x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
  • #1
    Usuário Avatar de redshift
    Entrada
    05/12/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Quando e como usar a reduzida na TR4.




    Tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer apesar de já ter garimpado muita informação importante sobre o câmbio (no meu caso at} da TR4 aqui neste fórum.
    A dúvida está relacionada ao uso da reduzida.
    Suponha que eu esteja em uma estrada de terra sinuosa em subida, necessitando de muita força para puxar uma carreta, por exemplo.

    Na TR4 a reduzida só pode ser engatada, com o bloqueio do diferencial central (4LLC). No entanto o uso do bloqueio do diferencial central, pelo que entendi, só é adequado para situações de pouca aderência para permitir que uma ou outra roda derrape se estiver fazendo um percurso menor que a outra. Como no caso que descrevi acima o piso está firme, pergunto aos amigos do fórum:
    Posso usar a reduzida neste caso? E se fosse asfalto, iria piorar a situação?
    Agradeço qualquer informação que esclareça um pouco mais esta situação.
    Abraço a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por redshift Ver Post
    Tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer apesar de já ter garimpado muita informação importante sobre o câmbio (no meu caso at} da TR4 aqui neste fórum.
    A dúvida está relacionada ao uso da reduzida.
    Suponha que eu esteja em uma estrada de terra sinuosa em subida, necessitando de muita força para puxar uma carreta, por exemplo.

    Na TR4 a reduzida só pode ser engatada, com o bloqueio do diferencial central (4LLC). No entanto o uso do bloqueio do diferencial central, pelo que entendi, só é adequado para situações de pouca aderência para permitir que uma ou outra roda derrape se estiver fazendo um percurso menor que a outra. Como no caso que descrevi acima o piso está firme, pergunto aos amigos do fórum:
    Posso usar a reduzida neste caso? E se fosse asfalto, iria piorar a situação?
    Agradeço qualquer informação que esclareça um pouco mais esta situação.
    Abraço a todos
    A principio qualquer estrada de terra tem baixa aderência, você pode usar a reduzida sem restrições.

    Uma dica para poupar o equipamento é, se estiver usando muito a primeira marcha acione a reduzida, se estiver usando muito a quarta marcha desligue a reduzida.

    Agora no asfalto jamais use a reduzida ou o bloqueio (4HLc ou 4LLc).
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #3
    Usuário Avatar de redshift
    Entrada
    05/12/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Valeu a dica Thiago. Obrigado

  • #4
    No asfalto eu só usaria se fosse em linha reta e em baixa velocidade. Se fosse realmente necessario para sair da imobilidade. Mas não é recomendável. Com curvas então vc vai forçar demais o conjunto.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    06/06/2011
    Idade
    63
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0
    Redshift, ola´.
    Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

    Perguntas:
    O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
    Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
    Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

    Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

    Obrigado

    FCH

  • #6
    Citação Postado originalmente por FCH Ver Post
    Redshift, ola´.
    Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

    Perguntas:
    O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
    Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
    Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

    Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

    Obrigado

    FCH
    Não foi pra mim, mas posso ajudar.
    Cambio é de 4 marchas a frente. sendo disposto de L - 2 - D -N - P, tendo botão de OD (over drive) onde desliga a 4 marcha.
    Cambio não é muito bem escalonado, parece que falta uma segunda mais reduzida, e entre 100 - 110 fica oscilando entre 3ª e 4ª, com um leve toque no acelerador, e acredito que deva ser parecido com o do Xsara que citou, da trancos, mas mais acentuado somente entre 1ª pra 2ª.
    4x4 temos o seguinte com acionamento por alavanca:
    4x2 - 4x4 para uso em qualquer terreno, inclusive asfalto, (sua grande diferença e pode ser engatado em movimento até 80km/h) - 4x4 com distribuiçao igual de tração nas 4 rodas (4x4 normal encontrado em qualquer veiculo 4x4) - 4x4 com reduzida.

    Sobre o comportamento em trilhas tem quem possa responder melhor isso!
    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Matheus Charallo Ver Post
    Não foi pra mim, mas posso ajudar.
    Cambio é de 4 marchas a frente. sendo disposto de L - 2 - D -N - P, tendo botão de OD (over drive) onde desliga a 4 marcha.
    Cambio não é muito bem escalonado, parece que falta uma segunda mais reduzida, e entre 100 - 110 fica oscilando entre 3ª e 4ª, com um leve toque no acelerador, e acredito que deva ser parecido com o do Xsara que citou, da trancos, mas mais acentuado somente entre 1ª pra 2ª.
    4x4 temos o seguinte com acionamento por alavanca:
    4x2 - 4x4 para uso em qualquer terreno, inclusive asfalto, (sua grande diferença e pode ser engatado em movimento até 80km/h) - 4x4 com distribuiçao igual de tração nas 4 rodas (4x4 normal encontrado em qualquer veiculo 4x4) - 4x4 com reduzida.

    Sobre o comportamento em trilhas tem quem possa responder melhor isso!
    Abraço
    X2!

    Na trilha o cambio não deixa a desejar, apesar da reduzida na minha opinião não ser curta o suficiente.
    Usando o L na trilha evita-se trocas de marcha desnecessárias e poupa o cambio, apenas tem que atentar para a rotação, se começar a trabalhar com muita frequência acima de 3.000 rpm utilize as outras opções do cambio.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #8
    Usuário Avatar de redshift
    Entrada
    05/12/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FCH Ver Post
    Redshift, ola´.
    Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

    Perguntas:
    O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
    Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
    Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

    Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

    Obrigado

    FCH
    Como este é o meu primeiro carro automático, não tenho muito o que falar em termos de comparação. No entanto, estou muito satisfeito com o carro embora já comece a identificar situações em que o câmbio poderia ser melhor regulado.
    Gostei muito do comportamento do câmbio em estradas com barro. Permite que você se concentre apenas na acelelação e trajetória.
    Quanto a sua lombar, faça primeiro um test drive pois o jipinho é mais duro que os suv comuns.
    Espero ter ajudado
    abraço

  • #9
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Se realmente necessitar de reduzida em piso com alta aderencia, a única solução seria estudar uma forma de substituir o sistema de roda livre automático da TR4 por um manual. Desacopla as rodas e manda ver tranquilo na reduzida.

  • #10
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Prezados, dando prosseguimento ao assunto, no meu caso é um 2007/2008 manual, também fico em dúvida quanto ao uso da reduzida. Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.

    Neste caso, sem puxar reboque, mas prevendo o longo trecho, é desejável engatar a reduzida logo no início? Ou é melhor subir com o bloqueio central ligado e velocidade mais elevada? Se no meio da subida houver dificuldade maior, apenas com o bloqueio ligado, pode-se ligar a reduzida ou força-se muito o conjunto fazer isso no meio do trecho?

    Antes que alguém não entenda, no meu caso, embora saiba que o veículo é robusto e eu já tenha alguma experiência em estrada de terra e barro, mas com veículo comum, nunca usei o TR4 em estradas de terra, ainda vou estreiá-lo nestas condições (Serra de Ibitipoca).

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #11
    Usuário Avatar de Jimmy Offroad
    Entrada
    02/11/2004
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    192
    Agradecimentos: 0
    Para engatar a reduzida da TR4 é recomendável estar parado. Na AT o engate da reduzida o cambio deve estar em neutro, não sei se na MT é assim.

    Portanto se tiver na dúvida entre reduzido.

    Abs,




    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Prezados, dando prosseguimento ao assunto, no meu caso é um 2007/2008 manual, também fico em dúvida quanto ao uso da reduzida. Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.

    Neste caso, sem puxar reboque, mas prevendo o longo trecho, é desejável engatar a reduzida logo no início? Ou é melhor subir com o bloqueio central ligado e velocidade mais elevada? Se no meio da subida houver dificuldade maior, apenas com o bloqueio ligado, pode-se ligar a reduzida ou força-se muito o conjunto fazer isso no meio do trecho?

    Antes que alguém não entenda, no meu caso, embora saiba que o veículo é robusto e eu já tenha alguma experiência em estrada de terra e barro, mas com veículo comum, nunca usei o TR4 em estradas de terra, ainda vou estreiá-lo nestas condições (Serra de Ibitipoca).

    Abraços,

  • #12
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.
    A TR4 vai subir aí até em 4x2, pode ficar tranquilo.


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Quando Usar o 4X4 num veiculo 4WD
      Por Homero Nepomuceno Duarte no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 25/04/2018, 12:21
    2. Overdrive - quando usar?
      Por Luiz Castilho no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 19
      Última resposta: 02/08/2017, 12:17
    3. quando usar 2x4 ou 4x4 ?
      Por Luis-SP no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 23
      Última resposta: 25/04/2012, 20:47
    4. Respostas: 5
      Última resposta: 12/11/2011, 20:51
    5. 4 X 4 Como E Quando Usar As Alavancas?
      Por Adriano Beserra no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 14/09/2009, 19:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade