x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Nivel de agua baixando de modo anormal - Pajero




    Minha Pajero Sport 2.8 Diesel AT 2006 que nunca bebeu agua alem do normal, de uma semana para cá passou a baixar o nivel do reservatorio a ponto de consumir 1 litro em uma semana.
    Depois de ler alguns topicos com problemas semelhantes fui seguindo alguns passos:
    - Troquei a tampa do radiador por uma nova com a mesma calibragem ( 0,9 ) da original
    - Troquei agua e fluido
    - Fui a uma oficina e com o auxilio de uma bomba + manometro foi feita uma verificação de pressão; visualmente nenhuma mangueira apresentou vazamento
    - Não goteja agua no chão
    - A temperatura no marcador permanece normal

    Qualquer dica é bemvinda
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Se estiver jogando para fora do reservatório , é indício de cabeçote trincado.
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,751
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Leo Maluf Ver Post
    Minha Pajero Sport 2.8 Diesel AT 2006 que nunca bebeu agua alem do normal, de uma semana para cá passou a baixar o nivel do reservatorio a ponto de consumir 1 litro em uma semana.
    Depois de ler alguns topicos com problemas semelhantes fui seguindo alguns passos:
    - Troquei a tampa do radiador por uma nova com a mesma calibragem ( 0,9 ) da original
    - Troquei agua e fluido
    - Fui a uma oficina e com o auxilio de uma bomba + manometro foi feita uma verificação de pressão; visualmente nenhuma mangueira apresentou vazamento
    - Não goteja agua no chão
    - A temperatura no marcador permanece normal

    Qualquer dica é bemvinda
    Estes são os tradicionais sintomas do cabeçote trincado, como dito antes.
    Verifique se com o motor aquecido, a mangueira superior do radiador fica muito dura.
    Verifique se está indo água para o vaso de expansão, aumentando seu nível.
    De manhã, com o motor frio, abra a tampa do radiador e ouça se dá um barulho de descompressão.
    Na primeira partida do dia, com o motor frio, ele custa um pouco à pegar?
    A viatura viaja ou viajou em velocidade acima de 140 Km/h?
    Se você respondeu positivamente para alguma das questões acima, há risco de ser cabeçote com problema mesmo.

  • #4
    Então.....
    Ontem aconteceu algo bem fora do comum:
    Subi a serra da BR 040 sem forçar,carro vazio, e a temperatura bem normal, depois da subida, na reta , estiquei até 110/120 e ele aqueceu; não chegou no vermelho.
    Mais esqusito ainda, e isso eu nunca tinha visto na vida: tirei o pé do acelerador e a temperatura voltou ao normal ! Acelerei e voltou a subir !!!!! Em outros carros que tive, quando esquentava eu desligava e tinha que esperar um bom tempo até poder abrir o reservatorio e/ou voltar a andar.Mais esquisito ainda: Nem a tampa do radiador e nem o daiador estavam quentes demais ! O nivel da agua baixou só um pouco.
    Desliguei , após umas duas ou tres horas completei o radiador e fui dormir; pela manhã o reservatorio estava vazio ! Pegou 1 litro no radiador e 1 litro no reservatorio.
    Não sei se mencionei mas ontem o mecanico colocou uma ferramenta que consiste em uma boma com manometro e nada de anormal foi constatado e nem vazamento visivel.
    Fui a um mecanico na região serrana onde estou, não há agua na vareta do oleo e nem agua gotejando no escapamento .
    O carro pega normalmente pela manhã.
    Vou fazer o teste que vcs sugeriram.
    4X4 Brasil
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #5
    Usuário Avatar de Lyrajl
    Entrada
    13/05/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    64
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Caros companheiros, estou acompanhando este Fórum desde que comprei minha Pajero (2005/6) a quase um mês. De certa maneira estou assustado com a extrema fragilidade dos motores Diesel da Mitsubishi, tanto o 4D56 como o 4M40. Tenho lido sobre a troca de cabeçotes por motivo de trincas e empenos ... motores batendo antes dos 100 mil km e mais de uma vez seguida ... ocorrências bastante raras em se tratando de outras marcas. Conversei atentamente ontem sobre esse assunto com um amigo mecânico português que trabalha habitualmente com carros Diesel. Ele pensa, no que eu concordo, que além dos problemas construtivos desse motor nomeadamente o 4m40 mais comum na Europa, é um exagero da Mitsubishi manter o "termostato" no Brasil, em função da temperatura ambiente ser alta, disse que quando alguns aventureiros viajam para países da África, tiram o termostato dos motores ou abrem furos no anel de vedação para permitir a passagem de maior volume de água ainda que fechados. Tirado o termostato o procedimento de aquecimento na primeira partida do motor, pela manhã, se faz necessário, mas esse é o único inconveniente. Uma única falha do termostato é suficiente para superaquecer o motor e causar estragos.
    Talvez a falha na abertura do termostato tenha causado os seu problemas também.

    Um abraço,

  • #6
    ......Onde fica a valvula termostatica desse carro ?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #7
    [QUOTE=Glaicon;1938558]Estes são os tradicionais sintomas do cabeçote trincado, como dito antes.
    Verifique se com o motor aquecido, a mangueira superior do radiador fica muito dura.
    Verifique se está indo água para o vaso de expansão, aumentando seu nível.
    Não
    De manhã, com o motor frio, abra a tampa do radiador e ouça se dá um barulho de descompressão.
    A verificar
    Na primeira partida do dia, com o motor frio, ele custa um pouco à pegar?
    Não
    A viatura viaja ou viajou em velocidade acima de 140 Km/h?
    Não
    Se você respondeu positivamente para alguma das questões acima, há risco de ser cabeçote com problema mesmo.[/QUOTE
    Trinca de cabeçote é visivel ao olho ?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #8
    Me preparando para o pior:
    Alguem tem ideia de preço de m.o para trocar junta de cabeçote + desempeno?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Leo Maluf Ver Post
    Então.....
    Ontem aconteceu algo bem fora do comum:
    Subi a serra da BR 040 sem forçar,carro vazio, e a temperatura bem normal, depois da subida, na reta , estiquei até 110/120 e ele aqueceu; não chegou no vermelho.
    Mais esqusito ainda, e isso eu nunca tinha visto na vida: tirei o pé do acelerador e a temperatura voltou ao normal ! Acelerei e voltou a subir !!!!! Em outros carros que tive, quando esquentava eu desligava e tinha que esperar um bom tempo até poder abrir o reservatorio e/ou voltar a andar.Mais esquisito ainda: Nem a tampa do radiador e nem o daiador estavam quentes demais ! O nivel da agua baixou só um pouco.
    Desliguei , após umas duas ou tres horas completei o radiador e fui dormir; pela manhã o reservatorio estava vazio ! Pegou 1 litro no radiador e 1 litro no reservatorio.
    Não sei se mencionei mas ontem o mecanico colocou uma ferramenta que consiste em uma boma com manometro e nada de anormal foi constatado e nem vazamento visivel.
    Fui a um mecanico na região serrana onde estou, não há agua na vareta do oleo e nem agua gotejando no escapamento .
    O carro pega normalmente pela manhã.
    Vou fazer o teste que vcs sugeriram.
    A água que vc completou sumiu porque o motor esfriou e o radiador fez vácuo no reservatório de expansão e puxou a água pois na tampa do radiador há duas válvulas ,uma valvula que abre para jogar água para o reservatório de expansão com o motor quente e outra que abre quando o radiador faz vácuo punxando água de volta com o motor frio ,
    Em geral as trincas não são vistas a olho nú , só se estiverem grandes , se estiverem pequenas é preciso fazer um ensaio de liquido penetrante ou outro tipo de teste para detectar a trinca.
    Quando pequena, a trinca se manifesta com o motor quente quando o material se dilata , seria interessante repetir o teste de pressão com o manômetro com o motor quente .
    para trocar um cabeçote vc vai gastar em torno de 2000,00 dilmas , o ideal é colocar um cabeçote novo e com quem saiba
    Boa sorte.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    feijo/AC
    Idade
    59
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0
    e meu amigo leo maluf este sao sintoma de cabeçote trincado os mesmo sintoma da minha viatura pajero sport se 2.8 troca total do cabeçote no mes de março preço das peças 2800 dilmas mas 500 de mao de obra .

  • #11
    Pois é....Foi-se a esperança de uma viagem de ferias....
    Favas contadas, procurei dois ex profissionais da Mit que hoje tem suas proprias oficinas e eles foram unanimes em dizer que cabeçote de Pajero não aceita retifica.
    Melhor assim, uma peça nova ainda que mais cara vai ser sempre mais garantida; mas isso é tratar da consequencia,será imperativo descobrir o que causou o problema:
    Uma valvula termostatica emperrada? Bomba d'agua cansada? Radiador com entupimento? A ver.
    O lado bom -Por incrivel que pareça tem um lado bom- é que obrigatoriamente para remontar o motor ele terá que ser limpo.
    Se houver anel de segmento danificado, será trocado,coletores serão limpos e por fim eventuais borras, removidas.
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #12
    Obrigado pela aula, Marcelo HPE !
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 53
      Última resposta: 11/02/2020, 08:31
    2. Baixando o nivel do oleo do motor
      Por Gusgomes no fórum Suzuki
      Respostas: 23
      Última resposta: 14/04/2012, 23:16
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 29/01/2012, 22:08
    4. Fluido de Freio Baixando o Nível
      Por rodolfocfaria no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/01/2012, 19:37
    5. Nível de água acima do nível máximo
      Por marcomencia no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/03/2010, 13:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade