
Postado originalmente por
Troller-a-vista
diesel muda da agua pro vinho do porto... fica mais economico e tal, gasolina ;e outro mundo, vai ficar masi beberrona.
sao CONCEPCOES diferentes...
carros a gasolina TENDEM (nao eh obrigatorio ok?) a virem amarrados qdo nascem, amaciam e ficam mais soltos, gerando mais rapidez em subir de giro (e entao a sensacao de maior potencia) e ficam mais economicos por que ficam mais soltinhos. com o tempo a tendencia é voltar a ter consumo alto, porem com perda minima em potencia, isso se da por diversos fatores:
a) desgaste natural
b) velas, cabos, filtros,bla bla bla desgastados e sujos
c) folgas maiores de um pistao pro outro
d) nao menos importante: formacao de crostas em todo sistema de escape, desde o coletor até o final do escapamento.
Essas crostas fazem o ar passar mais lentamente e criam vortices dentro do escape que acabam por gerar uma defasagem no ponto do motor e na abertura e fechamento das valvulas (nao ficam mais tao precisas como antes).
Alem do consumo aumentar, o desempenho diminuir, há o incremento substancial de ruidos dentro e fora do motor, gerando aquela sensacao de carro gasto.
outros pontos que fazem o carro consumir muito mais é além do obvio modo de pilotar e paciencia do motorista (todos temos mais paciencia e zelo quando ocarro esta novinho heehehe), sao os pneus, um pneu com meia vida consome 10% no mínimo a mais que um pneu zero, também faz o carro freiar, virar, e se deslocar amis dificilmente (ai vc acelera mais pra compensa), sem contar que folgas nas buchas, suspensao etc, etc, etc tambem contribuem para mais um pouco de desgaste.
Em especial molas e amortecedor, fazem seu carro se mover mais e pender mais, ocasionando mais consumo tambem.
resumindo: carro nao apodrece depois de 2 anos ou 100 mil km... mas vai se deteriorando... alias, sendo bem justo com os caras NACIONAIS, vejo claramente algumas KM cruciais em todos eles:
40 mil, 60 mil, 85 mil , 100 mil , todas essas km o carro parece que liga um "botao do inferno" do nada aparecem barulhos, o carro bebe mais, pega mais dificil, fica mais chato de andar e por ai vai, é a chamada obsolescencia programada. Faz parte do mundo capitalista.
Nos mais novos e populares (qqr coisa abaixo de 85 mil reais...) diria que apos os 25 mil km tb ja se nota claramente a perda do amortecedor e enfraquecimento das molas, os barulhos ao passar em buracos que antes era um silencio parecem dar fim de curso em qqr coisa..