x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49
  • #13
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1



    Bom, você deve ter experiência no off-road, mas desculpe o comentário, talvez vc não conheça a estrada a que me refiro ... Ela tem várias curvas em subida, tanto para a direita quanto para a esquerda, por isso, acredito que de 4x2 já seria um exagero de confiança!
    Enfim, agradecido pelas dicas. No frigir dos ovos, acho que o melhor é arriscar no 4x4 sem bloquear, inicialmente. Acredito que a reduzida vai ser indicada quando for subir lá na chuva ...

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #14
    Usuário Avatar de redshift
    Entrada
    05/12/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Caro Edimar
    Por coincidência estive por Ibitipoca agora em julho e enfrentei estradas do tipo que vc mencionou com 4 passageiros à bordo.
    Nas situações mais extremas liguei o bloqueio e a reduzida mesmo no seco e o jipinho subiu tranquilo. Na maioria das situações 4x4 e 1 ou 2 de marcha deu conta legal. Quando choveu a reduzida foi fundamental para descidas muito íngremes; parecia um trator grudado na estrada. Enfim, o carro (AT) teve um desempenho excelente.
    Um abraço

  • #15
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Agora você também entendeu do que estou falando ...

    Realmente lá é meio complicado em determinados trechos. Areia e pedras soltas em alguns trechos e terreno bem argiloso em outros, com muita sombra provocada pelas árvores e muita suida íngreme ... A questão que a estrada na qual eu já passei muito com carro comum, Fusca, Brasília, consegue ser um pouco pior do que a que leva ao parque, daí você tem noção melhor sobre a preocupação. Em breve pretendo fazer um curso de pilotagem em 4x4 para aproveitar melhor o "equipamento".

    Mas sei que é um jipe nascido para isso e nesta semana, finalmente, acho que vou ter a oportunidade de testar "in loco"!


    Abraços,
    4X4 Brasil
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #16
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Agora você também entendeu do que estou falando ...

    Realmente lá é meio complicado em determinados trechos. Areia e pedras soltas em alguns trechos e terreno bem argiloso em outros, com muita sombra provocada pelas árvores e muita suida íngreme ... A questão que a estrada na qual eu já passei muito com carro comum, Fusca, Brasília, consegue ser um pouco pior do que a que leva ao parque, daí você tem noção melhor sobre a preocupação. Em breve pretendo fazer um curso de pilotagem em 4x4 para aproveitar melhor o "equipamento".

    Mas sei que é um jipe nascido para isso e nesta semana, finalmente, acho que vou ter a oportunidade de testar "in loco"!


    Abraços,
    Não precisa ser reduzida, mas se for ligar o 4x4 já seleciona o Part Time (bloqueio do dif central), pois usar o 4x4 full time em subida escorregadia, tanto por cascalhos como por lama, é pior, pois uma roda que fique sem aderencia tira a tração das outras tres. Lembre-se, curva fechada em subida ingreme sempre uma roda traseira sai do chão.. se tiver assim e em 4x4 full time vai voltar pra tras!

  • #17
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Sérgio, explica melhor ... Quando eu mudo a alavanca para a reduzida (último estágio) não significa que o bloqueio do diferencial não está acionado também?

    Mas acredito que entendi a sua dica, ou seja, em subida íngreme, ao invés de subir somente com o 4x4 acionado (primeiro estágio), eu ligo o segundo (bloqueio do diferencial central) e somente se o terreno estiver muito ruim eu uso a reduzida (último estágio). É isso?

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #18
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Perfeito entendimento Edimar. As configurações da tração da TR4 são quase que perfeitas. Digo quase porque falta uma opção nela, e que faz muita falta, que seria a reduzida sem o bloqueio do dif central. Caso necessite manobrar com uma carreta, onde precise de torque, mas em terreno com alta aderencia, não vai poder usar a reduzida. Ou então uma subida muito, mas MUITO ingreme, com asfalto, também não vai poder usar a reduzida. Tem um exemplo aqui em Curitiba, que é o final da subida no Morro dos Perdidos, que asfaltaram porque nem 4x4 tava subindo mais... mas pense em uma subida forte e com curvas fechadas.... nesse caso o ideal é usar reduzida.

    Resumido voce tem.

    4x2 - Uso normal com economia de combustível e componentes
    4x4 Full Time - Uso do 4x4 com o dif central desbloqueado, para pisos com alta aderencia. Ótimo para asfalto em dias de chuva.
    4x4 Part Time - 4x4 com dif bloqueado. Para terrenos com baixa aderencia, como estradas de cascalho, lama, etc.
    4x4 Reduzida - Reduzida com dif central bloqueado. Situações de atoleiro, travessia de rios e subidas fortes na terra, cascalho, lama, etc.

    Lembre-se que existe uma linha tenue entre usar o 4x4 full time e 4x4 part time em estradas de terra normais. Existem casos onde bloquear é melhor e casos que não. Nem sempre o diferencial bloqueado é melhor em estradas de terra normais. Isso voce aprende com o tempo... tem que sentir o carro e isso demora viu.

    Grande agraço.

  • #19
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Explicações para perfeito entendimento, Sérgio!

    Eu comprei o meu primeiro 4x4 agora em maio e estava, além de conhecer melhor o veículo em condições normais, fazendo alguns ajustes necessários, como troca de pneus e algumas buchas da suspensão traseira. Enfim, acho que neste final de semana será a "grande" estréia em estradas ruins e possivelmente em condições realmente inadequadas, por que aqui está fazendo um tempo bem ruim, com muita garoa e alguma chuva. Não era minha intenção fazer esta estréia em condições já de barro, preferia no seco primeiro, mas acredito que com a pequena experiência que tenho com Fuscas e Brasílias, inclusive com uso de correntes, vai dar para me sair bem.

    Vou fazer as experiências considerando as opções que tenho, elencadas por você acima, mas imagino que o que vou usar mais será o 4x4 Part Time e a Reduzida mesmo nos trechos onde realmente "o bicho pega"!

    Semana que vem eu informo como foi.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #20
    Usuário Avatar de Vantil Jr
    Entrada
    26/06/2013
    Local
    Porto Feliz/SP
    Idade
    36
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarde galera!!!!

    sábado agora comprei uma TR4 2003 AT e estou tendo dificuldades para engatar o bloqueio e a reduzida....

    engato o 4x4 .. os "pneuzinho" acende no painel - NORMAL
    qndo engato o bloqueio .. fica piscando o LOCK e não para de piscar.. (engato isso com o carro parado no "N")
    dai tento engatar a reduzida apaga tds as luzes .... (tbm parado no "N")

    será q esta engatado ???
    ou vou ter q levar na concessionária ?
    Pajero Tr4 2003 AT - PU2VPA - 146.520
    Brasilia Cross 1.600

  • #21
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Se comprou na concessionária, leva lá sim... isso tem garantia de 3 meses.
    Pode ser somente o sensor ou então o sistema estar com problema. Na posição da reduzida, o carro anda com as marchas reduzidas?
    Testa o 4x4 também... levanta a traseira do carro com um jacaré no diferencial traseiro de modo a tirar as duas rodas traseiras do chão e da uma arrancadinha leve(só pra sair o minimo do lugar). Se andar é pq tá engatando pelo menos.

  • #22
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Sérgio, conforme comentei, no final de semana foi um teste "leve" por que lá havia chovido fino e havia barro, mas nada de exagerado. O TR4 parece mesmo ter nascido no barro, se sente à vontade e não dá um mínimo de trabalho. Em locais onde eu já subi com dificuldade em carro sem tração, para ele foi um passeio. Não precisei usar a reduzida, apenas testei o bloqueio e funcionou tudo muito bem. Agora é pegar a mesma estrada com chuva prá ver como vai ser a diversão ...

    Vantil, eu não conheço o funcionamento dos automáticos, mas no meu mecânico, quando se muda a alavanca e fica piscando depois da mudança, é por que não engatou correto. E quando se desengata, fica piscando por alguns segundos. O próprio manual fala que, nestes casos, basta andar um pouco que as luzes param de piscar. Siga as dicas do Sérgio, leva na concessionária, se comprou lá ou então, leva num mecânico para fazer os testes, se o problema persiste.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #23
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Sérgio, conforme comentei, no final de semana foi um teste "leve" por que lá havia chovido fino e havia barro, mas nada de exagerado. O TR4 parece mesmo ter nascido no barro, se sente à vontade e não dá um mínimo de trabalho. Em locais onde eu já subi com dificuldade em carro sem tração, para ele foi um passeio. Não precisei usar a reduzida, apenas testei o bloqueio e funcionou tudo muito bem. Agora é pegar a mesma estrada com chuva prá ver como vai ser a diversão ...

    Abraços,

    Edimar, muito cuidado nessa hora... você está entrando em um caminho sem volta hein???? 4x4 vicia e não tem cura!!! heheheheh

    Grande abraço e vai postando aí suas experiências....

  • #24
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    57
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Sérgio, vai virar um vício, não tenho dúvidas! O troço é empolgante mesmo. O melhor dos dois mundos eu nem sabia que ia viver: estradas ruins, muita subida, uso do 4x4 em 70% do trecho e do bloqueio em outros e o consumo ficou nos 8,67 km/l. Prá mim fazer o que ele fez e ainda beber relativamente tão pouco já foi uma grata surpresa!

    Já estou ansioso pela próxima oportunidade ...

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Quando Usar o 4X4 num veiculo 4WD
      Por Homero Nepomuceno Duarte no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 25/04/2018, 12:21
    2. Overdrive - quando usar?
      Por Luiz Castilho no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 19
      Última resposta: 02/08/2017, 12:17
    3. quando usar 2x4 ou 4x4 ?
      Por Luis-SP no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 23
      Última resposta: 25/04/2012, 20:47
    4. Respostas: 5
      Última resposta: 12/11/2011, 20:51
    5. 4 X 4 Como E Quando Usar As Alavancas?
      Por Adriano Beserra no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 14/09/2009, 19:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade