Amigo Armindo, vamos lá!!
Eu já tive 2 L200 quadradas e hoje tenho uma Outdoor HPE Chipada!!
É um excelente carro, mas pode esquecer essa vida útil aí...
500.000km é vida útil de motor aspirado nos dias atuais...se for pegar uma turbinada seja MWM, Power Stroke ou qlquer outro que seja não espere uma vida útil de mais de 350.000 SE MUUUUITO BEM CUIDADA!!
A L200 Outdoor mesmo a GLS não vai rodar mais do que seus 290.000km sem abrir o motor!!
Um Power Stroke da Ranger seja 2.8 ou o 3.0 não tenho muita noção, mas creio não passar muito dos 350.000!!
Se quer um motor longevo, mas sem potência alguma vai de Hilux 2.8 mesmo ou então a 3.0 ASPIRADA, daí sim terá um motor economico e com vida útil bem acima dos 400.000...em contrapartida vc vai ter um veículo bastante desconfortável e fraco!!
Não tem como atender a todos os requisitos né, alguma coisa vc tem que sacrificar!!
Mas como falou que seu pai usa a razão então eu iria de Ranger 2.8 TGV ou então a 3.0 PS mesmo!!
A L200 ele não vai gostar pois ela consome um pouco demais e tem uns vicios como solenoide do turbo que direto estraga, polia do vira tbm direto rompe a borracha e fica grilando, 5a marcha muito curta pra viajar..enfim eu amo essa Outdoor que tenho, mas ela me atende perfeitamente dentro da proposta e uso que faço dela!!
A Frontier tem o confiável MWM, mas acho ela feia demais e vai ser quase casamento pois não vai ser fácil vender depois, se não se importar com isso é uma boa opção!!
Ranger é uma excelente picape, só não gosto da 2.5..mas a 2.8 e 3.0 são excelentes tirando a tração eletrônica que vez em quando dá pepino e deixa na mão...
Sobra a Hilux que é muito dura e fraca, por ser aspirada...em contrapartida não quebra fácil, é muito economica, motor durável e é um carro com ótimo comércio!!
Bom essa é minha opinião, agora vai de vcs!! Dirijam cada uma delas pra vcs terem uma melhor noção de direção, suspensão, potência, conforto e satisfação!!
Grande abraço e boa sorte!!