Opaa amigão, voltei pra atualizar a novela... Vamos lá!!

De inicio como falei decidi trocar a junta do cabeçote, ao desmontar o mecânico mandou por procedimento padrão o cabeçote pra retifica para verificar, acabou que a desgraça tinha um empeno de 20mm (acho que é isso) e ele já havia sido plainado o máximo que dava! Lá vai eu morrer com um cabeçote novo (2.100,00 no ML) chegando o cabeçote ele não quis usar a junta que veio no kit que eu comprei que era de amianto, pediu que eu comprasse a de aço (outro preju, um amigo tinha comprado esse kit pra mim e não dava pra trocar ou devolver pq a cidade era longe paka, ainda to com essa junta aqui (se alguém quiser comprar kkkkk) ao finalmente finalizar a montagem do cabeçote novo (pegou retifica de 4 válvulas e 4 precisaram trocar)... tu certo, volta de teste, quando chego na oficina, puff, vazamento de água no tubo que passa ao lado do cabeçote, la vai outra compra de internet e tome esperar, me chega o tubo monta e pufff, os caninhos de agua da turbina ruins tb, esses eu aproveitei as cabeças e soldei em canos de cobre de gás de ar condicionado (ficou bom), o motor eu já sabia que ia gastar, mas foi mais que esperava!

Fim desta temporada, me vem agora um pequeno vazamento de óleo (pelo que vi vai ser fácil resolver, e ajeitar a parte elétrica do motor que tem varios sensores faltando! Mas na questão do cabeçote e aquecimento acredito que ficou bom, fiz uma pequena viagem de cheguei a puxar 130/140 sem passar da metade a temperatura...

Aii por enquanto estamos trabalhando pra melhorar a danada, eu gostei do carro, mas sei que ainda gasto um pouco pra deixar como quero.. e peço a ajuda de quem tiver uma com esse mesmo motor 4m40 pra me mandar fotos dos sensores do motor, pra eu saber quais estão faltando no meu e poder coloca-los!

Desculpem o texto grande! Abraço



Citação Postado originalmente por ricardopaulob Ver Post
Realmente não sei se as microbolhas são problema de cabeçote ou não. A minha nunca ferveu e nunca tive problemas no cabeçote. A água do meu radiador não faz nenhuma bolha. Como foi trocado recentemente, e pelo visto por uma pessoa que não colocou aditivo então não conhece bem o carro. Deve ter entrado ar no sistema. Então talvez seria bom deixar o motor ligado um tempo até esquentar, para sair o ar que possa ter ficado no sistema de arrefecimento. Ar dentro do sistema é mortal para a temperatura.

Mas já li muitos relatos que o sensor de temperatura da PS pode marcar em falso (tanto para cima quanto para baixo), e que precisa calibrar periodicamente. E inclusive muita gente coloca um medidor de temperatura no cabeçote, para ter uma segunda leitura na cabine. Ainda não fiz, mas pretendo fazer.

Pelo que parece no painel, motor a diesel tem que trabalhar quente. Então se o sensor de temperatura estiver correto, ele está trabalhando na temperatura certa.

A primeira coisa que faria seria ver a questão da elétrica e calibrar seu sensor de temperatura. E também trocar a água do radiador com o aditivo correto. Assim você consegue ter mais parâmetros para analisar seu problema.

E a tampa está certa, é 0,9 mesmo. E quanto a deixar rolar, o prejuizo pode ser bem grande se o carro ferver. Então é melhor olhar isso com carinho.

Abs,