x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/06/2013
    Local
    Mendes/RJ
    Idade
    58
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Rompimento de fios do ABS




    Saudações a todos,
    Sou novo aqui e desde já me desculpo se não passei por alguma página de apresentação inicial obrigatória. Como mero acompanhante deste Fórum a algum tempo devo Inicialmente agradecer a todos pelas perguntas e respostas muito elucidativas postadas por todos. No entanto estou com um problema para o qual não encontrei nenhuma resposta, nem aqui nem na internet de modo geral. Tenho uma L200 Triton 2012 com cerca de 22000 km. No último domingo um gambá (eu suponho) resolveu se esconder no motor do carro e meu cachorro fez o favor de arrancar as proteções de borracha interiores ao para-lama e arrebentar os dois fios do ABS. Uma vez identificado o problema, optei por tirar a roda e emendar e isolar devidamente os fios. Feito isso procurei uma concessionária para apagar a luz do ABS que desde então estava acesa direto. O mecânico não conseguiu fazê-lo e me informou que a emenda deveria ter sido soldada (o que eu não fiz!). Desta forma voltei no dia seguinte a fim de que o fio fosse soldado. O detalhe é que mesmo após a solda a luz não se apagou. Uma verificação do sensor constatou que o mesmo estava ok. Desta forma condenaram o chicote inteiro no valor R$11.700,00 (lógico que não autorizei o serviço!!). Minha questão é: seria esta informação procedente? Se sim, como um carro que se presta a finalidades de elevado nível de robustez permite que um mero rompimento de 2 fios leve a troca de um chicote de cerca de 2 m de comprimento com inúmeros outros fios? Seria isto um Calcanhar de Aquiles da L200, culpa do excesso de eletrônica embarcada dos carros de hoje em dia ou estão tentando me enrolar?
    Agradeço antecipadamente.
    Mauro Pisani

  • #2
    Mauro,
    não conheço especificamente o sistema de ABS da Triton, mas tenho uma noção de ABS em veículos de passeio. Os fios quebraram próximos às rodas? Se sim, não há o que justifique um chicote de R$ 11000. Normalmente os cabos saem dos sensores das rodas e chegam a conectores (300-400 mm depois) presos em suportes metálicos na carroceria, justamente para poderem ser trocados.
    Desconheço que o módulo do sistema da ABS monitore impedância do circuito do sensor, então até uma emenda bem feita deveria funcionar, caso o sensor não tenha queimado.
    Se o que rompeu foi esse cabo que sai do sensor (na roda), o ideal realmente seria vc substituir o conjunto (sensor + cabo ~400mm, por roda), até o conector da carroceria. Mas isso deveria custar muito menos.
    O que pode ter acontecido também é que o sistema diagnosticou a falha, com a quebra do cabo, e ficou com o código de erro. Aí a luz fica acesa mesmo. Após consertar o cabo, um reset feito através de um terminal de programação do veículo deveria "limpar" a falha.
    Eu recomendaria você ir a um bom auto elétrico, ou outra concessionária, para outro diagnóstico.
    Agora, se o rompimento foi no chicote frontal do carro, depois dos conectores nas caixas de roda, que tem diversos ramais para os circuitos do cofre/motor, pode ser realmente mais complicado e caro. Mas reparos podem funcionar bem. Aí realmente depende de quão complexa é a eletrônica do carro.
    Vc pode testar também se o ABS ainda está funcionando (freiando forte em local seguro), mesmo com a luz do ABS acesa. Já seria um bom indicativo da condição do sistema.
    Meio complicado falar tudo isso sem ver o carro, mas vale vc investigar um pouco mais antes de gastar.

    Boa sorte
    Daniel
    TR4 AT

  • #3
    Usuário Avatar de hsrsilva
    Entrada
    13/11/2011
    Local
    Palmas/TO
    Posts
    102
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mauro Pisani Ver Post
    Saudações a todos,
    Sou novo aqui e desde já me desculpo se não passei por alguma página de apresentação inicial obrigatória. Como mero acompanhante deste Fórum a algum tempo devo Inicialmente agradecer a todos pelas perguntas e respostas muito elucidativas postadas por todos. No entanto estou com um problema para o qual não encontrei nenhuma resposta, nem aqui nem na internet de modo geral. Tenho uma L200 Triton 2012 com cerca de 22000 km. No último domingo um gambá (eu suponho) resolveu se esconder no motor do carro e meu cachorro fez o favor de arrancar as proteções de borracha interiores ao para-lama e arrebentar os dois fios do ABS. Uma vez identificado o problema, optei por tirar a roda e emendar e isolar devidamente os fios. Feito isso procurei uma concessionária para apagar a luz do ABS que desde então estava acesa direto. O mecânico não conseguiu fazê-lo e me informou que a emenda deveria ter sido soldada (o que eu não fiz!). Desta forma voltei no dia seguinte a fim de que o fio fosse soldado. O detalhe é que mesmo após a solda a luz não se apagou. Uma verificação do sensor constatou que o mesmo estava ok. Desta forma condenaram o chicote inteiro no valor R$11.700,00 (lógico que não autorizei o serviço!!). Minha questão é: seria esta informação procedente? Se sim, como um carro que se presta a finalidades de elevado nível de robustez permite que um mero rompimento de 2 fios leve a troca de um chicote de cerca de 2 m de comprimento com inúmeros outros fios? Seria isto um Calcanhar de Aquiles da L200, culpa do excesso de eletrônica embarcada dos carros de hoje em dia ou estão tentando me enrolar?
    Agradeço antecipadamente.
    Mauro Pisani
    Arrasta o pé no freio e vê se a roda trava. Se não travar, o sistema está ativo, portanto não há problema com a fiação nem com o ABS. Eu não duvidaria que o problema seja no scanner ou no burrinho que está operando ele na CCS.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/03/2019
    Local
    Boa Vista/RR
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite, levantando esse tópico antigo. Aconteceu exatamente isso comigo. No meu caso os cachorros romperam os fios da caixa de marcha, sensor do velocímetro, ok, fui numa elétrica o cara religou os fios e soldou, tudo voltou ao normal. 2 dias depois os mesmos cachorros agora roeram os fios do chicote ja mais atrás da caminhote, onde dao 2 chicotes que passam, os erros foram luzes apagadas (freio, pisca, posição e placa) assim como luz do frrio de mão acesa e luz do abs acesa. Voltei a mesma elétrica e o mecânico me soldou novamente os fios, religou um a um e soldoi os mesmos. Tudo voltoi ao normal, luzes e luz do freio de mão apagou quando ele nao tá puxado. Porem, a luz do ABS continua acesa, dsndo erro nos sensores de roda traseiros. Passamos o raster e apagamos os erros, por 4x, porém não sumiu o erro no sensor fo ABS, deu erro nos 2 sensores de velocidade das rodas traseiras, aqueles que ficam nos cubos. Ok. Comprei os sensores na internet, chegaram, fiz a troca, porém a a luz ro ABS continia acesa.
    Primeira suspeita: fios religados com lerda de corrente.
    Segundo: o sistema de alimentação do sensor da roda é o mesmo que recebe impulso elétrico quando a roda gira na hora da frenagem, o que pode nao estar voltando, porem o sensor foi trocado, e o que estava nela estavam aparentemente bons.
    Terceiro: mesmo com a emenda a central do ABS nao conseguiu mas comunicar com as rodas e joga a culpa nos sensores.
    Se o amigo de cima puder ajudar o que ele fez, eu agradeço.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/06/2019
    Local
    natal/RN
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    bom dia
    tem como adaptar freios abs na l200 gls outdoor 2012?

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Nada é impossível de adaptar, mas acho que o custo e a mão de obra p instalação ficariam inviáveis.
    Citação Postado originalmente por vinicius123 Ver Post
    bom dia
    tem como adaptar freios abs na l200 gls outdoor 2012?
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 6
      Última resposta: 18/12/2017, 14:28
    2. Ligação dos fios da sonda lambda XJ
      Por Finho no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/04/2014, 00:11
    3. Chicote de fios da transmissão da Cherokee
      Por Charleshemke no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/05/2013, 08:07
    4. Respostas: 8
      Última resposta: 30/01/2013, 11:43
    5. Fios na Porta
      Por ajmoura no fórum Niva
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/11/2008, 12:09

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade