Boa tarde Galera! Sou novato por aqui, um salve ae!

Comprei um TR4, 2008, 2.0, Automático! Até ae tudo ok! - Utilizei, fiz troca de óleo, e chegou tempo de fazer novamente a troca, e, aqui na minha cidade, não tem autorizada, e, a mais próxima fica a mais de 600km... E Foi preciso fazer algumas trocas, como correias, tensor... etc... E nessa troca, o mecânico, aqui da cidade mesmo, ele é um mecânico que todo pessoal que tem esse tipo de carro, ou da linha, todos recomendam ele, em fim, ele me disse que eu preciso trocar o Óleo do Câmbio, e os demais, que o óleo já está bem queimado. Em algum tópico eu li alguma coisa que me deixaram com dúvida, e como são muitas respostas diferentes e opiniões, fiquei meio confuso.

Então,

Que óleo devo usar, na questão do Câmbio;
E, óleo para o Diferencial;
Meu Pajero já está com 100.000 Rodados,;
Já aconteceu de andar bastante e quando dar uma parada ele subir o ponteiro do termômetro dele, ae volta anda, ele abaixa de novo... (Já foi trocado o aditivo do radiador);
Está na hora de fazer toda troca de óleo novamente, filtros também...


Desculpa se fiz alguma pergunte errada ou não soube me expressar, mas, tenham paciência comigo, comprei o pajero, tinha um Cobalt, troquei por ele porque nossa região tem que ser 4x4 ou fica na estrada, e tenho gostado muito dele, minha esposa diz que nunca vai deixar eu vender, que o dia que eu quiser é para mim comprar outro pra mim e deixar esse para ela...