x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de MarcusForin
    Entrada
    26/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0

    Respiro Cambio Automático TR4 (Projeto Troller) rs




    Estou em um grande dilema, já vedei tudo coloquei o snorkel fiz toda a adaptação na caixa de ar p/ evitar o calço, acabei voltando o original no respiro do diferencial pois é muito mais seguro que elevar o respiro p/ cofre ( porém não esquecer de sempre verificar se a borracha do respiro não está ressecada), finalmente vedei os módulos internos ( 1 embaixo do banco do carona, 1 embaixo da moldura do câmbio e 1 no canto acima pé do carona) com rolopac, isso mesmo rolopac aquele papel de embrulhar carne ficou mega vedado. Falei c/ meu meca e ele me disse que o respiro já era no cofre, porém fui dar uma fuçada e localizei o danado que realmente fica no cofre porém eu acho que ele fica muito baixo ( vou tirar uma foto para visualizar melhor ), agora estou c/duvida no que fazer se aquele respiro funciona como o do diferencial que quando esta sob pressão e é liberado ela incha como uma "bexiga" acho que não vou mexer, mas pelo que pude observar não é do mesmo jeito. Outra coisa que tb observei é que p/ mexer no respiro vai ser FODA pq o lugar é extremamente apertado e de difícil acesso... Alguém já elevou esse respiro? têm alguma ideia de como fazer isso?
    TR4 2004 Envelopada, BF Mud Terrain T/A KM2 + Lift 2" + Skid Plate + Snorkel + Vedação Módulos Internos + Elevação Respiro Câmbio = TR Anfíbio.

  • #2
    Citação Postado originalmente por MarcusForin Ver Post
    Estou em um grande dilema, já vedei tudo coloquei o snorkel fiz toda a adaptação na caixa de ar p/ evitar o calço, acabei voltando o original no respiro do diferencial pois é muito mais seguro que elevar o respiro p/ cofre ( porém não esquecer de sempre verificar se a borracha do respiro não está ressecada), finalmente vedei os módulos internos ( 1 embaixo do banco do carona, 1 embaixo da moldura do câmbio e 1 no canto acima pé do carona) com rolopac, isso mesmo rolopac aquele papel de embrulhar carne ficou mega vedado. Falei c/ meu meca e ele me disse que o respiro já era no cofre, porém fui dar uma fuçada e localizei o danado que realmente fica no cofre porém eu acho que ele fica muito baixo ( vou tirar uma foto para visualizar melhor ), agora estou c/duvida no que fazer se aquele respiro funciona como o do diferencial que quando esta sob pressão e é liberado ela incha como uma "bexiga" acho que não vou mexer, mas pelo que pude observar não é do mesmo jeito. Outra coisa que tb observei é que p/ mexer no respiro vai ser FODA pq o lugar é extremamente apertado e de difícil acesso... Alguém já elevou esse respiro? têm alguma ideia de como fazer isso?
    Marcus, não confie no respiro de diferencial original do diferencial. Minha Pajero 2.8 entrou água no diferencial traseiro ao passar em uma enchente aqui no Rio. A água estava na porta e foi suficiente pra entrar um pouco na cabine também.

    Na verdade, mesmo no Troller, que tem todos os respiros elevados, como em qualquer outro jipe que também tenha ou não os respiros elevados, é lei verificar se houve contaminação dos óleos das caixas e dos diferenciais. Não custa nada verificar, afinal, se demorar 2 minutos, já é muito. Como seu câmbio é AT, o prejuízo pode ser muito grande, então com respiro ou sem respiro elevado não deixe de verificar.
    Agora, vai entender, já tinha passado com a Pajero em lugar mais fundo e não tinha entrado água nos diferenciais e num lugar mais raso, acabou entrando.

  • #3
    Usuário Avatar de MarcusForin
    Entrada
    26/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Marcus, não confie no respiro de diferencial original do diferencial. Minha Pajero 2.8 entrou água no diferencial traseiro ao passar em uma enchente aqui no Rio. A água estava na porta e foi suficiente pra entrar um pouco na cabine também.

    Na verdade, mesmo no Troller, que tem todos os respiros elevados, como em qualquer outro jipe que também tenha ou não os respiros elevados, é lei verificar se houve contaminação dos óleos das caixas e dos diferenciais. Não custa nada verificar, afinal, se demorar 2 minutos, já é muito. Como seu câmbio é AT, o prejuízo pode ser muito grande, então com respiro ou sem respiro elevado não deixe de verificar.
    Agora, vai entender, já tinha passado com a Pajero em lugar mais fundo e não tinha entrado água nos diferenciais e num lugar mais raso, acabou entrando.
    Fala Jorgao,

    Kra isso com certeza sempre que voltar da trilha e passar por alagados tem que conferir todos os oleos.... com relação ao respiro do diferencial achei aqui 2 post de uns meses atras do patto e caito de uma olhada:
    __________________________________________________ __________________________________________________ __________
    com relação aos respiros, me disse um meca que, depois de 10 anos, largou a ccs Mit para fazer "carreira solo", que os diferenciais do Pajero TR4 são "à prova d'água", pois existe uma espécie de membrana, de diafragma nos respiros, que funciona para evitar a entrada de água. Ou, é mão de via única, ela protege para que o ar quente saia, sem deixar que nada entre...


    se isso é verdade, não sei, mas no carnaval fiquei "embaixo" de 45cm de água (entre o chão e o assoalho, sem entrar água no carro) por quase duas horas - até um trator ser desatolado e outro me tirar do meio do corgo na Serra da Canastra e não tive nenhum problema...até hoje pelo menos...hehehehe ( Patto)

    Na verdade não se trata de uma válvula unidirecional, nem um respiro propriamente dito. O "respiro" da TR4 nada mais é que uma pequena "bexiga" obviamente menor e de borracha mais grossa e resistente em cima do "respiro" do diferencial. Quando a pressão interna do diferencial aumenta, temperatura e etc, a "bexiga" incha e alivia a pressão. Em regime normal de funcionamento ela permanece vazia. É um sistema muito inteligente que não deixa água entrar, mas tem a mesma utilidade de um respiro normal.


    É bom inclusive sempre ficar de olho como está essa "bexiga" que fica localizada em cima do diferencial. Sabe como é, trata-se de uma borracha, com o tempo, ela resseca e estraga. É bom sempre ficar de olho e dar uma mexida qdo levantar o carro... (Caito)
    __________________________________________________ __________________________________________________ __________

    O respiro do diferencial me parece muito mais seguro que o do cambio acho que a preocupação é um pouco menor. A principio o do diferencia me parece ser a "prova d´agua", agora aquele respiro do cambio que me intriga e ainda não sei o que fazer com ele rs....
    Vlw abcs
    TR4 2004 Envelopada, BF Mud Terrain T/A KM2 + Lift 2" + Skid Plate + Snorkel + Vedação Módulos Internos + Elevação Respiro Câmbio = TR Anfíbio.

  • #4
    Citação Postado originalmente por MarcusForin Ver Post
    O respiro do diferencial me parece muito mais seguro que o do cambio acho que a preocupação é um pouco menor. A principio o do diferencia me parece ser a "prova d´agua", agora aquele respiro do cambio que me intriga e ainda não sei o que fazer com ele rs....
    Vlw abcs
    Marcus, o respiro da TR4 usa o mesmo sistema do Jimny. Sistema de válvulas. É eficiente para um veículo sem snorkel, na minha opinião.
    Veja nas fotos a comparação do respiro TR4 x Jimny

    -dsc00372.jpg-respiro_jimny_dif_diant.jpg

    Jimny com respiro: Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência - DanBP.org

    Embora seja uma mão de obra barata e fácil, talvez não valha a pena mesmo num veículo a gasosa, a não ser que você frequente bastante trilhas com água e lama, aí realmente compensa.

  • #5
    Usuário Avatar de MarcusForin
    Entrada
    26/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Marcus, o respiro da TR4 usa o mesmo sistema do Jimny. Sistema de válvulas. É eficiente para um veículo sem snorkel, na minha opinião.
    Veja nas fotos a comparação do respiro TR4 x Jimny

    -dsc00372.jpg-respiro_jimny_dif_diant.jpg

    Jimny com respiro: Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência - DanBP.org

    Embora seja uma mão de obra barata e fácil, talvez não valha a pena mesmo num veículo a gasosa, a não ser que você frequente bastante trilhas com água e lama, aí realmente compensa.
    Fala Jorgao,

    Realmente acho tb que não vale a pena mexer, acredito que mantendo a manutenção e verificando o óleo a cada volta de trilha não vou ter grandes problemas.Só não entendi a questão de ele ser efeciente em um veiculo sem snorkel. Pq até onde sei o snorkel só te protege do calço hidraulico, ou seja a aspiração da agua pela entrada de ar no motor... Hoje não deu tempo de tirar foto do respiro do cambio, amanha vou tirar e postar.. Vlw abcs
    TR4 2004 Envelopada, BF Mud Terrain T/A KM2 + Lift 2" + Skid Plate + Snorkel + Vedação Módulos Internos + Elevação Respiro Câmbio = TR Anfíbio.

  • #6
    Citação Postado originalmente por MarcusForin Ver Post
    Fala Jorgao,

    Realmente acho tb que não vale a pena mexer, acredito que mantendo a manutenção e verificando o óleo a cada volta de trilha não vou ter grandes problemas.Só não entendi a questão de ele ser efeciente em um veiculo sem snorkel. Pq até onde sei o snorkel só te protege do calço hidraulico, ou seja a aspiração da agua pela entrada de ar no motor... Hoje não deu tempo de tirar foto do respiro do cambio, amanha vou tirar e postar.. Vlw abcs
    Então Marcus, o que eu queria dizer é que, um veículo sem snorkel não se arrisca muito. Mesmo que um motor a gasosa apague no meio de um rio, com snorkel, não tem porque ficar muito preocupado. É só puxar, fazer uma revisão básica, secar e continuar a trilha. Com veículo sem snorkel, a preocupação é tanta com o motor, que dificilmente se coloca o veículo em situações que chegam a entrar água nos diferenciais.

  • #7
    Usuário Avatar de MarcusForin
    Entrada
    26/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    -img00032-20120608-1146.jpg-img00030-20120608-1145.jpg

    Pra quem tem câmbio automático tá ai o danado do respiro, e diga-se de passagem é bem baixo... (essa foto é de uma pajero que estava na oficina com o motor desmontado pois o dono "ferrou" c/ o motor) Me ajudou bastante a achar uma forma de subir esse respiro. Aonde tem aquela mangueirinha aberta, tem um pino de plastico ( esqueci de tirar foto), mas não me passou nem um pouco de segurança, diferente do respiro do diferencial que é de borracha e parece ser bem funcional. Solução:
    Vou colocar um "cano de metal" não sei como é o nome daquilo que emenda uma parte do caninho de borracha a outra que será do mesmo tamanho de onde está o respiro atual se eu não me engano a mangueira é de 7mm, irei "emendar" e subir até a parte mais alta do motor e colocar o pino de plastico original no final da mangueira que terá a mesma medida do original portanto não mudara em nada a questão de encaixe.

    Problemas:

    Ai onde estou mostrando esta tudo desmontado e parece ser bem facil fazer tudo isso, mas com o motor no lugar vai dificultar muito o serviço, mas acho que apenas desmontando a vareta onde se mede o oleo do cambio acredito que vou conseguir tirar. Assim que mexer e conseguir fazer posto aqui os resultados a quem interessar.
    TR4 2004 Envelopada, BF Mud Terrain T/A KM2 + Lift 2" + Skid Plate + Snorkel + Vedação Módulos Internos + Elevação Respiro Câmbio = TR Anfíbio.

  • #8
    Usuário Avatar de MarcusForin
    Entrada
    26/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    -img00043-20120628-1614.jpg-img00045-20120628-1615.jpgAnexo 356301

    Finalmente projeto finalizado, segue fotos a quem interessar. O que posso dizer é que foi FODA fazer esse trabalho, não tem espaço nenhum p/ mexer é terrível, tirando isso é tranquilo, precisa somente tirar a vareta que mede o óleo do câmbio do lugar e tirar o suporte que segura a mangueira onde fica o respiro, depois tirar a abraçadeira que segura o pino de plastico(respiro) e é só puxar que ele sai, colocar um ''caninho de ferreo'' não sei o nome daquilo p/ unir uma mangueira na outra e colocar a ponta do pino de plastico(respiro) na outra extremidade da mangueira, e vai ficar como na foto acima. Use aquelas mangueiras que aguente calor e pressão.

    Portanto projeto terminado:
    Vedação da caixa de ar e uso de snorkel, vedação dos modulos que estão dentro do carro, elevação do respiro do câmbio automático e respiros dos diferenciais originais pois são bem confiáveis é só manter a manutenção. Agora só preciso testar e colocar o carro a pelo menos 1 metro de água rsrs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img00040-20120628-1614.jpg  
    TR4 2004 Envelopada, BF Mud Terrain T/A KM2 + Lift 2" + Skid Plate + Snorkel + Vedação Módulos Internos + Elevação Respiro Câmbio = TR Anfíbio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Câmbio Automático no Troller
      Por Paulo Fogaça no fórum Troller
      Respostas: 14
      Última resposta: 13/10/2017, 08:26
    2. Duvida Respiro dos diferenciais e câmbio
      Por Miguelmf no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 13
      Última resposta: 06/06/2011, 21:37
    3. Câmbio Automático em Troller!
      Por HenriqueJr no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 23/08/2010, 17:26
    4. Vazamento pelo respiro do câmbio
      Por Sergio Henrique no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/07/2008, 22:21
    5. Respiro de câmbio
      Por caseiro no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/04/2006, 11:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade