Postado originalmente por
Skandeer
Prezados, boa tarde!
Depois de sofrer um tempo com este problema (uns 2 anos...), levar o carro em 3 eletricistas e receber orçamentos de inacreditáveis 500,00... 800,00... e de até !!!5K!!! (troca de toda coluna de direção

) isso mais a mão de obra!, acabei eu mesmo consertando o problema em 10 minutos e retirando apenas 4 parafusos philips. O problema ocorre porque o comutador é acionado por uma vareta de metal que parte do bojo da chave. E onde essa vareta entra, ocorre um desgaste do plástico... veja a peça aí com o respectivo buraco-fenda:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...jero-tr4io-_JM
ou aqui
Pagina nao encontrada – Miltfort – Assistencia Tecnica Especializada na marca Mitsubishi
Essa peça fica do lado oposto ao do bojo da chave e é presa apenas por um único parafuso Philips. Sigam os passos:
1º Retire os 3 parafusos philips abaixo do volante da TR4. Feito isso, remova as duas partes plásticas de cobertura da direção (superior e inferior);
2º Remova o único parafuso philips que prende o "comutador". Ele está do lado esquerdo do volante, abaixo, na diagonal que parte seguindo o bojo da chave - se quiser facilitar, pode remover os dois cabos (chicotes) que ligam na peça, mas não há necessidade;
3º Vc precisa "embuchar" o orifício do comutador com alguma peça de metal ou plástico duro, deixando no meio desse "embuchamento" um orifício para que a lâmina que parte da chave entre sem folga (vc verá a lâmina assim que retirar o comutador). Eu usei uma capa de fio 10mm (só o plástico, com comprimento de 0,6cm), grossa o suficiente de forma que tive que forçar um pouco (leve pressão) para recolocar o comutador no lugar;
4º Aperte o parafuso e faça um teste girando a chave normalmente. O meu ficou tão bom que nem tenho que girar a chave até o fundo para o carro ligar. Basta dar um leve toque.
Creio que o embuchamento também possa ser feito com resina epóx (durepox rápido), mas neste caso, vc precisa esperar o tempo de cura antes de usar, para que o mesmo não quebre (e nem cole na vareta, dificultando futuras manutenções) e te deixe na mão de novo.
Antes disso, eu perdia uns 30 segundos apertando a chave até o final e forçando tanto que até ficava com medo de quebrar a chave. É uma coisa muito simples e vc pode usar o processo caso queira trocar o comutador, que custa algo em torno de 160,00 reais.
Espero que tenha ajudado.
Alex.