Postado originalmente por
SAPO-BOMBA
Vou explicar o que acontece em alguns casos: O fato de não pegar direito na primeira partida e pega normalmente nas demais não é vela aquecedora. É ar no sistema e em 90% dos casos, um filtro ou mangueira mal-apertados e algumas vezes é defeito no cabeçote do filtro.
O fato da "tremedeira" é normal em alguns casos onde as velas usadas são 12V e não 11.1V. As velas da Delphi em especial tem esse comportamento, mas normaliza em pouco tempo. Elas puxam um pouco mais de corrente.
Isso acontece pq a corrente puxada pelas velas aquecedoras "pesa" no alternador do carro. E consequentemente ele faz o giro do motor ficar mais "pesado" enquanto frio ( até desativar a bobina auxiliar ).
Podem fazer o teste, dêem a partida e desconectem o fio da bobina auxiliar das velas, a rotação normaliza na hora.
Claro que pode haver uma combinação desses fatores. Pouco combustível na linha de alimentação ( por causa do ar no sistema ) tb causa isso, até o momento que a bomba vai puxando diesel e eliminando o ar...