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    20/09/2008
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    Ar condicionado traseiro parou




    Pessoal boa noite. Tenho uma full hpe 2008 e a alguns dias parou de sair ar condicionado nas saídas de teto. Se escuta o barulho das ventoinhas quando liga o rear mas nada de sair ar.

    alguma dica do que pode ser e como arrumar?

    abraço galera

  • #2
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    GmouraG, caraca que nome é esse de complicado?
    Boa tarde, vamos lá.
    Estou efetuando a limpeza do meu sistema traseiro, ou melhor, já terminei, só esta faltando checar a quantidade de gás 134, bem vamos ao seu diagnóstico, funciona mas não sai ar gelado, correto??
    Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
    Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

    Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

    Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

    Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

    Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

    Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

    Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

    Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

    Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.

    Passo nove: Abra uma gelada, e pense em mim.

    Abraços
    Marlos Castro
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  • #3
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    GmouraG, caraca que nome é esse de complicado?
    Boa tarde, vamos lá.
    Estou efetuando a limpeza do meu sistema traseiro, ou melhor, já terminei, só esta faltando checar a quantidade de gás 134, bem vamos ao seu diagnóstico, funciona mas não sai ar gelado, correto??
    Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
    Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

    Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

    Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

    Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

    Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

    Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

    Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

    Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

    Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.

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    Abraços
    Marlos Castro
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    Ola Marlos. Bom dia meu caro.
    Caramba, bem detalhado o seu post. Realmente muito bom. Parabéns e obrigado pela paciência.

    durante essa semana vou tirar um dia para fazer esses passos. Realmente se escuta o barulho das ventoinhas quando se liga o rear mas não sai nada de ar. Nem quente e nem frio.

    Mas o ar da frente é bruto hem. Gela demais. Entre 18o. e 25o. Parece que a temperatura é a mesma. Gelado igual. Rsrsrs

    abraco

  • #4
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    GmouraG, caraca que nome é esse de complicado?
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    Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
    Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

    Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

    Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

    Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

    Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

    Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

    Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

    Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

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    Abraços
    Marlos Castro
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    marlos, tem que tirar o revestimento do teto inteiro?

    quando você fala tampão quer dizer o revestimento do teto ou a carentes lateral?
    4X4 Brasil

  • #5
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    ...carenagem lateral

  • #6
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    Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
    Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

    Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

    Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

    Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

    Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

    Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

    Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

    Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

    Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.

    Passo nove: Abra uma gelada, e pense em mim.

    Abraços
    Marlos Castro
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    excelente relato, parabéns pelo trabalho detalhado!!!
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  • #7
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    GmouraG, eita nomizin difircil...
    Nada de teto amigo, desculpe me expressei mal, acabamentos laterais traseiros, após a segunda fileira de bancos. OK??
    Uma dica: antes de efetuar tal procedimento, ligue o ar quente, deixe numa temperatura média, com os vidros abertos, por uns 15 minutos, passe por todas as FASES do botão seletor de posições, deixando uns 5 minutos cada, e ligue simultaneamente o sistema traseiro a toda força, isso já elimina as bactérias e a poeira de todo o sistema, funciona como se tivesse limpado ,mas no seu caso acho que deve ser entupimento mesmo. Todo sistema de ar condicionado retem, umidade, poeira, cabelos, migalhas, etc, pelos dutos, criando fungos, bolores , etc... fazendo isso, mata e elimina tudo, mas se tiver entupido... Belez?? Faça primeiro e depois... mãos a obra. Depois me avise como ficou antes de desmontar.
    Faço de 15 em 15 dias e sempre fica supimpa. Dá pra sentir a diferença.
    A, e não se esqueça, mais uma gelada na sua conta.

    Leozão, o homem do camarão gigante, escrever foi mole meu nego, dificil foi fazer e lembrar da sequência toda depois.

    Abraços
    Marlos Castro
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  • #8
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    Nada de teto amigo, desculpe me expressei mal, acabamentos laterais traseiros, após a segunda fileira de bancos. OK??
    Uma dica: antes de efetuar tal procedimento, ligue o ar quente, deixe numa temperatura média, com os vidros abertos, por uns 15 minutos, passe por todas as FASES do botão seletor de posições, deixando uns 5 minutos cada, e ligue simultaneamente o sistema traseiro a toda força, isso já elimina as bactérias e a poeira de todo o sistema, funciona como se tivesse limpado ,mas no seu caso acho que deve ser entupimento mesmo. Todo sistema de ar condicionado retem, umidade, poeira, cabelos, migalhas, etc, pelos dutos, criando fungos, bolores , etc... fazendo isso, mata e elimina tudo, mas se tiver entupido... Belez?? Faça primeiro e depois... mãos a obra. Depois me avise como ficou antes de desmontar.
    Faço de 15 em 15 dias e sempre fica supimpa. Dá pra sentir a diferença.
    A, e não se esqueça, mais uma gelada na sua conta.

    Leozão, o homem do camarão gigante, escrever foi mole meu nego, dificil foi fazer e lembrar da sequência toda depois.

    Abraços
    Marlos Castro
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    Aoooo Marlos, oh home do nome difícil. Hehehe.

    Muito obrigado pelas dicas detalhadas. Vou fazer o procedimento dos 15 min antes de abrir.

    Vamos contabilizando as cervejas. Rs

    Augusto.

  • #9
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    GmouraG, eita nomizin difircil...
    Nada de teto amigo, desculpe me expressei mal, acabamentos laterais traseiros, após a segunda fileira de bancos. OK??
    Uma dica: antes de efetuar tal procedimento, ligue o ar quente, deixe numa temperatura média, com os vidros abertos, por uns 15 minutos, passe por todas as FASES do botão seletor de posições, deixando uns 5 minutos cada, e ligue simultaneamente o sistema traseiro a toda força, isso já elimina as bactérias e a poeira de todo o sistema, funciona como se tivesse limpado ,mas no seu caso acho que deve ser entupimento mesmo. Todo sistema de ar condicionado retem, umidade, poeira, cabelos, migalhas, etc, pelos dutos, criando fungos, bolores , etc... fazendo isso, mata e elimina tudo, mas se tiver entupido... Belez?? Faça primeiro e depois... mãos a obra. Depois me avise como ficou antes de desmontar.
    Faço de 15 em 15 dias e sempre fica supimpa. Dá pra sentir a diferença.
    A, e não se esqueça, mais uma gelada na sua conta.

    Leozão, o homem do camarão gigante, escrever foi mole meu nego, dificil foi fazer e lembrar da sequência toda depois.

    Abraços
    Marlos Castro
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    Kkkk.
    Vlw! Quando eu comprar minha Full tentarei lembrar dessa seqüência, o problema será que quando eu tiver uma Full, imagine o quanto de cabelo, migalhas e fungos estarão no ar condicionado!
    Carregando...

  • #10
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    Alô galera, e ai GmouraG, já conseguiu limpar???
    Só tô dando um alô pra mais uma dica: Depois de feito todo procedimento, limpeza, montagem, etc... mesmo sem ter completado ainda o restante do gás 134, o mesmo, traseiro esta funcionando perfeitamente, gelando tudo, sem cheiro nenhum.
    Funcionando normalmente, mesmo com esse solão que tem feito aqui no Rio.
    Vou tentar checar o gás hoje, mas dependo da disponibilidade do amigo para injetá-lo.

    Abraços
    Marlos Castro
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  • #11
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    19/12/2013
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    E ai meu querido GmouraG, fez ou não fez???
    Passei só pra terminar o relato, depois da colocação do gás (retirei o antigo e recoloquei uma garrafa nova) ficou tudo 200% sem cheiro e gelando perfeitamente, continuo fazendo o procedimento com o ar quente para retirar a poeira e ta gelando até os dentes.
    Só mais uma coisa, dica do colocador de insulfilme, pois o meu estava meio desbotado, selei o vidro trazeiro com outra camada por cima de 0,75 e melhorou ainda mais, pois pelo fato do vidro ser gigantesco, ele aquece muito mais do que os vidros menores, e ai reduz com eficiência o calor la atrás.

    Abraços
    Marlos Castro
    Pajero Full 3.8 V6 GNV-2007

  • #12
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    24/07/2008
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    Marlos , gostaria da sua ajuda...
    Tenho um tr4 2006 e meu ar condiconado não está mais gelando.. , na loja de ar condicionado no rj (cold car) o cara colocou o gás e depois de 1 mês sumiu , segundo ele o problema é um vazamento no evaporador , que demoraria 3 dias para trocar essa peça , teria que desmontar o painel todo , console .. só q estou com muito medo da loja desmontar o interior do carro quebrar.. alguma presilha e me cobrou 1600,00 (com a peça original do carro) na mitsubishi para consertar é na faixa de 5 mil reais (mao de obra e peça) . Ja passou por essa experiência?

    abraço

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