Boa tarde Pessoal.

Comprei uma L200 Triton 2013 com 49 mil km
Motor 3.2 170cv

Quando peguei ela notei que ela tinha um batidinha no motor que não era normal, pois a 2010 que eu tinha antes não fazia isso.
Conforme foi aumentando a quilometragem percebi que o barulho também foi aumentando... Hoje, com 72 mil km, até pessoas leigas me perguntão se aquele barulho é normal...
É um tec tec tipo carro com valvula desregulada...

Pois bem, levei na CC e eles me disseram que era a EGR entupida... Fiz a limpeza com eles (R$185,00), estava muitooooo suja, mas o barulho não parou.
Dai eles disseram que era válvula desregulada, fiz a regulagem de válvulas e não resolveu...

Levei fazer limpeza de bicos e tmbm não adiantou... O cara disse que um dos bicos está um pouco gasto, mas não precisa trocar ainda...

Fui em um ex-mecânico da MIT e ele me falou que tem que fazer a descarbonização do coletor de entrada, pois só a EGR não adianta... Segundo ele o antigo proprietário deve ter usado diesel comum (nem S10 e nem aditivado) e por isso carbonizou bastante... Ou ele pode ter deixado esquentar um pouco o motor e dilatou a camisa de um pistão...
Me sugeriu primeiro fazer a limpeza do coletor (R$450) pra ver se não resolve...

O antigo proprietário é bem provável que tenha usado diesel comum, pois ele usava a camionete na lavoura e não fez nenhuma revisão... Ele comprou a camionete e usou por 1 ano sem fazer nada... dai quando acabou os pneus e venceu o IPVA ele trocou em uma Ranger e entregou a triton por 20% abaixo da fipe... Valor pelo qual eu comprei ela...

Fiz um vídeo com o celular preso no cofre do motor... Dá pra ouvir o tec tec... mas ao vivo é bem pior...
Detalhe, com a camionete parada e acelerando não faz o barulho, só faz andando...

Se alguém puder me ajudar...

Obrigado