O "certo" é tirar a mangueira de respiro e direcioná-la pra um recipiente, tipo aqueles vasos de expansão usados pra radiadores, que tem uma mangueira entrando e outra pequena de saída.
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O "certo" é tirar a mangueira de respiro e direcioná-la pra um recipiente, tipo aqueles vasos de expansão usados pra radiadores, que tem uma mangueira entrando e outra pequena de saída.
Concordo. Minha Sport 2.8 sopra um pouco e tem a mangueira desviada, mas por ela sai apenas fumaça. Motor forte, não baixa óleo, não tem fumaça branca nem azulada e sopra um pouco pela tampa do comando. Deixo como estar pra ver como é que fica...hahaha
detalhe da gambia... digo, do "bypass" da minha
Anexo 460055
sem loção, me explica melhor o que vc fez aí?
na minha pajero, também tirei a mangueira do suspiro do motor da mangueira do filtro de ar, mas agora ela fica ali fumaçando dentro do capô e pretiando tudo que ta em volta.
para onde vc direcionou a mangueira do suspiro do motor?
abraços
Vitor
Acho que ele fez exatamente o que eu expliquei... Um reservatório de expansão, onde entra essa mangueira, e tem uma pequena saída pra fazer a exaustão do "vapor", ficando o óleo retido lá dentro
O problema dele é que tá passando compressão do ou dos cilindros para o cárter. Isso faz vazar óleo por tudo quando é junta mesmo, inclusive pela tampa do comando de válvulas, como ele disse em outro tópico.
Engrossar o óleo não vai ajudar, pois o problema não está no consumo de óleo, e sim na compressão indo pra baixo. Deve ter pinga pinga até nos parafusos do cárter. Se olhar a turbina deve estar toda melada de óleo proveniente do respiro.
O pior caso é um cilindro estufado ou riscado. Na melhor das hipóteses um anel de segmento mesmo com problemas. Um bom mecanico troca esse anel por baixo, sem precisar remover o cabeçote.
O problema é que de um jeito ou de outro, tem que arrancar o motor fora. E não compensa o risco de desmontar tudo isso, e não arrancar o cabeçote fora pra checar o assentamento das válvulas ( que TAMBÉM pode jogar compressão pra fora, principalmente se os retentores estiverem ruins )
Até pq uma junta nova pra esse motor não passa de 200 reais. E de quebra, aproveita pra descarbonizar e limpar tudo.
Concordo com o Sapo abre e já faz tudo que tem de fazer, e outra, se tá incomodando abre o motor e já faz o que tem que ser feito antes que piore a situação e aumente o orçamento!!
Dai estará sossegado por um boooom tempo, e sem sustos!!
Abraço!!
Na verdade coloquei uma mangueira comprida saindo do lado da caixa de roda direita... aqui uma foto dela antes de eu prender com fita hellerman na carroceria, mas não sei se será seu caso, porque no meu, sai quase nada de óleo, apenas fuligem e um pouco de fumaça, nunca incomodou ou entrou pra cabine, mesmo com os vidros abertos... mas o correto é o que o Sapo disse, um reservatório tipo de expansão...
Anexo 460122
obs... esse molhado em baixo é condensação do AC que escorreu por fora da mangueira antes de eu prender ela... postei só pra ter idéia do tamanho e de onde vai..
;)
Sds..
O que vc deve fazer é o que já foi discutido aqui: Levar numa BOA oficina e pedir uma averiguação.
"Soprar" pode ser "N" coisas, pode ser compressão vazando pelos cilindros, pode ser vazando pela sede das válvulas, pode ser até mesmo um problema na junta do cabeçote jogando compressão pelos dutos de óleo do cabeçote.
Como vc disse que não baixa óleo, não fumaça preto, não tem dificuldade na partida e nem perda de força, desconfio das duas últimas opções. Se fosse perda de compressão, fatalmente o motor ficaria mais fraco, "comeria" óleo e estaria fumando...
Teoria do francês "Jacque": Já que vai mexer, começa pelo mais simples e barato, que é tirar o cabeçote fora, checar a vedação das válvulas, trocar os retentores de válvulas e a junta do cabeçote.
Sei que o tópico ficou meio congelado mas vamos lá denovo....
A minha é L200 99 mesmo motor 4D56, mesmo em vários modelos. Comprei zero, e esta com tudo original nunca desparafusou nada.
Não esta sem força, não baixa óleo, não tem vazamento no carter nem tampa de valvulas e cabeçote, esta com 204mil, mas ta com a meleira da turbina, e o sopra forte no respiro com pouca fumaça, derrepente é normal nao sei. Coloquei mangueira para baixo lavei a turbina para ver se se só óleo do respiro ou da turbina, mas vou extenter mais abaixo por causa da fumaça que só embaça quando o carro para.
Será que ainda dura mais tempo sem abrir o motor? Só uso ela para trajetos curtos em cidade, não viajo.
Por isso pensei e consultei até em retirar o turbo, mas a maioria diz aque vai beber mais e ficar muito, muuuito fraca. Alguem já fez esta façanha?!
Se tem alguem que fez por favor me diz aqui como foi.
Para mim ficaria satisfatório pelo menos fazendo 10km /l e andando a 90km/ h.
Gosto dela pela simplicidade por ser toda mecânica e nunca me deu trabalho a não ser troca de um alternador, e coisas de desgaste como embreagem e correias. A pintura já era, tem que pintar toda denovo.
Penso que não vale a pena refazer o motor, será que vale a brincadeira ?!?!
Minha pajero nao baixa óleo, está com muita força e a partida ótima, porém, está soprando óleo demais pelo respiro. 2 mecanicos condenaram o motor dizendo que somente resolve na retífica. Bom, eles podem até estar certos, mas eu nao vou gastar 12k pra fazer um motor MAS NEM FERRANDO. Então a solução que achei foi a seguinte:
1 - instalei um corta chamas do uno dentro do cano do respiro
2 - instalei um respiro do santana
3 - instalei um compartimento de retenção de óleo que o pessoal usa nos carros turbo
4 - instalei um cano pra jogar somente a fumaça pra debaixo do carro.
Eu sei que essa nao é a solução mais ecológica, mas é o que tem pra hoje. Segue as fotos.
Anexo 570468Anexo 570469