x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de caefmedeiros
    Entrada
    28/01/2014
    Local
    São Luís/MA
    Posts
    75
    Agradecimentos: 0

    Question [duvida] turbina l200 hpe 2002




    Boa noite nação 4x4, após pesquisar em muitos tópicos e encontrar poucas informações quanto ao assunto resolvi criar um novo tópico do assunto.
    Pois bem, sou um feliz proprietário de uma L200 HPE 2002, isso mesmo a primeira hpe das l200, a quadradinha com o botão power.
    hoje com 282.000km percebi um probleminha na viatura, trata-se do intercooler sujo com óleo lubrificante chegando a pingar na capa de proteção da correia dentada.
    Há pouco mias de 2 anos o carro vazava oleo embaixo e foi detectado o defeito na tubina sendo necessário a troca dos reparos da mesma(600 latinhas) depois disso tudo ocorreu bem, porem o mecanico ''eliminou'' a mangueira de suspiro do motor que levava o ar das válvulas ao filtro. aí que surgem as duvidas? tal mudança é realmente benéfica? vi que mt gente faz isso aqui... mas se é bom por que não sai assim de fabrica?
    outra grande duvida é que por se tratar de uma hpe, minha turbina e diferente das outrs quadradinhas? so achei mudanças em uma magueeira que sai so sensor e chega na mesma. suponho que seja pra aumentar a pressão do turbo como diz o manual com o hpe ligado...

    Vale ressaltar que meu sistema hpe nao esta em funcionamento devido a queima do modulo, que aqui no maranhao ate agr so tem na CSS a 3.500 latinhas e por ser um carro nao mt comum so acho o modulo da sport que creio ser diferente. e também pq a valvula otimizadora da BI vazou e amanha ja estou enviando pro ES para a tecnofreio remanufaturar. essa peça sai a 5 mil na mit...

    Alguém sabe me dizer o que esta acontecendo na minha viatura?

    abaixo mando fotos explicando a situação:

    SAI DE FABRICA ASSIM:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-01.jpg

    MINHA VIATURA:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-02.jpg

    Manual do sistema HPE:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-03.jpg
    L200 HPE 2.5 8V 95/118CV TB-IC 2002 BF AT 31X10.5 - Chalana

  • #2
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    O respiro do motor é ligado diretamente na entrada de ar por normas ambientais, para que o vapor resultante da alta temperatura do óleo seja queimado junto com o Diesel no motor. Não acho interessante tampar essa conexão pois apenas mascara um problema mal resolvido. Um motor em bom funcionamento não pode puxar óleo na admissão. Também faz aumentar a pressão no cárter, podendo ocasionar vazamentos pelo mesmo.
    Onde teu mecanico ligou o respiro? O cano vai lá pra baixo e tá conectado aonde?
    Dois motivos fazem a turbina enviar óleo para o intercooler. Um é retentor desgastado da turbina ou o eixo com folga por desgaste natural, e o outro é um simples filtro de ar sujo, que faz a entrada de ar ficar obstruída e consequentemente ela acaba puxando óleo pelo respiro. No seu caso, como o respiro está isolado, certamente está com problemas no retentor ou no eixo mesmo, e óleo que lubrifica a turbina está indo para o intercooler.
    Pelo valor que você pagou, o mecanico deveria ter feito todo reparo da turbina, trocando o eixo e o retentor. Não era pra apresentar o problema novamente tão cedo.
    A sua turbina é a TGV?

    Uma coisa, se a turbina tá mandando óleo para a admissão, cuidado. Teu motor pode disparar e isso não é nem um pouco legal de acontecer. Esteja preparado caso isso aconteça.

    Abs

  • #3
    Usuário Avatar de caefmedeiros
    Entrada
    28/01/2014
    Local
    São Luís/MA
    Posts
    75
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    O respiro do motor é ligado diretamente na entrada de ar por normas ambientais, para que o vapor resultante da alta temperatura do óleo seja queimado junto com o Diesel no motor. Não acho interessante tampar essa conexão pois apenas mascara um problema mal resolvido. Um motor em bom funcionamento não pode puxar óleo na admissão. Também faz aumentar a pressão no cárter, podendo ocasionar vazamentos pelo mesmo.
    Onde teu mecanico ligou o respiro? O cano vai lá pra baixo e tá conectado aonde?
    Dois motivos fazem a turbina enviar óleo para o intercooler. Um é retentor desgastado da turbina ou o eixo com folga por desgaste natural, e o outro é um simples filtro de ar sujo, que faz a entrada de ar ficar obstruída e consequentemente ela acaba puxando óleo pelo respiro. No seu caso, como o respiro está isolado, certamente está com problemas no retentor ou no eixo mesmo, e óleo que lubrifica a turbina está indo para o intercooler.
    Pelo valor que você pagou, o mecanico deveria ter feito todo reparo da turbina, trocando o eixo e o retentor. Não era pra apresentar o problema novamente tão cedo.
    A sua turbina é a TGV?

    Uma coisa, se a turbina tá mandando óleo para a admissão, cuidado. Teu motor pode disparar e isso não é nem um pouco legal de acontecer. Esteja preparado caso isso aconteça.

    Abs
    O cano fica preso ao chassi e de mt em mt tempo cai uma gotinha de óleo queimado, o filtro de ar ta com 3 meses e 5 mil km, ou seja novo. Nao sei te dizer se ela é a tvg, acho que nao, fisicamente é igual a das quadradas so tem a mais 1 mangueira conectada aa um sensor do hpe deve ser pra aumentar a pressão como diz o manual. o que voce faria? trocaria a turbina e conectaria a mangueira como na original?
    L200 HPE 2.5 8V 95/118CV TB-IC 2002 BF AT 31X10.5 - Chalana

  • #4
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Como falei, seu problema não está no filtro, pois a turbina puxa o ar da entrada de ar, e somente com o respiro ligado ela puxaria óleo do motor caso o filtro estivesse entupido. Como tá isolado, só pode ser problema na turbina.
    Minha sugestão é levar a turbina para um mecânico especializado em turbinas, e pedir um orçamento. Difícil uma turbina ser condenada inteira. Uma simples troca de retentor e/ou eixo resolveria o problema. Tem alguma mecânica de caminhões por aí? Normalmente ficam nas estradas e tem bons profissionais que sabem mexer com turbinas.
    Particularmente eu religaria sim o respiro... o meio ambiente agradece e o chão da garagem também.

  • #5
    Usuário Avatar de caefmedeiros
    Entrada
    28/01/2014
    Local
    São Luís/MA
    Posts
    75
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Como falei, seu problema não está no filtro, pois a turbina puxa o ar da entrada de ar, e somente com o respiro ligado ela puxaria óleo do motor caso o filtro estivesse entupido. Como tá isolado, só pode ser problema na turbina.
    Minha sugestão é levar a turbina para um mecânico especializado em turbinas, e pedir um orçamento. Difícil uma turbina ser condenada inteira. Uma simples troca de retentor e/ou eixo resolveria o problema. Tem alguma mecânica de caminhões por aí? Normalmente ficam nas estradas e tem bons profissionais que sabem mexer com turbinas.
    Particularmente eu religaria sim o respiro... o meio ambiente agradece e o chão da garagem também.
    A oficina recomendada foi quem fez isso, vou atras de outras e de caminhões, obrigado Sergio. e so pra saber, seu medeiros é do parana msm?
    L200 HPE 2.5 8V 95/118CV TB-IC 2002 BF AT 31X10.5 - Chalana

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Amigo são pouquíssimas pessoas que deixam akele suspiro ligado igual vem de fábrica!!
    Maioria tira ele fora assim como fizeram na sua pois akele suspiro só serve pra isso mesmo..sujar o intercooler, mangueiras e enxer a admissão com óleo!!
    Isso não vai mudar nada no funcionamento do teu carro, pode ficar tranquilo...o ideal seria vc tirar o intercooler e mangueiras e dar uma boa lavada, vai ver como melhora o desempenho do carro!!
    Sem essa valvula otimizadora o carro perde um pouco de desempenho mesmo, vc fez bem em mandar consertar ela!!
    Se a turbina tiver vazando óleo é bom checar as folgas do eixo, as vzs será necessário ou embuxar ou trocar o conjunto rotativo central!!

    Abraço!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #7
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    A turbina desse carro é a tradicional TD04 comum wastegate, caso esteja com problema é uma turbina de fácil reparo e o conjunto rotativo novo é a solução mais prática e rápida.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #8
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por caefmedeiros Ver Post
    A oficina recomendada foi quem fez isso, vou atras de outras e de caminhões, obrigado Sergio. e so pra saber, seu medeiros é do parana msm?
    Opa... daqui do PR mesmo! Família de Ponta Grossa/PR.
    Abs parente!!! hehehe

  • #9
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Amigo são pouquíssimas pessoas que deixam akele suspiro ligado igual vem de fábrica!!
    Maioria tira ele fora assim como fizeram na sua pois akele suspiro só serve pra isso mesmo..sujar o intercooler, mangueiras e enxer a admissão com óleo!!
    Isso não vai mudar nada no funcionamento do teu carro, pode ficar tranquilo...o ideal seria vc tirar o intercooler e mangueiras e dar uma boa lavada, vai ver como melhora o desempenho do carro!!
    Sem essa valvula otimizadora o carro perde um pouco de desempenho mesmo, vc fez bem em mandar consertar ela!!
    Se a turbina tiver vazando óleo é bom checar as folgas do eixo, as vzs será necessário ou embuxar ou trocar o conjunto rotativo central!!

    Abraço!
    Junior, pra nada nada também não né??? hehehehe... serve sim pra pouparmos um pouco o meio ambiente!
    Mas como falei, um motor em ordem, com o filtro e dutos limpos e desobstruídos, não vai puxar óleo dali não... a maioria faz isso pq é a solução mais fácil pro mecanico...

    Abs

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    37
    Posts
    1,598
    Agradecimento: 1
    Hehehe...Sim serjão claro...eu quis dizer mecanicamente falando!!
    A função dele é exclusivamente reaproveitar os gases e consumir eles novamente como tbm faz a EGR aproveitando os gases de escape!!
    Mas deixá-lo isolado não trás nenhum prejuízo ao motor, só ao meio ambiente mesmo!!
    Quanto ao motor é inevitável notar os prejuízos que este suspiro causa a ele, começando pela turbina logo ali do lado!
    Com o tempo esse suspiro carboniza turbina, que por consequencia sopra óleo vindo do suspiro pras mangueiras e intercooler chegando a carbonizar até o coletor de admissão!!
    Por isso é realmente necessário uma manutenção periódica sempre num curto prazo...
    Porém como vc mesmo disse a maneira mais fácil pros mecânicos e isolando mesmo...

    Grande abraço!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/11/2020
    Local
    São Gonçalo do Amarante/RN
    Idade
    41
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Tem fotos melhores desse sistema que vc fez?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/11/2020
    Local
    São Gonçalo do Amarante/RN
    Idade
    41
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por caefmedeiros Ver Post
    Boa noite nação 4x4, após pesquisar em muitos tópicos e encontrar poucas informações quanto ao assunto resolvi criar um novo tópico do assunto.
    Pois bem, sou um feliz proprietário de uma L200 HPE 2002, isso mesmo a primeira hpe das l200, a quadradinha com o botão power.
    hoje com 282.000km percebi um probleminha na viatura, trata-se do intercooler sujo com óleo lubrificante chegando a pingar na capa de proteção da correia dentada.
    Há pouco mias de 2 anos o carro vazava oleo embaixo e foi detectado o defeito na tubina sendo necessário a troca dos reparos da mesma(600 latinhas) depois disso tudo ocorreu bem, porem o mecanico ''eliminou'' a mangueira de suspiro do motor que levava o ar das válvulas ao filtro. aí que surgem as duvidas? tal mudança é realmente benéfica? vi que mt gente faz isso aqui... mas se é bom por que não sai assim de fabrica?
    outra grande duvida é que por se tratar de uma hpe, minha turbina e diferente das outrs quadradinhas? so achei mudanças em uma magueeira que sai so sensor e chega na mesma. suponho que seja pra aumentar a pressão do turbo como diz o manual com o hpe ligado...

    Vale ressaltar que meu sistema hpe nao esta em funcionamento devido a queima do modulo, que aqui no maranhao ate agr so tem na CSS a 3.500 latinhas e por ser um carro nao mt comum so acho o modulo da sport que creio ser diferente. e também pq a valvula otimizadora da BI vazou e amanha ja estou enviando pro ES para a tecnofreio remanufaturar. essa peça sai a 5 mil na mit...

    Alguém sabe me dizer o que esta acontecendo na minha viatura?

    abaixo mando fotos explicando a situação:

    SAI DE FABRICA ASSIM:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-01.jpg

    MINHA VIATURA:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-02.jpg

    Manual do sistema HPE:
    [duvida] turbina l200 hpe 2002-03.jpg
    Fotos melhores da sua

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. hilux 2001/2002 soprando óleo na turbina
      Por gabiragabiru no fórum Toyota
      Respostas: 12
      Última resposta: 15/07/2013, 14:12
    2. Turbina troller 2002
      Por pltfreitas no fórum Troller
      Respostas: 12
      Última resposta: 17/11/2010, 20:35
    3. Turbina SW4 2002 com defeito
      Por Adriano Beserra no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 27/10/2009, 17:27
    4. Hilux 2002/2003 x L200 2002 GLS 4x4
      Por fera_mecanica no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/01/2007, 10:25
    5. Vendo L200 GLS GC 2002/2002 (Belém - PA)
      Por malcher no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/08/2006, 21:58

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade