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Apresentação e Dúvidas - Pajero Sport AT 2.8 2005

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  • 18/06/2012, 21:03
    Silva_1982
    Caros Amigos, boa noite

    Primeiramente quero pedir desculpas por não participar mais ativamente nos ultimos dias (mês) pois estou em fase de conclusão de MBA então a correria é grande.
    Mas para informá-los, levei a Pajero na concessionaria, unico lugar que troca oleo de cambio da pajero por aqui e mandei trocar todos os fluidos, fiz uma revisão completa nela, segundo o mecanico a caminhoneta está muito boa.
    Mas... quando falei para ele que ela estava baixando agua, ele informou que provavelmente era junta de cabeçote.
    Como comprei a Pajero há pouco acionei a loja, e eles prontamente levaram o veículo para um mecânico o qual tirou o cabeçote fez teste de pressão e constatou que estava 100%, sendo assim só trocou a junta do cabeçote. Ocorre que quando me devolveram a caminhoneta ela estava do mesmo jeito, sem agua, completei o nivel andei mais uns dias e vi que baixou um pouco.
    Tornei a acionar a loja que levou novamente para o mecânico o qual disse que não tinha nada é que era normal a Pajero baixar um pouco de agua.... pergunto isso procede? Alguem saberia me informar?

    Abraço,
  • 19/06/2012, 09:16
    Nando Pires
    Essa é a clássica resposta de quem não encontrou o problema...
    Claro que não é normal baixar o nível de água... Tudo bem completar a água todo mês ou algo assim, mas não é para secar, a não ser que tenha esquentado muito o motor ou esteja escapando por algum lugar...
    Acho que no cabeçote deveria ter sido o último lugar a procurar, após esgotar outras possibilidades mais simples, como em mangueiras e na bomba d'água...
    Minha Pajero passa meses sem baixar água, mas às vezes começa a secar o reservatório... É bem estranho, porque depois volta ao normal... É o fenômeno da "autocura"!!! Mas acabei descobrindo um pequeno vazamento na bomba d'água que, de tão pequeno, às vezes para de vazar... Só descobri examinando o motor frio, pela manhã, e vendo um pouquinho de água embaixo da bomba... Outra observação que já fiz é que quando encho além do limite indicado, algumas vezes o excesso é jogado fora e acaba sendo jogado mais do que devia, baixando o nível...
    Com o tempo e muita observação vamos conhecendo melhor nossas viaturas...
    De qualquer maneira, segunda-feira vai para uma revisão completa, e espero eliminar este vazamentinho...
    Manutenção preventiva é tudo!!!
  • 19/06/2012, 09:32
    Imperador!
    Citação:

    Postado originalmente por Nando Pires Ver Post
    Essa é a clássica resposta de quem não encontrou o problema...
    Claro que não é normal baixar o nível de água... Tudo bem completar a água todo mês ou algo assim, mas não é para secar, a não ser que tenha esquentado muito o motor ou esteja escapando por algum lugar...
    Acho que no cabeçote deveria ter sido o último lugar a procurar, após esgotar outras possibilidades mais simples, como em mangueiras e na bomba d'água...
    Minha Pajero passa meses sem baixar água, mas às vezes começa a secar o reservatório... É bem estranho, porque depois volta ao normal... É o fenômeno da "autocura"!!! Mas acabei descobrindo um pequeno vazamento na bomba d'água que, de tão pequeno, às vezes para de vazar... Só descobri examinando o motor frio, pela manhã, e vendo um pouquinho de água embaixo da bomba... Outra observação que já fiz é que quando encho além do limite indicado, algumas vezes o excesso é jogado fora e acaba sendo jogado mais do que devia, baixando o nível...
    Com o tempo e muita observação vamos conhecendo melhor nossas viaturas...
    De qualquer maneira, segunda-feira vai para uma revisão completa, e espero eliminar este vazamentinho...
    Manutenção preventiva é tudo!!!

    X2!
    Para encontrar o vazamento, coloque um contraste no sistema de arrefecimento de aplique pressão. Depois, com uma luz negra, localize-o.
    Como o colega disse acima, cabeçote, apesar de possível é a última coisa a se verificar.

    Uma pergunta: o cara montou a mesma junta que estava no canto e com os mesmos parafusos?
  • 19/06/2012, 17:34
    D.Rabelo
    Amigo sou novo no fórum entretanto antigo leitor assiduo......a pouscos meses comprei uma Sport SE 2003 muito nova, e antes dela eu tinha uma l 200.
    Pelo que entendi amigo a agua so baixa do reservatorio de plastico, correto? a agua baixa do radiador?
    pois a l 200 bem como a pajero tem aquele reservatório somente para armazenamento de água, não sendo um vaso de expansão como em muitos outros carros......pode inclusive arrancalo puxando para cima que verá que nao tem ligação nenhuma com o motor...
    Na l200 e na pajero sempre baixa um pouco essa agua sim.......sem problema nenhum no motor......agora se baixar no radiador ai sim tem algum problema...
    espero ter ajudado
  • 19/06/2012, 21:19
    Silva_1982
    Caro Nando,

    Este fato que citastes da sua Pajero me tranquilizou, amanhã recebo a minha de volta e veremos como ficou...

    Caro César,

    Segundo o vendedor (que levou no mecanico da loja que me vendeu) a junta foi trocada por uma nova...

    Caro D. Rabelo,
    Exatamente minha Pajero baixa a agua no reservatório plastico, todavia no radiador não notei que tenha baixado nada...

    Prezados,
    A partir de amanhã quando pegar ela poderei testar e lhes informar, espero dar-lhes noticias boas rsss...
    Hoje falando com o vendedor ele informou que foi viajar com a minha Pajero e fez 250 kms... segundo ele quando parou com o motor quente ela estava com a agua um pouquinho acima do nivel (pouco acima da metade do reservatorio plastico, mas quando esfriou o motor no outro dia ela baixou cerca de 2mm se for isso creio ser normal agora, diferentemente de antes.
    No demais a Pajero está 100% na concessionaria quando fiz a revisão o pessoal comentou que ela realmente está mto boa, veremos...
    Quero agradecer vosso auxilio e colocar-me a disposição.
    Se tiverem mais alguma informação, estamos ai.

    Grande Abraço.
  • 24/06/2012, 20:49
    Silva_1982
    Amigos, boa noite

    Graças ao meu bom Deus creio que o problema está resolvido, peguei a Pajero na quarta e até agora agua intacta no nível. Quando ando ela "aumenta" um pouco no reservatorio chegando até o nível maximo permitido e quando o motor esfria baixa um pouco cerca de 5mm abaixo do máximo.
    Maravilha, obrigado pelas dicas aqui obtidas.
    Grande Abraço, e precisando estamos por aí....
  • 25/06/2012, 16:46
    Nando Pires
    Boa, Silva_1982!
    É como eu disse, com o tempo vamos conhecendo nossas viaturas!
    A minha foi prá revisão hoje e dá até raiva a tal da Lei de Murphy, pois todos os probleminhas que eu queria relatar para o mecânico sumiram... Foi só eu decidir parar para a revisão que a viatura "sarou" tudo!!! Não baixou mais água, pararam os barulhinhos que me incomodavam, o desempenho está maravilhoso, o motor redondinho e até a fumaça está bonita!!!
    Vai entender...
  • 25/06/2012, 22:09
    Silva_1982
    hahaha.... amigo Nando, a sua deixou bem mais explícito o ditado que "carro tem sentimentos" rsss

    abraço...
  • 28/06/2012, 21:25
    Silva_1982
    Meus amigos.... qual foi minha expressão no ultimo post?!?! "Carro tem sentimentos" rsss
    E é realmente isto... minha querida Pajero que por aproximadamente uma semana não baixou uma gota d'agua, adivinha agora em um dia secou o reservatorio..
    Deitei embaixo da caminhoneta e vi uma poça d'agua pelo que vi é algo que desce por trás do motor, imediações da junção do motor com a caixa.... então segunda-feira ela volta para o "doutor".... é dose rsssss !!!!
  • 29/06/2012, 10:28
    Nando Pires
    Pois é, foi só eu dar um trato na Jardineira, mandar lavar e pulverizar, que ela ficou "bala", toda linda!...

    Parece até que gostou...
  • 29/06/2012, 12:18
    Carlos A. C. Azevedo
    Tem que ver se não é o selo do bloco que enferrujou e começou a vazar..
  • 30/06/2012, 16:36
    Silva_1982
    Boa dica Carlos, solicitarei a verificação... abraço
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