Colegas,

Tenho uma Pajero Full GLS 3.2, 2008/2008, e gostaria de compartilhar um caso para saber se outros colegas já passaram por isso.

No feriado do carnaval, completei o tanque com diesel S500 no posto onde costumo abastecer (de certa confiança) e iniciei viagem, 400 km depois acendeu a luz de diagnóstico do motor/câmbio (aquela bomba na cor alaranjada), parei em um posto, desliguei e liguei o veículo, nada mudou, consultei o manual que informou que não era necessário reboque mas que eu deveria procurar uma concessionária tão logo fosse possível, continuei viagem, sem notar qualquer diferença no desempenho, na fumaça ou no barulho, rodei mais 150km e cheguei ao meu destino marcando meio tanque (isso mesmo faço 12km/l na rodovia, andando a 100km/hora - pé bom).

No entanto, não consegui oficina para verificar o problema face ao feriado. Felizmente eu já havia adquirido um filtro de combustível original e estava com ele, então consegui trocá-lo num posto de combustível mesmo. Como esperado a luz não apagou, cheguei a desligar a bateria (mesmo sabendo que teoricamente posso perder registros de erro que ajudariam no diagnóstico do problema) com o intuito de apagar a luz para ver se acenderia novamente, mas não adiantou.

Abasteci novamente com S500 em outro posto de confiança, passei uns dias rodando na cidade e tudo normal, mas a luz continuava acesa, ao regressar, depois de 100km rodados na rodovia a luz apagou sozinha, rodei mais 450km e não acendeu mais, cheguei em casa, abasteci novamente, rodei outros 200km na cidade e nada da luz acender.

Noto que meu pajero está com 100.000 km, todas as revisões foram feitas na Mit até os 90.000 km, já estava na hora de trocar o filtro de combustível mesmo, por isso eu já havia comprado. Com 52.000 Km (ainda com o proprietário antigo) essa mesma luz acendeu e ele foi na MIT e trocaram filtro, fizeram limpeza do sistema e apagaram o erro e enfiaram a FACA.

Então pergunto: teria sido alguma sujeirinha que passou pelo filtro, entrou no sistema de injeção e depois se soltou sozinha? ou poderia ser outro problema. Acredito que seja um problema relativamente comum face a qualidade do nosso Diesel, mas a solução "automática" é que me espantou.

Até mais,

Gilson