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Tópico: ajuda dos amigos

  • #1
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    ajuda dos amigos




    caros amigos, estou pedindo ajuda para vcs pois sei que vcs mesmos mexem nos seus carros, e o pessoal da mitsubishi não, olha só o meu problema

    fui trocar a vela de aquecimento da minha pajero full 2.8 e tirei a vela velha numa boa, colocando a vela nova , a mesma estourou o parafuso(gira e não sai do lugar) ficou presa, não consigo tirar nem com reza brava, levei em 3 mecanicos e desses 2 não quiseram nem ver direito e só falavam em deixar o carro para ver se conseguem arrumar, um outro ate tentou mas não tinha as ferramentas certas.

    a pergunta é, alguem ja passou por isso???
    como tiraram a vela???
    to pedindo ajuda pq não sei mais o que fazer enão se alguem puder me ajudar tipo o clemente ou outro amigo que saibe o que fazer eu agradeceria muito.

    abraços
    Vitor
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  • #2
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    Vitor,

    o que estourou? O Parafuso que prende o fio elétrico ou a rosca da vela junto ao cabeçote?!

    Se for a rosca da própria vela junto ao cabeçote, tens um TREMENDO de problema chato em suas mãos. Neste caso o esquema antes de mandar para retífica, seria fazer ela sair girando-a com uma furadeira, puxando para fora e então refazer a área da rosca com Heli-Coil (apenas o início do furo, antes de chegar na parte de vedação).

    Danificar um passo de rosca está no aprendizado de 99,9% dos mecânicos e entusiastas. TODOS um dia espanarão uma rosca! rsrsr

    Por sorte nunca me aconteceu em lugar crítico, por justamente ter aprendido com o erro do meu pai, erro que ele sempre faz questão de repetir quando me vê mexendo no LR ou Jimny.

    Proprietário de um Citroën 2CV durante os tempos de estudante e numa viagem pela Inglaterra durante os anos 50-60, meu pai resolveu substituir as duas velas do minúsculo motor boxer 0.6. Resultado, espanou a rosca da vela de um dos cilindros, pois usou uma chave maior que o modelo que acompanhava o carro; a chave original era pequena justamente evitar o excesso de aperto...

    Após consultar um mecânico local, recomendaram que ele escolhesse uma concessionária Jaguar, pois isso acontecia com relativa freqüência nos modelos da marca, veículos também providos de cabeçotes em alumínio, algo raro na época; apenas motores refrigerado a ar e esportivos.

    Claro, ao chegar na Jaguar, olharam para o motor 0.6 e disseram "what a sweet little engine", algo como "que motorzinho fofinho".

    Em poucos minutos, alojaram uma nova rosca em latão e o 2CV estava de volta na estrada com seus dois cilindros em ação.


    Moral da história: roscas em alumínio requerem MUITA atenção. No LR 300TDI, um cabeçote novo custa uns R$ 2000mil... Num Mit a coisa deve ficar complicada....

    Abraços e boa sorte...

    Clemente


    Citação Postado originalmente por vitor_grotmann Ver Post
    caros amigos, estou pedindo ajuda para vcs pois sei que vcs mesmos mexem nos seus carros, e o pessoal da mitsubishi não, olha só o meu problema

    fui trocar a vela de aquecimento da minha pajero full 2.8 e tirei a vela velha numa boa, colocando a vela nova , a mesma estourou o parafuso(gira e não sai do lugar) ficou presa, não consigo tirar nem com reza brava, levei em 3 mecanicos e desses 2 não quiseram nem ver direito e só falavam em deixar o carro para ver se conseguem arrumar, um outro ate tentou mas não tinha as ferramentas certas.

    a pergunta é, alguem ja passou por isso???
    como tiraram a vela???
    to pedindo ajuda pq não sei mais o que fazer enão se alguem puder me ajudar tipo o clemente ou outro amigo que saibe o que fazer eu agradeceria muito.

    abraços
    Vitor Grotmann
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  • #3
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    não sei se a rosca é a mesma mas acho que vale a pena ver, para parafusos de cabeçote (prisioneiros) tem uma rosca que vende em autopeças(acho que o nome é embuchamento), é um tubo com rosca externa e interna, assim quando espana a rosca, aumenta o furo passa um macho fazendo a nova rosca uiiiii rsrsr, e coloca a peça com trava rosca.

    sabe se a vela vai até a camara de conbustão? se for o problema é a limalha que pode cair lá dentro e o espaço para girar o "vira macho".

    comigo aconteceu com 3 prisioneiro de um motor de um cj3a (go devil) o bloco é de aço tive de refazer o furo e colocar o tal embuchamento tem que colocar travarosca na parte do motor, tem para diversas roscas, o meu serviu o motor de opala.

    afora para tirar a vela é que são elas.... acho que só furando em cima dela mesmo.

    joao

  • #4
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    Se for rosca espanada mesmo, para fazer o serviço tem que desmontar o cabeçote ...

    Antes isso do que complicar ainda mais o estrago.

    Boa sorte velho!
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  • #5
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    clemente, não espanei a rosca, e sim a vela ta girando em falso na parte de cima dela, a parte de baixo estra presa na rosca normalmente, o pode ter acontecido é que eu coloquei a vela meio torta disse o mecanico que levei ontem, o problema é que ninguem consegue tirar a vela pois não consegue girar a vela(ela so gira em cima e na parte de baixo que esta presa no cabeçote ela não gira)
    estou andando com o carro nermalmente, ela só não ta pegando bem pela manhã, não esta vazando compressão e nem fazendo algum barulho estranho, quero ver se essa semana eu consigo dar um jeito nisso, mais tarde vou tirar umas fotos para tentar mostrar pra vcs o tamanho do meu problema.
    abraços a todos
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  • #6
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    Deve ter quebrado o núcleo....

    Bom, a solução seria perfurar o interior da vela, e com cuidado tentar fazer um perfil para encaixar uma ferramenta e sacar o que restou...

    abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por vitor_grotmann Ver Post
    clemente, não espanei a rosca, e sim a vela ta girando em falso na parte de cima dela, a parte de baixo estra presa na rosca normalmente, o pode ter acontecido é que eu coloquei a vela meio torta disse o mecanico que levei ontem, o problema é que ninguem consegue tirar a vela pois não consegue girar a vela(ela so gira em cima e na parte de baixo que esta presa no cabeçote ela não gira)
    estou andando com o carro nermalmente, ela só não ta pegando bem pela manhã, não esta vazando compressão e nem fazendo algum barulho estranho, quero ver se essa semana eu consigo dar um jeito nisso, mais tarde vou tirar umas fotos para tentar mostrar pra vcs o tamanho do meu problema.
    abraços a todos
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  • #7
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    vitor já experimentou puxar a ponta que esta girando?

    joao

  • #8
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    eu vi umas velas destas que tem um envólucro de cobre, que protege o isolamento de ceramica, se sair puxando tem uma ferramenta como esta Extrator Para Parafuso quebrado Com 5 Peça 1/8 a 3/4 lee tools 683838- Cortador de Porcas.

    joao

  • #9
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    Citação Postado originalmente por joao cj3a Ver Post
    eu vi umas velas destas que tem um envólucro de cobre, que protege o isolamento de ceramica, se sair puxando tem uma ferramenta como esta Extrator Para Parafuso quebrado Com 5 Peça 1/8 a 3/4 lee tools 683838- Cortador de Porcas.

    joao
    cara, vc me deu uma ideia, todos os mecanicos tentaram tirar a porca com um alicate de pressão, só que eles usaram um alicate de pressão grande e com esse alicate eles não conseguiam pegar no corpo da vela, vou a procura de um alicate de pressão menor, eu vi pra vender um pequeno a um tempo atrás, amanhã vou dar uma procurada e se achar eu compro e tento soltar a vela, alguem sabe se tem algum problema apertar a vela com um alicate de pressão, problema do tipo quebrar tudo por dentro ou algo assim?

    abraços
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  • #10
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Vitor,

    Qual a possibilidade de dar um pingo de solda entre a parte que está solta e o restante da vela? Tem espaço para isso?


    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #11
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    tem espaço sim, só tem que ver se a solda vai pegar na vela, amanhã vou levar em um torneiro mecanico para ver qual a ideia que ele vai ter.
    abraços


    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Vitor,

    Qual a possibilidade de dar um pingo de solda entre a parte que está solta e o restante da vela? Tem espaço para isso?


    []´s
    Rafael
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  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Melhor saída! Estes caras conhecem os metais mais do que todos nós juntos...

    Eu também iria na solda... Alicate de pressão não rola muito não... Mas se for comprar um, procure os "Vise-Grip":

    Brands - Tools - IRWIN TOOLS

    O resto é bem ±....

    Abs

    Clemente


    Citação Postado originalmente por vitor_grotmann Ver Post
    tem espaço sim, só tem que ver se a solda vai pegar na vela, amanhã vou levar em um torneiro mecanico para ver qual a ideia que ele vai ter.
    abraços
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