o que estourou? O Parafuso que prende o fio elétrico ou a rosca da vela junto ao cabeçote?!
Se for a rosca da própria vela junto ao cabeçote, tens um TREMENDO de problema chato em suas mãos. Neste caso o esquema antes de mandar para retífica, seria fazer ela sair girando-a com uma furadeira, puxando para fora e então refazer a área da rosca com Heli-Coil (apenas o início do furo, antes de chegar na parte de vedação).
Danificar um passo de rosca está no aprendizado de 99,9% dos mecânicos e entusiastas. TODOS um dia espanarão uma rosca! rsrsr
Por sorte nunca me aconteceu em lugar crítico, por justamente ter aprendido com o erro do meu pai, erro que ele sempre faz questão de repetir quando me vê mexendo no LR ou Jimny.
Proprietário de um Citroën 2CV durante os tempos de estudante e numa viagem pela Inglaterra durante os anos 50-60, meu pai resolveu substituir as duas velas do minúsculo motor boxer 0.6. Resultado, espanou a rosca da vela de um dos cilindros, pois usou uma chave maior que o modelo que acompanhava o carro; a chave original era pequena justamente evitar o excesso de aperto...
Após consultar um mecânico local, recomendaram que ele escolhesse uma concessionária Jaguar, pois isso acontecia com relativa freqüência nos modelos da marca, veículos também providos de cabeçotes em alumínio, algo raro na época; apenas motores refrigerado a ar e esportivos.
Claro, ao chegar na Jaguar, olharam para o motor 0.6 e disseram "what a sweet little engine", algo como "que motorzinho fofinho".
Em poucos minutos, alojaram uma nova rosca em latão e o 2CV estava de volta na estrada com seus dois cilindros em ação.
Moral da história: roscas em alumínio requerem MUITA atenção. No LR 300TDI, um cabeçote novo custa uns R$ 2000mil... Num Mit a coisa deve ficar complicada....
Abraços e boa sorte...
Clemente