Pessoal, boa noite!

Geralmente por o carro ser automático quando paramos o carro em um semáforo ficamos com o pé no freio para a viatura não ir para a frente, mas é justamente ai que não percebemos o freio (principalmente dianteiro) prendendo o carro.

Para quem não sabe, é possível trocar de D para N sem a necessidade de apertar o botão da alavanca de marchas, ou seja, se quiser dar uma ''banguela'', mesmo com o carro em movimento a alavanca move-se entre o D e o N.

Façam o seguinte teste, ao parar em algum local como uma ladeira, ou de pequena inclinação coloque o carro em N, ele tem que descer, se não, a viatura estará como a minha ''estava'', com as pinças de freio precisando de reparos (limpeza e troca do reparo), minha viatura é 2003 e os retentores e porta poeira das pinças de freio ainda eram os originais.

Outro sintoma desse problema é você sentir que o ronco do motor está muito intenso, e o carro não desenvolve bem, isso causa aquecimento no motor, consumo EXAGERADO de diesel, o carro fica sem força, além de estragar as pastilhas e os discos de freio, além disso o carro não atinge o deslocamento adequado em relação a força do motor, fazendo também que a troca de marchas demore um pouco aumentando o ruido do motor dentro da viatura, além do consumo de combustível ir para as alturas.

Façam a revisão e percebam que diferença, motor funcionando ''pianinho'' baixa rotação, troca de marchas que muitas vezes não dá nem pra sentir que trocou. Fiquei observando e nos 60Km ela já tinha trocado as 4 marchas.

Custo:

R$ 45.00 de cada reparo (só precisou as duas dianteiras) = 90.00
R$ 30.00 da revisão e limpeza de cada pinça = 60.00

Total R$ 150.00

Ela estava fazendo entre 7.9 e 8.3 com o litro de diesel (na cidade) acho que agora esse número subirá.

Outra coisa que fiz na minha viatura (sou técnico em eletrônica) foi adaptar o sensor TPS de outro carro na viatura, mas isso precisaria de outro post para explicar, o que posso adiantar é que o do EcoSport funciona certinho, mas precisa de algumas adaptações.