Boa tarde, vamos lá.
Estou efetuando a limpeza do meu sistema traseiro, ou melhor, já terminei, só esta faltando checar a quantidade de gás 134, bem vamos ao seu diagnóstico, funciona mas não sai ar gelado, correto??
Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.
Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.
Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.
Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??
Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.
Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.
Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.
Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.
Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.
Passo nove: Abra uma gelada, e pense em mim.
Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8v6 GNV 2007.