x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    253
    Agradecimentos: 4

    Quebra mato ou parachoque de impulsão?




    Senhores,

    Procurei no fórum mas não achei nenhum tópico relacionado, portanto se tiver algum sobre o assunto por favor me indiquem. Queria instalar na VTR um quebra mato como este da foto abaixo, do usuário TBDELIA:

    -p7277545.jpg

    Arregacei as mangas, alonguei os dedos e vamos pesquisar na internet... Semanas se passaram e não acho em lugar algum. E quando acho, varia dos nomes de "Mata Cachorro", "Quebra Mato"e "Para-choque de Impulsão". Uma verdadeira bagunça. Bom, pesquisa dali, olha daqui e resolvi dar uma arrumada na bagunça. Por definição do nome e forma, acredito que cheguei a uma conclusão e me corrijam se estiver errado:

    -protetor-motor-pernas-mata-cachorro-pro-tork-barra-dupla-14560-mlb3632694388_012013-f.jpg
    Mata Cachorro
    Utilizado em motos para proteger os pés e pernas dos motociclistas contra colisões de pequena monta (animais terrestres de pequeno porte ou objetos pequenos).



    -84684.jpg

    Quebra mat
    o
    Acessório usado na dianteira do automóvel para empurrar ou impulsionar outro veículo ou objeto que estivesse no caminho (como troncos, pedras ou até mesmo animais). Por este motivo este acessório acabou ganhando o apelidado de "quebra mato". Hoje este acessório é utilizado para instalar faróis auxiliares, guincho elétrico ou manual e para transportar e utilizar o macaco hi-lift (muito usado no meio off road), mas na maioria dos casos o fim é apenas estéticos.




    -2506_1_20130619085336.jpg
    Para-choque de impulsão

    Criado para proteger a frente do automóvel contra pequenos impactos, também utilizado para para instalar faróis auxiliares.



    Se estou correto ou não, apenas os amigos poderão dizer, agora algumas dúvidas:

    1) Qual é permitido segundo a nossa legislação atual?
    2) Aonde acho para comprar um que de certo na VTR?
    3) Quais os prós e contras de ter um (bem) instalado?
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #2
    Eu concordo com vc nos termos

    é que talvez muita gente não conheça a terminologia correta e acaba trocando os nomes

    1) Eu nunca tive problema com Para Choque de Impulsão ou Quebra Mato seja ele feito artesanalmente ou pronto

    2) Em algum site especializado em Off deve ter um modelo para seu carro

    3) qualquer encostão se torna um belo prejuizo mas em contra partida pouco acontece no seu carro

    2 situações parecidas

    num passeio/trilha vc perde o controle do carro e bate numa arvore com um quebra mato bem colocado e bem feito pouco (ou nenhum) dano ao Jipe

    na cidade no anda e para vc de desliga e bate no carro da frente o que poderia ser apenas uma pintura de para choque, será uma tampa amassada, lanterna quebrada, porta malas afundado e por ai vai. Mas como sempre andei com seguro pra terceiro isso nunca me incomodou
    4X4 Brasil
    Atual: Leggy 93, Camper 93
    Ex: Carajás 4x4, Subaru (14) entre outros

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    1- acredito que nenhum, quando houve a mudanca das leis de transito, muitas coisas foram proibidas, em especiais aquelas que em caso de colisão com animais poderia aumentar os danos , por exemplo bater a cabeca numa quina dessas, isso explica por que os carros estao ficando arredondados , com capo mais alto (para evitar ter um ponto pqno apenas de contato, quebrar ou arrancar as pernas por exemplo, frentes afuniladas como dos antigos diablos nao podem existir mais, nem farois escamotaveis), tb ha necessidade de haver uma altura maior entre o capo e as torres dos amortecedores, pois nauqela area há grande incidencia de cabeçadas, e com uma altura maior teria um amortecimento melhor, enfim, tem varias normas hoje...
    2- maioria de lojas de picapes, capotarias, tunings, som , rodas tem isso...
    3- furar o chassi, instalacao ruim, ineficiencia de todos os sensores de air bag , completa e total ineficacia das zonas de deformacao programaveis (vc altera toda forma programada da engenharia ao bater o caso por pressionar antes pontos ou sobrefadigar outros, enfim, vc muda a forma como é programada pro carro deformar), simples batidinhas de ate 15km/h irao amassar o chassi ou onde esta preso (coisa que nao aconteceria sem isso, pois o parachoque é obrigatorio por lei a nao ter problemas estruturais se encostar ate 15km/h... ou seja, amortece e volta). e por fim e nao menos importante, é a ineficiencia de tais aderecos, a grande maioria é afixado por simples pedacos de lata que se rompem ao menor esforço, embora visualmente parecam bem parrudos, lembrando que, uma batidinha simples com isso, provavelmente vai entortar, riscar e estragar seu capo, farois, e parachoques....

    traduzindo: melhor ficar sem... mas q eh legal é ...

  • #4
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Idade
    51
    Posts
    873
    Agradecimentos: 13
    De acordo com a RESOLUÇÃO do Contran Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 , que regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, em seu Artigo 3º, diz:
    "Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:

    I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
    II – modelo do veículo ao qual se destina;
    III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
    IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
    V – referência a esta resolução;
    VI – identificação do registro da empresa no INMETRO."

    Então, aquele feito à mão, como o colega disse acima, não são mais aceitáveis. Então, se ele for homologado pela Contran, ele pode ser instalado sim na vtr.
    Abraços
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • #5
    Citação Postado originalmente por AirtonLieuthier Ver Post
    De acordo com a RESOLUÇÃO do Contran Nº 215, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 , que regulamenta a fabricação, instalação e uso de dispositivo denominado “quebra-mato” em veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg, em seu Artigo 3º, diz:
    "Art. 3º A utilização do “quebra-mato” em veículos automotores está condicionada a existência de uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:

    I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
    II – modelo do veículo ao qual se destina;
    III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
    IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
    V – referência a esta resolução;
    VI – identificação do registro da empresa no INMETRO."

    Então, aquele feito à mão, como o colega disse acima, não são mais aceitáveis. Então, se ele for homologado pela Contran, ele pode ser instalado sim na vtr.
    Abraços
    o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

    legislação vaga gera interpretações

    o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga
    Atual: Leggy 93, Camper 93
    Ex: Carajás 4x4, Subaru (14) entre outros

  • #6
    Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    640
    Agradecimentos: 4
    Uma coisa que eu li não lembro aonde é que o quebra mato também é usado para abrir porteira das fazendas, por isso que ele abrange toda a frente do carro.... não lembro a fonte.
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)




  • #7
    Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    253
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Rammster Ver Post
    o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

    legislação vaga gera interpretações

    o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga
    Obrigado pelas respostas amigos Rammster, AirtonLieuthier e Troller-a-vista... esta é uma pergunta que me faço: o que é quebra-mato pela legislação?

    Pois dependendo do que a lei disser, poderá me balizar para a futura decisão de qual comprar e aonde, se achar, o que não está fácil

    Abraços!
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #8
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Idade
    51
    Posts
    873
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Rammster Ver Post
    o que seria um quebra-mato para a Legislação?! eu posso alegar que o meu é um de impulsão com protetor de farol e não um quebra mato

    legislação vaga gera interpretações

    o da minha camper é feito artesanal e nunca tive problemas e tem certeza que nunca terei justamente porque a legislação é vaga
    Não, não é vaga....só coloquei acima uma parte do que diz a resolução 215...
    Se vc olhar atentamente, na parte do "Anexo" da resolução, ele mostra como deve ser, tamanho, peso, curvatura, etc.
    Isso sem contar na famosa plaqueta de identificação...que deve conter fabricante, tipo de veículo utilizado, peso do conjunto, etc...
    Segue abaixo o texto do Anexo da referida resolução...

    Anexo

    Procedimentos de Construção e Montagem



    1. Os dispositivos “quebra-mato” devem ser construídos de tal forma que todas as superfícies rígidas que possam ser tocadas por uma esfera de 100 mm de diâmetro (figura 1) tenham um raio de curvatura mínimo de 5 mm.





    -figura1.jpg

    Figura 1



    1. A massa total do dispositivo “quebra-mato”, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg.



    1. A altura do dispositivo “quebra-mato” quando montado em um veículo, não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor, medidos num plano longitudinal vertical ao veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade.





    -linhareferencia.jpg-figura2.jpg

    Figura 2



    4) O dispositivo “quebra-mato” não deve aumentar a largura do veículo em que for montado. Se a largura total do “quebra-mato” exceder a 75% da largura do veículo, as extremidades do dispositivo devem ser viradas para dentro, na direção da superfície exterior, de modo a minimizar os riscos de se enganchar. Considera-se que este requisito foi cumprido se o dispositivo estiver encaixado ou integrado na carroçaria ou se a extremidade do dispositivo não puder ser tocada por uma esfera de 100 mm de diâmetro e o intervalo entre a extremidade e a carroçaria circundante não exceder 20 mm.

    5) Sem prejuízo ao disposto no item 4, o intervalo entre os componentes do “quebra-mato” e a superfície exterior subjacente não deve exceder 80mm. Devem ser ignoradas as descontinuidades locais no contorno da carroçaria, tais como grades, entradas de ar, etc.

    6) A distância longitudinal entre a parte mais avançada do pára-choque e a parte mais avançada do “quebra-mato” não deve exceder 100 mm, admitindo-se uma tolerância de 20%.

    7) O “quebra-mato” não deve reduzir de modo significativo a eficácia do pára-choque. Considera-se que este requisito foi cumprido, se não existirem mais de dois componentes verticais e dois componentes horizontais do “quebra-mato” que se sobreponham ao pára-choque.

    8) O “quebra-mato” não deve estar inclinado para frente relativamente à linha vertical. As partes superiores do “quebra-mato” não devem ultrapassar mais de 50 mm para cima ou para trás (na direção do pára-brisa), a linha de referência da borda dianteira da tampa do compartimento do motor do veículo. Nos casos em que a grade frontal estiver integrada à tampa do compartimento do motor, a referência passa a ser a linha superior da grade. Cada ponto de medição é feito num plano vertical longitudinal que atravessa o veículo neste ponto."

    Então, se o seu dispositivo não estiver de acordo com essas referências, ele estará em desacordo com a regulamentação, entendeu?

    Espero ter ajudado.
    Abraços
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Compro quebra mato ou parachoque de impulsão para sw4 2001
      Por sendthelima no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/02/2014, 21:46
    2. VENDO PARACHOQUE DE IMPULSAO ou QUEBRA MATO HILUX (keko)
      Por Victor by hilux no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 06/08/2011, 15:13
    3. Para choque de impulsão (quebra mato)
      Por Álvaro M. no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/05/2011, 11:26
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 14/06/2009, 16:59
    5. Parachoque De Impulsão Com Quebra Mato
      Por Belchior no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/12/2006, 12:15

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade