Ainda esta semana lendo um tópico sobre Pajero blindada, compararam o peso da blindagem a uma carga permanente de dois passageiros à mais na viatura.
Dito isto, e sabendo da capacidade de carga e robustez da mesma, acho pouco improvável que o monobloco fique empenado pelo peso da blindagem.
Não sei se essas oficinas próximas umas das outras, como você relatou, ficam se "ajudando", arrumando problemas nos carros do outros e indicando serviços.
O cara tem até o cartão da outra oficina? Estranho.

Investigue em outro local.
Quanto ao excesso de fumaça preta, é combustível não sendo queimado pela bomba injetora.
Precisa investigar isto em oficina especializada, pois as Pajeros até o ano 2007 tem diversos relatos de problemas com a injeção de combustível.
Outros usuários poderão lhe dar opinião mais concreta.
Quanto ao óleo do motor, ele fica escuro rapidamente. É normal.
Quanto ao nível do óleo da caixa automática, você verificou com o motor ligado, aquecido, no plano, depois de passar a alavanca por cada posição (P, R, N, D), parando dez segundos em cada uma delas, e depois voltando para P, e aí sim, limpou a vareta e olhou o nível, com a viatura ainda ligada?
Se não fizer este procedimento e olhar direto o nível, ele marcará acima do máximo.
Verificou a cor do óleo? Avermelhado tipo suco de morango, marrom translúcido, tipo óleo novo de motor, marrom opaco ou totalmente escuro?
A cor indica o estado de saúde da caixa e qualidade do óleo.
Verifique.
