Pode ser também que esteja queimada, aí tem que substituir.
São quatro canos, dois que vem do alternador (bomba a vacuo) e dois que saem para o diferencial dianteiro. Um trabalha normalmente aberto e o outro normalmente fechado, ou seja, um sempre está sugando e o outro não. Quando engata a tração 4x4, eles invertem.
Se pisca a luz da tração em 4x2, significa que sua roda livre está acoplada. Se pisca engatada em 4x4, significa que a roda livre não acoplou.
Andar com a roda livre acoplada não tem problema, mas vai fazer seu cardan dianteiro ficar sempre em movimento, o que causa um desgaste desnecessário de componetes, além de aumento no consumo de combustível.
O caso inverso, de piscar com a alavanca em 4x4, fará você não ter tração nas rodas dianteiras.
O melhor teste é entrar em baixo do carro e desconectar esses dois canos. Um vai estar sugando e o outro não.... quando engatar o 4x4 na alavanca eles vão inverter. Isso faz o pino de acoplamento se mover para esquerda ou direita, acoplando e desacoplando as rodas livres. Se voce desencapar uma borracha de proteção que fica no diferencial dianteiro, vai ver o pino se movimentando para direita, ou esquerda, no caso de funcionamento normal do sistema.