Olá para todos,
Comprei a Pajero (2005 HPE 2.8) há cerca de 40 dias. Uns dez dias depois, após trocar óleo e filtros, peguei a estrada para Brasília. No caminho, coloquei 5 litros de querosene junto ao diesel para dar uma limpada nos bicos, bombas, etc. A viagem foi tranquila, sem problemas.
Dois dias após chegar à Brasília, pela manhã, o carro teve problemas par dar partida : rateou muito e produziu muita fumaça branca. O mesmo aconteceu um ou dois dias depois. Sempre pela manhã.
Achei que poderia ser diesel contaminado (da estrada) e levei o carro a uma oficina para drenar o filtro de combustível e examiná-lo. Aparentemente o diesel estava bom, sem água. Digo aparentemente porque o luminar do mecânico, ao invés de colocar o diesel do fieltro em um recipiente para ser examinado, despejou o mesmo diretamente no chão !!!! Quando ví já era tarde demais ....
Como não tinham diesel para completar o filtro, resolveu enchê-lo pela bomba manual. Depois de uma eternidade de bombadas verificou-se que o filtro continuava vazio. Achei extranho isso e concluí que, possivelmente, estava entrando ar pelo diafragma da bomba no copo do cilindro e ieto poderia estar causando a dificuldade de pegar pela manhã (no resto do dia pegava sem problemas).
Como o problema continuava, consegui comprar uma nova tampa/bomba do filtro. Instalei a dita cuja e dis dias depois, numa manhã mais fria, o problema aconteceu novamente.
Não sei se por coincidência, todas as vezes que isto aconteceu, fui ao filtro e dei uma meia dúzia de bombadas e depois disto o carro pegou. Com a bomba antiga ou a nova, a mesma coisa.
Agora estou desconfiado que pode ser uma os mais das velas de aquecimento. Alguém tem outra idéia do que possa estar acontecendo ?
Já encontrei as velas para vender, R$26,00 cada uma.
Abç,
mg