabrica tanques de plastico para vários veiculos.
    Entrei em contato com eles e obtive uma resposta na sexta feira passada uma resposta deles na pessoa da sra Maíra, que me garantiu que o molde do tanque da pajero Full já está pronto e que agora no inicio do ano vão começar a fabricar o tanque em plastico, não pode me passar uma data para não criar frustração, pois os primeiros tanques ainda vão para teste por isso a data de venda no site deles ainda é indefinida.
    Mas se der tudo certo acredito que será uma grande ajuda para aliviarmos os problemas com as BIs e bicos das nossas Full, já pedi a ela para me avisar no dia que o primeiro tanque estiver a venda pois será o meu, hehehehe.

    Feliz 2017 a todos.

    Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • #1823
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    44
    Posts
    509
    Agradecimentos: 35
    Caros colegas;

    Ontem finalmente meu tanque chegou de Curitiba (Tanque Clean), vejam agora o antes e o depois do tratamento.

    Tanque Antes
    -20161209_092721.jpg -20161209_092637.jpg -20161209_092632.jpg -20161209_092727.jpg -20161125_112802.jpg

    Tanque Depois do tratamento com acido e a resina.

    -20161228_094447.jpg -20161228_094433.jpg -20161228_094423.jpg -20161228_094417.jpg -20161228_094411.jpg -20161228_084633.jpg

    Bocal antes

    -20161108_093411.jpg -20161108_093406.jpg

    Bocal depois do acido e resina.

    -20161228_094757.jpg -20161228_094803.jpg -20161228_094906.jpg -20161228_094849.jpg

    Como podem ver nas foto acima o resultado é muito bom, pelo menos para mim foi muito satisfatório, tendo em vista a situação em que mandei meu tanque para empresa como viram nas fotos mais acima.
    E só para alerta aos colegas, meu tanque estava muito bom tinha muito pouca ferrugem, porém em 30 dias que o carro ficou parado com pouco diesel, onde não estava submerso em diesel apodreceu de forma rápida e violenta.
    Que sirva de alerta para quem usa tanque com diesel abaixo da metade.
    Mas resumindo a resina cria uma película na parede do tanque que deixa tudo bem lisinho, por onde eu consegui passar a mão dentro do tanque estava resinado, em alguns locais era perceptível que a camada de resina era bem mais espessa que em outros, mas todo o interior esta resinado.
    No bocal então o serviço ficou 100% pois o meu tinha muita ferrugem do bocal ao interior do cano, e agora está tudo limpo e resinado.
    Os custos para este serviço ficou em R$ 890,00 sendo 700,00 do serviço do tanque e os 190,00 do frete de ida de volta pela Rodonaves.
    Aproveitei e comprei também um protetor para o meu tanque que não tinha, já que o ponto fraco da resina é pancada que possa trincar a camada de resina.

    -20161228_084621xx.jpg

    Amanhã começa a ser montada a minha Full, estou ansioso para ver se vai dar tudo certo.

    Vejam a minha BI como ficou depois do recondicionamento.

    -20161228_100027.jpg -20161228_100047.jpg

    Depois posto noticias de como foi a montagem da BI e do tanque.

    Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • #1824
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Estamos na certeza que tudo dará certo!

    (Estou impressionado com a ferrugem em tão pouco tempo! Realmente muito agressivo)
    Carregando...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade