x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Question Desengate da roda livre - L200 Triton 2009 A/T Diesel




    Boa tarde srs,

    Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

    Agradeço pela atenção de todos,
    Gustavo Carvalheira

  • #2
    Usuário
    Entrada
    24/08/2012
    Local
    Palmas/TO
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por gustavocarvalheira Ver Post
    Boa tarde srs,

    Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

    Agradeço pela atenção de todos,
    Gustavo Carvalheira
    Bom dia Gustavo
    Normalmente ela desengata imediatamente, vc pode ter um problema na válvula solenoide, este sistema, ao lado da válvula, tem uma válvula branca conectada com as mangueiras que é de uma via só se ela tiver com defeito pode ocasionar isso também, quanto a ocasionar problemas no conjunto de diferencial não se preocupe, pois é como se estivesse engatado. No 4x4 vc pode engatar até 100km e andar até quanto der, ela vai consumir mais combustível. Peça ao seu mecânico de confiança conferir o sistema todo, a embreagem da roda livre, a válvula solenoide e as mangueiras.

    Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos ai.

    Vitor Balbino

  • #3
    Citação Postado originalmente por gustavocarvalheira Ver Post
    Boa tarde srs,

    Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

    Agradeço pela atenção de todos,
    Gustavo Carvalheira
    Isso é normal e não desgasta nada. A RL fica engatada enquanto o conjunto da tração estiver sob tensão.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Srs, obrigado pela pronta resposta!

    Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
    Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

    P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

    Sds,
    Gustavo

  • #5
    Usuário Avatar de vitor_grotmann
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Balneário Camboriu/SC
    Idade
    37
    Posts
    545
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gustavocarvalheira Ver Post
    Srs, obrigado pela pronta resposta!

    Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
    Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

    P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

    Sds,
    Gustavo

    cara não seise é verdade, mas me disseram que se não consegue desengatar a traçãodo carro , mesmo mudando a alavanca ela não muda é só tirar uma das rodas o chão que ela desengata, não sei se é verdade pq nunca precisei.

    abraços
    Desatolo Ecosport por R$ 10,00.
    PAJERO GLS B
    2800 TURBO INTERCOOLER 1999
    "PAJEROSCA"



  • #6
    Citação Postado originalmente por gustavocarvalheira Ver Post
    Srs, obrigado pela pronta resposta!

    Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
    Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

    P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

    Sds,
    Gustavo
    Sempre subi a serra de Petrópolis com 4x4 ligado, tanto com a Triton quanto a Ranger que tive mesmo com a pista seca. Nunca tive problema nenhum.
    É muito mais seguro em 4x4 e só subo me 4x2 se for em velocidade abaixo de 40km/h.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Ótima notícia Walter, e quando você chega no alto da serra, e desengata a alavanca para 4x2, a luz verde (4x4) do painel apaga na hora, ou demora um pouco?

    Sds,
    Gustavo Carvalheira

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Question

    Bom srs,

    resolvi fazer um teste bem trivial para saber se existe de fato problemas com minha Triton, peguei uma do mesmo ano em uma agência para fazer test drive.

    Bom, o que verifiquei é que o comportamento da luz de 4x4 é o mesmo, e verifiquei ainda que quando desengato a alavanca de 4x4 ela continua acesa, e só apaga após um tempo, talvez após aliviar todo o vácuo da válvula, ou entáo quando faço uma curva fechada (dobro uma esquina, um retorno, entro na garagem). Desta forma ela apaga na hora talvez pelo fato de esterçar o volante force o desacoplamento da roda livre.

    Porém, ainda continuo com a dúvida se rodar com os semi-eixos acoplados à roda, pode danificar o sistema, mesmo que com a alavanca em 4x2. Rodar em asfalto seco, claro.

    Sds,
    G Carvalheira

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/06/2012
    Local
    aracaju/SE
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Para ela desengatar, as vezes ela fica meio que presa e demora, tenta dar uma ré de leve e depois pra frente novamente, com a alavanca no 4x2, ela deve desengatar.
    Quanto rodar no asfalto seco, se o carro não tiver bloqueio central, como as tr4 e full, ela acarreta num desgaste prematuro e força todo o conjunto pois não alivía as rodas numa curva por exemplo, trabalhando assim com o sistema forçado.

    att,

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Question

    Bom dia srs,

    Hoje pela manhã fiz um novo teste, com o objetivo de identificar se o sensorque ativa a luz do 4x4 está no engate da tração (transmissão + cardan) ou se está na roda livre.

    Levantei o carro no elevador e coloquei no D, as duas rodas traseiras iniciaram o giro e as dianteiras permaneceram paradas. Então engatei o 4x4 na alavanca, e a roda dianteira iniciou o giro e a luz verde acendeu. Com os rodas girando, desengatei a alavanca e a roda da frente parou de girar. Porém, para minha decepção, a luz verde apagou na mesma hora. Isso pode significar duas coisas: Ou o sensor fica no engate da tração (transmissão + cardã), e nesse caso mesmo com a alavanca no 4x2, enquanto a luz verde não apagar eu não posso sentar o pau no asfalto seco pois a tração ainda está engatada. Ou o sensor fica realmente no sistema de roda livre e pelo fato do carro estar levantado e sem carga, a roda desconecta na mesma hora que se coloca a alavanca no 4x2. O que não acontece quando o carro está rodando normalmente, mesmo que devagar e em linha reta.

    Na verdade meu objetivo com estes testes é ter certeza que quando ponho a alavanca no 4x2, mesmo que a luz não apague, eu posso sentar o pau porque a tração já desconectou e somente a roda livre ficou, o que não me impede de rodar no asfalto seco.

    Será que alguém pode me dizer se estou certo ou errado?

    Sds,
    G Carvalheira

  • #11
    Amigo, já falei isso lá atras. Tudo isso é normal. A Tração e a RL só desengatam quando a tensão no sistema acaba. No elevador o sistema nunca fica sob tensão e a Tração desengata imediatamente. Nas picapes e jipes mais antigos você nem conseguia mover a alavanca de 4x4 para 4x2 enquanto a tração estivesse sob tensão.

    Para aliviar a tensão é só dirigir e virar para um lado ou outro que ela desengata. Ré não adianta. Em fim, não tem que fazer nada é só andar pra frente que assim que der, a luz vai se apaga sozinha. As vezes demora, as vezes apaga imediatamente. É normal.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Question

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Amigo, já falei isso lá atras. Tudo isso é normal. A Tração e a RL só desengatam quando a tensão no sistema acaba. No elevador o sistema nunca fica sob tensão e a Tração desengata imediatamente. Nas picapes e jipes mais antigos você nem conseguia mover a alavanca de 4x4 para 4x2 enquanto a tração estivesse sob tensão.

    Para aliviar a tensão é só dirigir e virar para um lado ou outro que ela desengata. Ré não adianta. Em fim, não tem que fazer nada é só andar pra frente que assim que der, a luz vai se apaga sozinha. As vezes demora, as vezes apaga imediatamente. É normal.
    Pois é Walter, mas o fato da luz verde ainda estar acesa após a mudança na alavanca para o 4x2, significa que ainda está no 4x4? Ou só significa que a roda livre ainda não desconectou? Entendo que o engate do 4x4 é mecânico na alavanca, a roda livre que pode ficar engatada um pouco mais de tempo até aliviar todo o vácuo ou aliviar a pressão no sistema.

    Correto?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 triton 2009 v6
      Por d_a_n_51 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/10/2011, 01:10
    2. Hilux 2008 mt 4x2 X l200 triton 2009 aut 4x4
      Por Izepom no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 24/09/2011, 20:31
    3. L200 TRITON 3.5 V6 2009 - Vendo
      Por MCeano no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/03/2011, 20:40
    4. L200 triton 2009
      Por jucaa no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 01/03/2010, 18:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade