x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 93
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/08/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    38
    Posts
    85
    Agradecimentos: 3

    Problema no câmbio automático - Pajero tr4




    Galera,

    Estou precisando de uma luz a respeito de um problema que NÃO é constante...

    Tenho uma TR4 08 AT (70.000km rodados) e tenho notado que as vezes estou a 60, 70Km e com o giro muito alto, perto dos 3000rpm, isso pisando leve, pq como todos nós já sabemos, se pisar o consumo vai nas nuvens... rs

    Dessa forma, entendi que não houve a troca de marcha da 3a para a 4a...

    Como solução de contorno, eu pressiono o botão de overdrive para deixá-lo em Off e verifico que rola uma sensível variação no giro e logo volta para onde já estava, além de acender a luz normalmente a luz de OD-OFF no painel... ok... Continuo a aceleração que estava e aperto novamente o botão de OD para ativá-lo e neste momento o giro cai para 2.000rpm, ou seja, consigo concluir que mesmo a luz de OD-OFF não estando acesa no painel, tenho a impressão de que o câmbio trava como se estivesse com essa função desativada...

    Como comprei o carro a uns 5 meses e não sei como eram feitas as manutenções e troquei o óleo da caixa para ver se resolvia e não mudou muita coisa... quando abaixei o óleo não foram identificadas limalhas ou algo que justificasse desgaste excessivo das peças...

    Alguém tem alguma ideia?

    Apenas conferindo a troca de marcha do câmbio AT (pisando sem excessos, ou seja, trocas normais):

    De 1a p/ 2a - 20km/h
    De 2a p/ 3a - 40km/h
    De 3a p/ 4a - 55km/h
    De 4a p/ 5a - Infelizmente não existe, por mais que faça falta... rs

    Obrigado.
    Alexandre Carreira.

  • #2
    Usuário Avatar de Jimmy Offroad
    Entrada
    02/11/2004
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    48
    Posts
    192
    Agradecimentos: 0
    Tenho uma 2007 e as vezes acontece a mesma coisa.

    Não tive tempo para correr atrás.

    To de olho no tópico.

    Abs,

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,739
    Agradecimentos: 167
    Alexandre, já que o óleo foi trocado, você verificou o nível?
    É fundamental o nível correto.
    Sabes o procedimento para verificação?

  • #4
    Olá amigos.
    Falando em cambio automático, hoje me aconteceu uma situação inusitada com a minha TR4 2011 AT: Fiz uma pequena viagem hoje, andando 220 km de asfalto e 50 km de terra. Na ida estava tudo ok com o carro, lembrando que nos asfalto andei o tempo todo em 4x2 e na terra em 4x4H. Na volta, assim que percorri os ultimos 25 km de terra, quando entrei no asfalto e tirei a 4x4H para a 4x2 o carro mudou a tracao normal, porem, ele passou a engasgar, eu acelerava e o giro subia, mas as marchas nao trocava e carro passou a ficar sem força. Lembro que nao era falha no motor, pois o mesmo nao falhava; eu acelerava, o giro subia, mas o carro nao andava, como se eu estivesse no neutro.
    Quando eu percebi isso, o carro andando muito vagarosamente e sem tração nas rodas traseiras, eu parei e desliguei motor. Esperei 10s, dei na chave e saí, dai o carro voltou ao normal. Após mais uns 60 km andado o problema voltou a aparecer, daí desliguei e voltou ao normal de novo.
    Acontece que ISSO NUNCA HAVIA ACONTECIDO e eu fiquei preocupado!
    Alguém pode dar uma luz do que pode ser????
    Muito obrigado desde já.

    Pedro César
    Land Rover Evoque Dynamique Tech 2015

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,739
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por pedrocssantana Ver Post
    Olá amigos.
    Falando em cambio automático, hoje me aconteceu uma situação inusitada com a minha TR4 2011 AT: Fiz uma pequena viagem hoje, andando 220 km de asfalto e 50 km de terra. Na ida estava tudo ok com o carro, lembrando que nos asfalto andei o tempo todo em 4x2 e na terra em 4x4H. Na volta, assim que percorri os ultimos 25 km de terra, quando entrei no asfalto e tirei a 4x4H para a 4x2 o carro mudou a tracao normal, porem, ele passou a engasgar, eu acelerava e o giro subia, mas as marchas nao trocava e carro passou a ficar sem força. Lembro que nao era falha no motor, pois o mesmo nao falhava; eu acelerava, o giro subia, mas o carro nao andava, como se eu estivesse no neutro.
    Quando eu percebi isso, o carro andando muito vagarosamente e sem tração nas rodas traseiras, eu parei e desliguei motor. Esperei 10s, dei na chave e saí, dai o carro voltou ao normal. Após mais uns 60 km andado o problema voltou a aparecer, daí desliguei e voltou ao normal de novo.
    Acontece que ISSO NUNCA HAVIA ACONTECIDO e eu fiquei preocupado!
    Alguém pode dar uma luz do que pode ser????
    Muito obrigado desde já.

    Pedro César
    Problema com o câmbio não é. Fique tranqüilo.
    Sugestão: em local seguro, como uma rodovia com pouco movimento, tente arrancar de maneira forte, botando giro no motor e seguindo por alguns Km´s.
    Se falhar depois de algum tempo, creio que seu filtro de combustível esteja saturado.
    Ou seja, em baixo giro do motor, tipo trânsito local, não haverá falha.
    Já forçando em rodovia, próximo dos 3.000 RPM´s, é que deverá dar a falha.
    Depois disto, se não falhar no teste de força, então partir para sensor MAF, que regula mistura de ar/combustível.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Problema com o câmbio não é. Fique tranqüilo.
    Sugestão: em local seguro, como uma rodovia com pouco movimento, tente arrancar de maneira forte, botando giro no motor e seguindo por alguns Km´s.
    Se falhar depois de algum tempo, creio que seu filtro de combustível esteja saturado.
    Ou seja, em baixo giro do motor, tipo trânsito local, não haverá falha.
    Já forçando em rodovia, próximo dos 3.000 RPM´s, é que deverá dar a falha.
    Depois disto, se não falhar no teste de força, então partir para sensor MAF, que regula mistura de ar/combustível.
    Obrigado Glaicon pela resposta!
    Só que eu acho que não é filtro de combustível, pois, como te disse, o motor não falha; quando isso ocorria parecia que o carro estava em NEUTRO só que na verdade ele estava em DRIVE, pois eu acelerava e o giro subia normalmente, porem o carro nao tinha a força nas rodas, parecendo que estava desengatado de marchas. Depois ele ficava dando uns "cutucões" e nao havia o engate da 4 marcha.
    Não sei o que pode ser. Vou levar semana que vem na MIT para fazer revisão, mas queria saber de antemao o que poderia ser para que eu pudesse evitar ser "roubado" lá.
    Alguma outra idéia Glaicon?
    Obrigado!

    Pedro
    Land Rover Evoque Dynamique Tech 2015

  • #7
    Usuário Avatar de Arlei RS
    Entrada
    14/05/2009
    Local
    Gravataí - RS/RS
    Idade
    58
    Posts
    713
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pedrocssantana Ver Post
    Obrigado Glaicon pela resposta!
    Só que eu acho que não é filtro de combustível, pois, como te disse, o motor não falha; quando isso ocorria parecia que o carro estava em NEUTRO só que na verdade ele estava em DRIVE, pois eu acelerava e o giro subia normalmente, porem o carro nao tinha a força nas rodas, parecendo que estava desengatado de marchas. Depois ele ficava dando uns "cutucões" e nao havia o engate da 4 marcha.
    Não sei o que pode ser. Vou levar semana que vem na MIT para fazer revisão, mas queria saber de antemao o que poderia ser para que eu pudesse evitar ser "roubado" lá.
    Alguma outra idéia Glaicon?
    Obrigado!

    Pedro
    E se vc colocar em L e depois em 2º ela arranca normal ?
    Arlei RS
    Pajero Ful 3.2 2006 3D
    Pajero Sport 2.5 2007 AT
    PU3AMW - 147550

  • #8
    Usuário Avatar de Arlei RS
    Entrada
    14/05/2009
    Local
    Gravataí - RS/RS
    Idade
    58
    Posts
    713
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre Carreira Ver Post
    Galera,

    Estou precisando de uma luz a respeito de um problema que NÃO é constante...

    Tenho uma TR4 08 AT (70.000km rodados) e tenho notado que as vezes estou a 60, 70Km e com o giro muito alto, perto dos 3000rpm, isso pisando leve, pq como todos nós já sabemos, se pisar o consumo vai nas nuvens... rs

    Dessa forma, entendi que não houve a troca de marcha da 3a para a 4a...

    Como solução de contorno, eu pressiono o botão de overdrive para deixá-lo em Off e verifico que rola uma sensível variação no giro e logo volta para onde já estava, além de acender a luz normalmente a luz de OD-OFF no painel... ok... Continuo a aceleração que estava e aperto novamente o botão de OD para ativá-lo e neste momento o giro cai para 2.000rpm, ou seja, consigo concluir que mesmo a luz de OD-OFF não estando acesa no painel, tenho a impressão de que o câmbio trava como se estivesse com essa função desativada...

    Como comprei o carro a uns 5 meses e não sei como eram feitas as manutenções e troquei o óleo da caixa para ver se resolvia e não mudou muita coisa... quando abaixei o óleo não foram identificadas limalhas ou algo que justificasse desgaste excessivo das peças...

    Alguém tem alguma ideia?

    Apenas conferindo a troca de marcha do câmbio AT (pisando sem excessos, ou seja, trocas normais):

    De 1a p/ 2a - 20km/h
    De 2a p/ 3a - 40km/h
    De 3a p/ 4a - 55km/h
    De 4a p/ 5a - Infelizmente não existe, por mais que faça falta... rs

    Obrigado.
    Alexandre Carreira.
    Qual oleo foi usado na troca, se colocar o oleo errado fode o cambio.
    Arlei RS
    Pajero Ful 3.2 2006 3D
    Pajero Sport 2.5 2007 AT
    PU3AMW - 147550

  • #9
    Usuário Avatar de Fabio3010
    Entrada
    30/08/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    76
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arlei RS Ver Post
    Qual oleo foi usado na troca, se colocar o oleo errado fode o cambio.
    Tbm acho que pode ter relação com o óleo, tá com cara de óleo muito usado, que qndo esquenta demais causa falhas no câmbio. Outro problema pode ser em válvulas solenóide, se não me engano. Leve em alguma especializada em AT e pede pra escanear! Boa sorte e tomara que seja coisa simples!
    4X4 Brasil
    Pajerinho TR4 2008 Flex M/T

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,739
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por pedrocssantana Ver Post
    Obrigado Glaicon pela resposta!
    Só que eu acho que não é filtro de combustível, pois, como te disse, o motor não falha; quando isso ocorria parecia que o carro estava em NEUTRO só que na verdade ele estava em DRIVE, pois eu acelerava e o giro subia normalmente, porem o carro nao tinha a força nas rodas, parecendo que estava desengatado de marchas. Depois ele ficava dando uns "cutucões" e nao havia o engate da 4 marcha.
    Não sei o que pode ser. Vou levar semana que vem na MIT para fazer revisão, mas queria saber de antemao o que poderia ser para que eu pudesse evitar ser "roubado" lá.
    Alguma outra idéia Glaicon?
    Obrigado!

    Pedro
    Quando eu tinha a Cherokee Sport, apenas 100 ml´s de óleo acima do máximo já produzia pequenos trancos.
    Explicação: óleo em excesso produz espuma, gerando rateadas (falhas) na caixa automática.
    Verifique o nível e tenha certeza da quantidade de óleo.
    É melhor falta meio litro do que ter em excesso.
    Sabes o procedimento para verificação?
    - Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
    Depois, voltar a posição para P ou N (na vareta indica qual delas deve estar para a verificação), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível.
    Sempre com o motor ligado.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Arlei RS Ver Post
    E se vc colocar em L e depois em 2º ela arranca normal ?
    Olá Arlei.
    Se eu parar o carro e sair novamente, ate a 3 marcha vai normal. Mas não acontece o problema com freqüência, na verdade, só aconteceu uma vez, mas já fiquei preocupado!
    Land Rover Evoque Dynamique Tech 2015

  • #12
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Quando eu tinha a Cherokee Sport, apenas 100 ml´s de óleo acima do máximo já produzia pequenos trancos.
    Explicação: óleo em excesso produz espuma, gerando rateadas (falhas) na caixa automática.
    Verifique o nível e tenha certeza da quantidade de óleo.
    É melhor falta meio litro do que ter em excesso.
    Sabes o procedimento para verificação?
    - Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
    Depois, voltar a posição para P ou N (na vareta indica qual delas deve estar para a verificação), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível.
    Sempre com o motor ligado.
    Ola Glaicon! Grato por sua resposta!
    Eu vi no manual como verificar e é exatamente como vc informa aqui.
    Eu vou levar o carro na MIT para a revisao de 40 mil km e vou verificar isso lá. Sempre fico em cima dos mecanicos! rs
    É meu primeiro carro AT, (embora meu pai há alguns anos possui Hilux sempre AT), e por isso não tenho tanto conhecimento sobre a mecanica de cambios AT como possuo em relação a mecanica de outras partes do carro.
    Mantenho o amigos informados da solução. Se tiverem mais alguma sugestão sobre o que pode ser isso, eu agradeço!
    Abraço!
    Land Rover Evoque Dynamique Tech 2015

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema no câmbio automático
      Por xxflaviossxx no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/04/2020, 08:34
    2. Problema Cambio-Automatico Pajero FULL 2002 3.5
      Por Anakiri no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/07/2014, 16:11
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 14/08/2013, 13:20
    4. Problema na ré do câmbio automático
      Por ropostol no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/11/2010, 17:40

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade