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  • #1
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    11/01/2014
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    Luz do ABS acesa do TR4 2011.




    Boa tarde meus caros, tenho uma tr4 2011 e depois de um período de intensas chuvas a luz do ABS não quer apagar. Levei em uma oficina e após passar o aparelho não acusou nenhum defeito. Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Obrigado.

  • #2
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    01/03/2014
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    Abs TR4

    Citação Postado originalmente por CELIO MARTINS Ver Post
    Boa tarde meus caros, tenho uma tr4 2011 e depois de um período de intensas chuvas a luz do ABS não quer apagar. Levei em uma oficina e após passar o aparelho não acusou nenhum defeito. Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Obrigado.
    Cara, pesquisando na net, vi que o ABS da TR4 é um cancer, varios problemas, porem, encontrei alguns esquemas de funcionamento do ABS, e fui dando uma fuçada, o sensor do ABS da TR4 ( São quatro um em cada roda), normalmente é o problema, porem ele é um sensor de indução magnetica, um imã que le uma catraca, que se vc olhar por baixo do carro vai ver a catraca perto da coifa da homocinetica, e a ponta do sensor perto da catraca. O sensor faz a leitura de velocidade de roda, e passa para o ABS, e para o Cambio em caso de cambio automatico, qualquer leitura que informe diferença muito grande de velocidade de uma roda pra outra, o ABS entende como se a roda estive patinando e aciona a pinça pra fazer o devido controle. Ai que vem o problema, o sensor dificilmente queima, porem os conectores que ligam o sensor ao abs (A emenda fica na parte de dentro preso por dentro da lataria logo acima da longarina, se vc acompanhar o fio vai achar os conectores) ele normalmente, de tanto balançar por trilhas e nossas belas estradas, acaba quebrando o fio, e ai começa a dar sinal intermitente pro abs o que faz a luz acender. A minhas é 2005 e estava assim, o que fiz, fui numa loja de injeção eletronica, comprei um conector macho femea de injeção eletronica do escort zetec (Escolhi o de injeção pq a fiação é feita pra aguentar calor, e o do zetec tem uma trava de ferro que evita que ele fique desencaixando), ai fui la cortei os dois conectores tanto o do abs quanto o do sensor e coloquei os conectores do zetec. A luz apagou o abs voltou a funcionar normalmente e não tive mais problemas. Da uma olhadinha o meu os conectores estava todo ressecado e a fiação quebradiça, dependendo do uso, apesar da sua ser mais nova, o mesmo problema pode ocorrer.

  • #3
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    17/09/2013
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    Pesquisei bastante sobre a luz do ABS acesa da Pajero IO (as TR4 são quase iguais)
    A dica de limpeza ou substituição dos sensores é válida, mas não funcionou para mim.
    Encontrei um procedimento de autodiagnóstico para vários carros Mitsubishi e o fiz. Qualquer hora eu posto o procedimento, mas o problema da luz ABS acesa era bem simples.
    Primeiro, verifique se as luzes do freio estão queimadas e substitua se necessário. No meu caso, instalei lâmpadas de LED, e a luz do ABS começou a acender intermitentemente. Pode ser resolvido acrescentando resistores corretos junto às lâmpadas LED.

  • #4
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    17/09/2013
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    Para verificar os códigos de ABS (sem scanner) vale para vários carros Mitsubishi:

    1- Ande com o carro a 50-60km/h por 1 min
    2- Pare o veículo (coloque em P / e puxe o freio de mão) e desligue a ignição
    3- Pise no freio, ligue a ignição e mantenha pressionado o freio por 3 s
    4- Dê 10 pisadas no freio em frequencia de menos de 1 segundo. (Conte 10 freia/solta)
    5- A luz do ABS começará a piscar
    6- Verifique as sequencias de piscadas e procure na tabela os codigos correspondentes

    Esse mesmo procedimento serve para ler os códigos da ECU do cambio automatico e ECU do motor
    4X4 Brasil

  • #5
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    17/09/2013
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    Caso não funcione, será necessário ligar um fio terra no conector 1 (carro parado / desligado) da entrada OBD do carro
    e fazer o procedimento a partir do item 3 acima descrito
    Luz do ABS acesa do TR4 2011.-car_obd2.jpg
    As Luzes irão piscar:
    -Luz do ABS para leitura de códigos do ABS
    -Luz do N (câmbio automático) para leitura de códigos da ECU câmbio automático
    -Luz do motor para leitura dos códigos da ECU do motor

    Piscadas rápidas (flashes) indicam que está OK

    Piscadas pausadas indicam códigos
    Cada piscada longa indica o decimal. Cada piscada curta indica numeral

    Luz do ABS acesa do TR4 2011.-longshort.jpg

    Exemplo: 1 piscada longa e 2 piscadas curtas: código 12
    5 piscadas longas e 4 piscadas curtas: código 54

  • #6
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    17/09/2013
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    Tabela de códigos

    Luz do ABS:

    11 - sensor velocidade frente direita (circuito aberto ou em curto)
    12 - sensor velocidade frente esquerda (circuito aberto ou em curto)
    13 - sensor velocidade traseiro direita (circuito aberto ou em curto)
    14 - sensor velocidade traseiro esquerda (circuito aberto ou em curto)
    15 - sensor velocidade da roda (saída de sinal anormal)
    16 - sistema de energia ABS-ECU (voltagem anormal / oscilante)
    21 - sensor velocidade frente direita
    22 - sensor velocidade frente esquerda
    23 - sensor velocidade traseiro direita
    24 - sensor velocidade traseiro esquerda
    32 - sistema do sensor G
    33 - sistema das lâmpadas de freio
    41 - válvula solenóide frontal direita
    42 - válvula solenóide frontal esquerda
    43 - válvula solenóide traseira direita
    44 - válvula solenóide traseira esquerda
    51 - relé da válvula (permanece fechada / ligada)
    52 - relé da válvula (permanece aberta / desligada) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
    53 - relé do motor do ABS (permanece desligada) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
    54 - relé do motor do ABS (permanece ligada)
    55 - sistema do motor do ABS (motor de pulso travado) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
    63 - ECU-ABS (módulo do ABS)


    Luz do câmbio automático:

    11 - sensor de posição do pedal do acelerador (throttle opening voltage)
    12 - sensor de posição do pedal do acelerador (power supply voltage)
    13 - sensor de posição do pedal do acelerador (throttle opening voltage)
    14 - sensor de posição do pedal do acelerador (power supply voltage)
    15 - sistema do sensor de temperatura do fluido A/T
    16 - sistema do sensor de temperatura do fluido A/T
    22 - interruptor de acelerador totalmente aberto
    31 - sistema de entrada sensor de velocidade
    32 - sistema de saída sensor de velocidade
    38 - sistema do sensor de velocidade do veículo
    41 - sistema válvula solenóide no 1
    42 - sistema válvula solenóide no 1
    43 - sistema válvula solenóide no 2
    44 - sistema válvula solenóide no 2
    47 - sistema válvula solenóide no 3
    48 - sistema válvula solenóide no 3
    55 - comunicação anormal com a ECU do motor
    4X4 Brasil

  • #7
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    17/09/2013
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    Os códigos acima são para linha Mitsubishi Pajero IO / TR4
    Outros carros podem ter outros códigos.
    Pesquisem a tabela de códigos de seu carro na internet

    Ou tentem estes links para mais esclarecimentos:

    Mitsubishi ABS

    Get OBD1 Vehicle Diagnostic Codes

  • #8
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    04/02/2015
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    Obrigado por compartilhar a informação. Show de bola.

  • #9
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    05/04/2017
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    Vitória/ES
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    Obrigado pela informação
    Me tornei este mês dono orgulhoso duma TR4 de 2003 e tem o mesmo problema de intermitência de luz de ABS
    Adoro carros mais velhos e gosto de os fazer brilhar de novo
    No pouco tempo que tenhos esta TR4 já fiz muitos melhoramentos e reparações..............todas simples

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