Primeiramente seja bem vindo! Serei simples nas explicações, ok?
Eu tenho uma GLS-B 99 e são estas opções (Câmbio Super Select, que a GLX não tem):
1- normal 4x2 (2H Mode)- a que vc usa normalmente, tração traseira
2- 4x4 (4H Mode) - anda as 4 juntas, bom pra usar em chuva. Pode andar onde você quiser sem problemas. Só deixa o carro mais gastão por um motivo óbvio.
3- 4x4 bloqueada (4HLc Mode) - essa sim não indicada pra asfalto. Todas as 4 rodas andam juntas. Por que não andar em asfalto? Pois elas estão travadas e se você fizer uma curva, as rodas de um lado irão girar mais do que as do outro lado, danificando o diferencial. Só ativa com o carro parado no Neutro (N).
4- 4x4 bloqueada reduzida (4LLc Mode) - essa é pra subir árvore, ehehehe... eu, pessoalmente nunca usei, pois vc engata ela e coloca na marcha L (low) ele vai acelerar e ter uma puta força, consequentemente terá um torque de mamute.
Autoblocante - é ooooutra coisa. Um diferencial autoblocante é quando ele, automaticamente trava a roda que está deslizando, deixando o carro sem patinar e mantendo a força nas duas rodas. Exemplo: saia de uma esquina virando para esquerda ou direita pisando forte no acelerador. A roda do lado que você está fazendo a curva vai patinar... por quê? Pois o peso do carro foi mais para o outro lado e essa parte ficou mais leve... essa roda vai patinar... com o diferencial autoblocante, essa roda dará no máximo uma ou duas voltas e vai "travar" fazendo com que as duas rodas andem praticamente iguais. Assim você terá mais tração.... entendeu? Eu acho que a Pajero não tem isso, por causa do Super Select (explicado acima).
O que diferencia a GLX da GLS seria a suspensão traseira, que a GLS tem molas helicoidais e a GLX tem semi-elípticas. Ponto aí para o conforto. E a GLS vc consegue acionar o 4x4 com ela andando, por causa do câmbio Super Select (diferencial central faz tudo isso), coisa que na GLX só parando o carro para engatar o 4x4... ah, a GLS tem estribo lateral e a GLX não tem.

Se falei alguma merda, outro confrade chega e já ajuda também.
Aliás, se a da foto é a sua, parabéns, ela tá linda! As rodas ficaram fera!
Abração.