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  • #1
    Usuário Avatar de schinzel
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    Question Informação Cambio AT Pajero Sport




    Pessoall,

    Comprei uma Pajero Sport SE 2.8 e realmente o carro é muito bom.

    Das primeiras impressões que tive.

    É a mais confortável das SUV que tive.
    O Cambio automático é muito bom e trocas são suaves.
    Posição de dirigir muito boa.
    Pouquíssimo barulho / ruído.

    Enfim todas as qualidades de um digno veículo sangue Japonês.

    A única coisa que falta são alguns CV a mais, mas com o transito dos dias de hoje não estão fazendo falta.

    A minha dúvida do cambio automático é a seguinte.

    Andando na estada observei que quando estou a +- 100/110/120 km/h, há uma certa oscilação dos RPM coisa de 100RPM e parece que ela fica trocando de marcha como estivesse na 4ª marcha e logo em seguida entrasse no overdrive e vai e volta.

    Mandei uns e-mails para oficinas especializadas em Mitsubishi aqui em Curitiba e de uma delas obtive a seguinte resposta :

    "Isso é um problema no sensor LPS(sensor de posicao do acelerador)
    localizado na bomba injetora. Dependendo do caso, pode ser feito ajustes ou se necessário a troca do mesmo. "

    Antes de eu parar e ficar achando coisas, gostaria de saber a opinião dos outros proprietários de L200 / Pajero AT.

    Alguém já passou por esta situação ?

    Agradeço as informações,

    Abs.
    Pajero Sport SE 2.8 / Frontier CS 4x2
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  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Além da peça mencionada pela oficina, que parece correto, é muito importante verificar o nível e a qualidade do óleo da caixa.
    Nível de óleo um pouquinho acima do máximo produz espuma e consequentes falhas no câmbio.
    E boa sorte com a viatura.

  • #3
    Usuário Avatar de schinzel
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    Glaicon,

    Minha Pajero possui apenas 75mkm e todas as revisões foram feitas na MMC, irei verificar todas as NF e espero que tenha a informação da troca de óleo da caixa.

    De qualquer forma quero estar munido de informações antes de parar a Pajero em alguma oficina.

    Obrigado das dicas.

    Abs.
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  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por schinzel Ver Post
    Glaicon,

    Minha Pajero possui apenas 75mkm e todas as revisões foram feitas na MMC, irei verificar todas as NF e espero que tenha a informação da troca de óleo da caixa.

    De qualquer forma quero estar munido de informações antes de parar a Pajero em alguma oficina.

    Obrigado das dicas.

    Abs.
    Pelo que me lembre a troca na Mit do óleo do cambio AT só na revisão de 80.000km (se o veiculo não apresentar qualquer problema é lógico).

    Um abraço
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #5
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    Marcelo,

    Fui conferir no manual.

    De fato a troca do óleo do cambio é para ser realizada com 80mkm.

    Nas NF de manutenção da Pajero consta troca de óleo da Caixa com 60mkm em 2008 na Concessionária.

    Consta também um serviço/produto para FLUSH na Caixa.

    Abs,
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  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por schinzel Ver Post
    Marcelo,

    Fui conferir no manual.

    De fato a troca do óleo do cambio é para ser realizada com 80mkm.

    Nas NF de manutenção da Pajero consta troca de óleo da Caixa com 60mkm em 2008 na Concessionária.

    Consta também um serviço/produto para FLUSH na Caixa.

    Abs,


    Será que trocaram o filtro? Se fizeram flush com essa KM(que normalmente é feito com óleo de cambio (vão colocando óleo novo até sair limpo)e não produtos)deveriam ter trocado o filtro, pois provavelmente detectaram algum problema no óleo. Na minha opinião, não adianta tomar banho e não trocar a cueca...

    O filtro original deve custar uns 2..,00 reais na MIT (muito menos que o óleo Castrol específico que é caro d+)

    Fui na Mit na semana passada e vi que a revisão de 80.000km custa uns 2000,00 e trocam todos os óleos (motor, cambio, diferenciais, freio) e filtros do motor, porém não trocam o bendito filtro do cambio.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço
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  • #7
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Calma, pelo que falaram aqui pelo forum, quando entra o over drive/4ª marcha, o conversor de torque é bloqueado, e isso faz diminuir o giro.

    Esse parece que ela fica trocando de marcha, ela sobe e abaixa a rotação, ou ela só varia esses 100 rpm? ela não faz isso em nenhuma outra velocidade/marcha?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #8
    Usuário Avatar de schinzel
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    Carlos,

    Então chega a ser difícil de descrever.

    Torna perceptível quando estou na estada mantendo uma velocidade constante.

    A 100/110/120 km/h ela começa como se estive trocando de marcha e fica subindo e baixando + - 100rpm. Se eu acelero ela para.

    Não percebi em outras velocidades.

    Abs.
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  • #9
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Rapaz, isso não é defeito nenhum não, as caixas das pajeros 2.8 são invecs I ou II, ela tem bloqueio do conversor no overdrive/4º marcha, quando bloqueia faz essa redução ai de rotação, não é defeito não.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #10
    Usuário Avatar de schinzel
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    Então Carlos,

    O detalhe é que ela fica oscilando ela sobre 100rpm e desce 100rpm em fração de segundo e fica fazendo isso até que eu acelere mais ou baixe a velocidade.

    Acho que se ela entra em 4ª ou Overdrive ela deveria baixar a rotação e ficar estável se eu não mudar a aceleração e não oscilando como eu percebo.

    Estou em dúvida, vou continuar pesquisando. Não quero nem ir perguntar na Concessionária, pois já tenho aversão à elas.

    Abs.
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  • #11
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    Pessoal no TR4 AT essa variação existe porem em torno de 500 rpm talvez porque seja a gasolina e o regime de rotação é bem superior ao diesel, a melhor explicação que eu encontrei foi num blog e é a seguinte :
    Fonte : Só Pajero TR4
    Embreagem detravamento (lockup clutch)

    Na última década,todo conversor de torque tem saído com uma embreagem de travamento. Embora seufuncionamento seja bem diferente de uma embreagem convencional, seu efeitoprático é o mesmo: acoplar diretamente o motor à transmissão.

    Quando istoacontece, o óleo deixa de transmitir a força, porque todas as peças doconversor de torque, inclusive o próprio óleo, estão girando à mesmavelocidade.

    Nesta condição, aeficiência do conversor de torque é 100% e o óleo não esquenta, o que diminui oconsumo de combustível.

    Para manter asuavidade da transmissão automática, a embreagem só trava em determinadascondições, e o motorista desavisado nem vai notar:
    · Marchas mais longas (terceira, quarta) que têm menos força;
    · Pisando pouco no acelerador;
    · Não estar pisando no freio;
    · Desenvolvendo velocidade razoável.
    Na prática, estascondições são observadas quando estamos dirigindo em rodovia. No frigir dosovos, a embreagem de travamento é um meio de diminuir o consumo em auto-estrada.

    Esta embreagem éautomática. Seu estado "normal" é desacoplado, e ela sempre desacoplaantes de trocar de marcha. Assim, quando se pisa a fundo na estrada, o carro dádois pequenos trancos, como se tivesse mudado de marcha duas vezes, mas na verdadea primeira "troca" foi a embreagem desacoplando.

    O conversor de torque tem um efeito multiplicador de torque (por isso onome), então quando o motorista pisa um pouco mais, a embreagem"larga" para deixar o conversor trabalhar, mesmo que não haja reduçãode marcha. Isto cria a sensação de haver uma marcha "três e meia",levando alguns motoristas a pensar que seu câmbio tem 5 marchas
    Pajero TR4 2007 AT Gasolina
    www.abatepaulo.com.br

  • #12
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    DESCOBRI O DEFEITO DO CAMBIO;
    A minha pajero dava exatamente o mesmo problema citado acima.
    Condenaram meu cambio, culparam as planetarias do cambio e dai por diante.
    Bom pessoal tenho bom conhecimento mecânico e comecei a estudar o cambio.
    Acreditem o DEFEITO ERA UM ATERRAMENTO QUE VAI NA BOMBA IJETORA QUE AJROXOU O PARAFUSO.
    Apesar de ter conseguido o manual de manutenção do cambio em português ainda não indentifiquei se este fio terra e do sensor LPS ou do sensor de rotação do cambio.
    Gente foi por passe de magica apertei o aterramento o cambio sarou o defeito.
    Quanto ao oléo do cambio usei um oléo importado sintetico que comprei na Barão cambios em SP e troquei o filtro tambem, o resultado foi otimo.
    No manual de reparos deste cambio não consta que o oleo tem que ser aquel castrol original que e muito caro e sim consta oleo dexom 3 ou similar.
    Outra coisa e que aprendi atravez do manual a regular o sensor LPS o que e muito facil de faser.
    Quem presisar de alguma dica dentro daquilo que venho conhecendo dentro desta linha (pajero sport) fiquem a vontade de entrar em contato.
    Atenciosamente Marcelo Branco

    marcelotbranco@gmail.com

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