x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/04/2014
    Local
    OSASCO/SP
    Idade
    41
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Question Qual Diesel devo utilizar na Pajero Sport 2010 ?????




    Bom dia galera 4 x 4 , recentemente adquiri uma Pajero Sport 2010 e estou usando somente o diesel s10 , gostaria de saber se posso utilizar o diesel comum e se realmente vale apena utiliza-lo.

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Pode usar qualquer um dos dois...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Correto o S-10 acho que é so para carros a partir de 2012. Mas como ele tem menos enxofre de preferencia pelo S-10..

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por igorrcm Ver Post
    Bom dia galera 4 x 4 , recentemente adquiri uma Pajero Sport 2010 e estou usando somente o diesel s10 , gostaria de saber se posso utilizar o diesel comum e se realmente vale apena utiliza-lo.
    O diesel S10 possui maior quantidade de cetanos em relação ao S500, proporcionando mais energia com a mesma quantidade de combustível.
    Ou seja, economia.
    Todavia, o S500 possui maior capacidade de lubricidade da bomba injetora, prolongando sua vida útil.
    Por isso, sugiro usar o S500 aditivado.
    Talvez na Pajero Sport 2010, por já ser sistema de injeção eletrônica de combustível, esta questão de lubricidade não seja significativa.
    Leia o manual anexo feito pela PETROBRÁS e tire suas conclusões.
    Qual Diesel devo utilizar na Pajero Sport 2010 ????? Arquivos Anexos

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Glaicon, a Pajero Sport 2010 tem injeção semi eletrônica!!
    Ela tem Central eletrônica, mas usa bomba rotativa com gerenciamento eletrônico(ao invés de LDA)...e os bicos são mecânicos tbm!!
    Por isso o ideal é usar o S500 mesmo, aditivado ou não!!
    Eu mesmo nunca tive experiencia boa com o S10, nos meus carros no inicio senti uma melhora, mas depois o carro fica amarrado e consome mais combustível que com diesel comum!!
    Melhor deixar o S10 para os sistemas Common Rail mesmo...hehe!!

    Abraço!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #6
    Usuário Avatar de jhdadam
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    146
    Agradecimentos: 0
    Boa noite,
    tenho uma paj sport 2000 e uso somente o s10 a mais de um ano. Notei uma boa melhora em termos de fumaça e desempenho(menos consumo e motor mais esperto). Lendo esse manual da PB, que é muito bom, tem uma infomação dizendo que no caso do s10 brasileiro é acrescido 5% vol de biodiesel para correçao de lubricidade.Pode usar tranquilo, e também nas duas últimas vistorias do detran rj passei no teste de emissão de gases com tranquilidade.
    Juvenal
    ONIBUS 4x4 -Pajero Sport 2000/Maxxis Mudder 32/Guinho Winch 12.000

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por jhdadam Ver Post
    Boa noite,
    tenho uma paj sport 2000 e uso somente o s10 a mais de um ano. Notei uma boa melhora em termos de fumaça e desempenho(menos consumo e motor mais esperto). Lendo esse manual da PB, que é muito bom, tem uma infomação dizendo que no caso do s10 brasileiro é acrescido 5% vol de biodiesel para correçao de lubricidade.Pode usar tranquilo, e também nas duas últimas vistorias do detran rj passei no teste de emissão de gases com tranquilidade.
    O meu raciocínio de leigo parte da seguinte premissa:
    O biodiesel é apenas um combustível originado de elementos vegetais, ou até de gorduras animais.
    Como qualquer outro combustível, sua composição conta com diversas partes, incluindo a de queima, bem como a de lubrificação.
    Ou seja, em um litro de biodiesel, você não terá um litro de lubrificante, mas apenas uma parte, certo?
    Então, para reparar o defeito da redução da capacidade de lubrificação do S10, você adiciona 5% de biodiesel, certo?
    Certo.
    Aí eu pergunto: como pode uma parte desses 5% do biodiesel resolverem o problema dos outros 95% do volume de S10?
    Só se eu concluir que o biodiesel é uma mega-super lubrificante, e, uma pequena fração sua resolve o problema do todo maior.
    Seria o mesmo princípio que um litro de óleo polui um milhão de litros d´água, certo?
    Quanto à sua viatura estar rodando melhor, menos poluente, economizando, eu acredito, com certeza.
    Todavia, concluo que o desgaste da bomba injetora se dará ao longo do tempo.
    E essa economia de combustível que se faz ao longo do tempo você não guarda o dinheiro para o conserto da bomba.
    Este o meu raciocínio. De leigo, repito.
    Por isso, na qualidade de proprietário de uma viatura se encaminhando para os seus 16 anos de idade, e longos 263.000 Km´s percorridos, só posso dizer: "vida longa ao S500!"
    Diesel Power, obrigado pela observação.
    Aprendendo sempre!
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    682
    Agradecimentos: 3
    Glaicon,

    Na realidade o bio-diesel NÃO foi adicionado ao diesel com a função de "compensar" a redução do nível de enxofre, melhorando a lubrificação. A adição do bio-diesel já acontece a MUITO tempo, por questões de política de incentivos do governo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, ou seja, o percentual de bio-diesel no diesel comum tem o mesmo objetivo da adição do etanol na gasolina: questões econômicas.

    A lubrificação adicional do bio-diesel é um "plus" para os veículos com bomba injetora e para aqueles que se preocupam com a teórica perda da capacidade de lubrificação do S-10.

    Tem razão: o bio-diesel NÃO é um super-lubrificante. Assim como não são aqueles famosos aditivos usados para compensar a lubrificação, onde são colocados 100 ml a cada 100 L de combustível (ou dois tanques). É no mínimo ingenuidade perguntar pelos 99.900 ml de combustível que estão sendo tratados pelo aditivo.

    Uma bomba injetora nova para quem me provar, COM LAUDOS TÉCNICOS, que sua bomba injetora foi danificada pela falta de lubrificação usando o S-10... rsrsrs...

    Minha última viatura era um Defender 110 (10 anos de uso sendo, desde quando possível, apenas abastecida com S-50, S-10) com bomba PERFEITA e "que venha logo o S-5" pois TODOS só temos a ganhar... rsrsrs...

    Abraços.
    4X4 Brasil


  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    Vitória da Conquista/BA
    Idade
    43
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Todos os donos de oficina que meche com bomba injetora aqui na cidade estão muito felizes com diesel S10, estão tendo muito serviço, oficinas cheias de clientes, todos eles indicam seus clientes a usar o diesel S10 será porque? heim... estranho não é.. minha percepção...

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Glaicon,

    Na realidade o bio-diesel NÃO foi adicionado ao diesel com a função de "compensar" a redução do nível de enxofre, melhorando a lubrificação. A adição do bio-diesel já acontece a MUITO tempo, por questões de política de incentivos do governo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, ou seja, o percentual de bio-diesel no diesel comum tem o mesmo objetivo da adição do etanol na gasolina: questões econômicas.

    A lubrificação adicional do bio-diesel é um "plus" para os veículos com bomba injetora e para aqueles que se preocupam com a teórica perda da capacidade de lubrificação do S-10.
    Sobre a questão econômica, acredito, pois é a produção vegetal, renovável, substituindo a mineral.
    Todavia, no manual técnico que juntei no post anterior fala expressamente da adição do biodiesel para corrigir a questão de lubricidade (pgs. 8 e 9).
    Palavra da PETROBRÁS!

  • #11
    Usuário Avatar de DanWBR
    Entrada
    03/05/2014
    Local
    Manaus/AM
    Idade
    41
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, o S-10 pode ser usado por todos os veículos a Diesel, e é obrigatório para os de 2012 em diante. O problema que existe é que ele dissolve a sujeira que se acumula no tanque se o veículo utilizava apenas o S-500 e a troca é feita sem nenhuma limpeza prévia. Aí você pode dizer, "ah, então o S-500 é uma porcaria porque tem sujeira e tal etc etc". Sim, pode até ser, mas não é culpa da Petrobras e sim de como esse Diesel é armazenado nos postos! Dependendo do posto, com certeza o tanque nunca viu uma limpeza na vida...

    O Diesel S-500 tem uma faixa muito ampla para os parâmetros de sua especificação pela ANP justamente para atender aos diferentes tipos de petróleo que podem ser utilizados para produzí-lo. Por exemplo, o Diesel produzido a partir do petróleo de Urucu no Amazonas é muito, muito leve, não chega a 500 ppm de enxofre e quase não produz fumaça, mesmo em veículos antigos. Até o cheiro dos gases do escapamento é um pouco diferente. Já um Diesel feito a partir de um óleo pesado, escuro, com certeza vai fazer mais fumaça... O S-10 tem uma especificação muito mais restrita, é realmente um produto mais nobre.

    O ideal para o meio-ambiente e para a saúde da população era que só fosse usado o S-10 mas, além de ele ser mais caro, muitos postos de combustíveis não estão preparados para vendê-lo. São necessários alguns cuidados especiais no seu armazenamento.

    O S-10 é mais caro porque o processo para produzí-lo na refinaria é bem mais complexo. Ao final da destilação ele passa por uma etapa chamada de hidrotratamento (HDT), que substitui o enxofre por hidrogênio nas moléculas de hidrocarbonetos. É uma unidade separada das demais.

    Outra coisa: os aditivos existem justamente para que ele possa ser utilizado pelos carros mais antigos. A adição de biodiesel é uma questão meramente legal - se isso melhora a lubricidade, é uma consequência boa! A tendência de mercado e de legislação ambiental é que o S-500 vá deixando de ser produzido e apenas o S-10 (ou um melhor que ele) seja vendido. Existe todo um planejamento para isso acontecer.

    P.S.: Tenho uma Pajero Sport 2009 que comprei no início do ano e o dono anterior só usava S-10, então eu continuo fazendo o mesmo e até agora não tive nenhum problema. Menos dinheiro no bolso , menos fumaça nas ruas e uma consciência mais tranquila por estar fazendo a minha parte dentro do possível.
    4X4 Brasil

    Pajero Sport HPE Diesel MT 2008/2009

  • #12
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Essa história de lubrificação menor no S10 e que vai prejudicar a bomba é lenda. Foi muito falado no começo mas na prática não faz diferença alguma.
    Diesel bom é Diesel de posto com muita rotatividade. E de preferência o S10 mesmo, pois o carro pega melhor, emite menos fumaça, carboniza menos e o meio ambiente agradece.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual farol de milha devo usar em uma Pajero?
      Por tulliomf no fórum Mitsubishi
      Respostas: 32
      Última resposta: 11/09/2018, 13:29
    2. Pajero sport diesel (2009/2010) - vibração
      Por larp no fórum Mitsubishi
      Respostas: 23
      Última resposta: 25/06/2017, 03:52
    3. Qual pick-up diesel CD aut. 4x4 devo comprar?
      Por Allan.Lacerda no fórum Picapes
      Respostas: 34
      Última resposta: 29/06/2014, 22:36
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 09/07/2012, 20:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade