x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de DanWBR
    Entrada
    03/05/2014
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    40
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0

    Question Pajero Sport - cheiro estranho ao ligar o ar condicionado




    Pessoal,

    O ar condicionado da minha Pajero Sport está com um cheiro estranho, como se fosse "pano sujo", como diz um amigo meu. Isso acontece quase sempre, mas depois de um minuto ligado já sai o cheiro. Mesmo assim me incomoda demais. Já pesquisei em muitos lugares, inclusive aqui no fórum, e descobri que ela não tem filtro e que talvez tenha que desmontar o painel para limpar o evaporador.

    Até aí tudo bem mas, se tem fungo no sistema, porque então o cheiro ruim sai totalmente após um ou dois minutos?

    De fato o clima aqui é bastante úmido, mas não justifica porque meu veículo anterior (um Ecosport 4WD) nunca apresentou esse tipo de problema. Comprei a Pajero no início do ano, 2008/2009 com 48 mil km.

    Alguém sabe quanto custa mais ou menos para limpar o sistema todo?

    Obrigado!

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • #2
    Usuário
    Entrada
    24/07/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    125
    Agradecimentos: 0
    Cara eu tive esse problema uma vez num outro carro, primeira coisa q eu tive cuidado foi de lavar o motor e tambem as entradas de ar as vezes tem sujeira la e fica puxando esse cheiro ruim... Outra coisa bacana q fiz e que ajudou foi deixar o carro no sol um tempo e por ultimo comprei aqueles sprays no mercadolivre pra limpeza do ar condicionado... No meu caso funcionou e saiu bem maias barato q aquelas limpezas em concessionarias
    abracos

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/02/2013
    Local
    Sapucaia do Sul/RS
    Idade
    40
    Posts
    272
    Agradecimentos: 0
    Você pode tentar aplicar um produto específico para isso, como o colga sugeriu. Cuidado, o cheiro é bem forte (eu achei irritante). Mas deve resolver.
    Se não resolver eu levaria a uma oficina de ar condicionado automotivo de confiança.
    Tenho a leve impressão que seu carro deve ter tido este problema por falta de uso do ar, será que não? Convém sempre ligar um pouquinho, uma vez por semana ao menos.
    Espero ter ajudado.
    Partindo para um novo 4x4, veremos...
    Ex Pajero Full 3.2
    Ex Pajero Sport 2.5

  • #4
    Usuário Avatar de DanWBR
    Entrada
    03/05/2014
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    40
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Filipe, pior que já apliquei dois produtos sprays de marcas diferentes, e não resolveu.... vou dar uma olhada nas entradas de ar, até porque não é sempre que acontece.

    Tiago, a Pajero fica parada alguns dias na semana, devo sair nela umas 3 a 4 vezes em um período de 7 dias no máximo. Agora como é época de chuva aqui, saio mais nela que o normal. Segundo o ex-dono, a esposa dele usava o carro todo dia para ir para o trabalho, mas ele disse que quando era ele que usava, não ligava o ar. Já eu sempre uso, por isso me incomoda tanto esse cheiro ruim.

    Vou ter que fazer a revisão dos 40 nela, só estou meio indeciso porque tenho um mecânico de confiança que não mexe em ar condicionado, e por outro lado a MIT daqui mexe (claro) e teoricamente deve ser a mais indicada, porém cobra os olhos da cara. Ainda nem liguei lá para saber quanto custa mas todo mundo fala que é caro, só para variar um pouco...

    EDIT: Acabei de ligar para a MIT Manaus e a revisão dos 40 custa R$ 1500 e uns quebrados, e a limpeza total do sistema de ar condicionado, incluindo desmontagem etc etc custa R$ 900. Que acham, está na média?
    4X4 Brasil

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/07/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    125
    Agradecimentos: 0
    Cara oficina especializada em ar condicionados automotivos tem preco mais em conta

  • #6
    Usuário Avatar de DanWBR
    Entrada
    03/05/2014
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    40
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Hoje o carro ficou na garagem o dia todo, cheguei agora e fui ligar o ar, sem mau cheiro. Ainda vou descobrir qual é a lógica aqui, porque deve ter alguma. Se bem que ontem liguei o ar quente por alguns instantes antes de desligá-lo... será que é só acúmulo de umidade mesmo pela falta de filtro?

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/02/2013
    Local
    Sapucaia do Sul/RS
    Idade
    40
    Posts
    272
    Agradecimentos: 0
    É bem possível sim Dan que seja em função da umidade.
    Talvez com um pouco (ou muita) paciência você consiga resolver sem grandes estresses e sem ter que levar em oficinas.
    Fico ainda com minha teoria: acho que seu veículo usou pouco o ar - na verdade o próprio veículo foi pouco usado: se ele é 2008 e rodou menos de 50 mil km, não rodou quase nada. Acho que o pouco uso do ar pode ter gerado acúmulo de poeira, sujeira, etc (até algum inseto morto que possa ter entrado e fiado ali...)
    Sua idéia de ter ligado o ar quente foi boa. Pode ajudar a secar o sistema.
    Partindo para um novo 4x4, veremos...
    Ex Pajero Full 3.2
    Ex Pajero Sport 2.5

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/12/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Dan, sem querer voçe matou a charada, e o Tiago acertou, ar quente nele parceiro, tenho dois tópicos lá na página 8 (viu não pesquisou) que vão ajudar a resolver esse problema, o meu tambem estava assim e limpei tudo, tem um pequeno MAPA de como proceder para efetuar a limpesa em casa (caso entenda um pouco, nada de impossível), e quanto a esses produtos e sprays, eles não funcionam muito bem, dê uma lida lá e mãos na massa.

    Abraços
    Marlos Castro
    Pajero Full 3.8 V6 - GNV 2007
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Alem do que foi falado veja se o seu dreno nao tem um entupimento... Ele pode estar acumulando um pouco de agua na bandeja embaixo do evaporador mantendo a umidade de la alta..

    Uma coisa que eu faco de vez em quando ( tem de ser um dia mais fresco ) e colocar no Maximo quente e andar por um tempo com os vidros abertos... Tenha certeza que isso acaba com o mau cheiro... O ar sai tao quente que voce nao aguenta colocar a mao na frente da saida de ar por muito tempo..

  • #10
    Usuário Avatar de DanWBR
    Entrada
    03/05/2014
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    40
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Marlos, realmente deixar o ar no quente por mais ou menos uns 30s antes de desligar o carro tem resolvido o problema. Com isso eu retiro a umidade de dentro do sistema. Ontem inspecionei os dutos e as saídas de ar com uma lanterna, estão bem limpos como o restante do carro. Acho que não tem como ter fungo ou outro tipo de sujeira lá no evaporador e nos dutos/saídas não ter nenhum resquício de sujeira sequer...

    djalmab, vou verificar essa questão do dreno. Mas já observei que quando paro o carro na garagem, tem aquele pinga-pinga de água como se espera. Mesmo assim vou dar uma olhada.

    Obrigado pelas dicas!

    P.S.: Hoje não saí no carro, fui verificar agora: sem cheiro.
    4X4 Brasil

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor Ford Puma com vibração e cheiro estranho..
      Por rodrigoboscardin no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 14/08/2018, 22:21
    2. ar condicionado parou de ligar do nada
      Por laf110 no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 12/12/2012, 08:49
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 19/10/2012, 12:30
    4. ar condicionado ... ao ligar o carro
      Por GUSTAVO PRADO no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 19/10/2010, 17:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade