x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/10/2010
    Idade
    54
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    L200 engata o 4x4 mas nao acende luz no painel




    Pessoal, minha L200 hpe, automatica 2005, estava com as duas tomadas do 4x4 desligadas (as que ficam embaixo do carro). Religuei elas, agora eu engato o 4x4 e sinto que o engate é bem mais forte, assim entendo que os dois diferencias estão engatando, mas nao acende a luz no painel...alias essa luz nao acende quando damos contato na chave...nao sei se isso é normal....alguem poderiam da um help? essas lampada do 4x4 existem nas l200?

  • #2
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Mesmo problema.
    Conseguiu chegar na solução?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/10/2012
    Local
    Humaitá/AM
    Idade
    34
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    To com o msmo problema
    a minha de vez enquando fica piscando em 4x2, em 4x4 tambem, mas nunca acende em 4x4, a maior parte do tempo fica apagada tanto em 4x2 quanto em 4x4.
    ja verifiquei as solenoides da roda livre, esta indo vacuo em uma e retornando pela outra, tanto em 4x2 quanto em 4x4, ai q axo q tbm esta o erro , nao sei bem o esqema de funcionamento, e tambem parou de bloquear o diferencial trazeiro, nao sei qual a ligaçao entre os problemas, mas axo q tem tudo a ver.
    os fios dos sensores q vao na caixa, estao td ok ligados certinhos,
    alguem pode me ajudar ?

  • #4
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Já olharam os interruptores que ficam na caixa de marcha? Pode ser um fio partido ou mal-contato....
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #5
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Vou desmontar neste fds pra verificar se o problema é a dupla dinamica, "Osmar com Tato", em açao...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #6
    Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    35
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por acsg Ver Post
    Pessoal, minha L200 hpe, automatica 2005, estava com as duas tomadas do 4x4 desligadas (as que ficam embaixo do carro). Religuei elas, agora eu engato o 4x4 e sinto que o engate é bem mais forte, assim entendo que os dois diferencias estão engatando, mas nao acende a luz no painel...alias essa luz nao acende quando damos contato na chave...nao sei se isso é normal....alguem poderiam da um help? essas lampada do 4x4 existem nas l200?

    Vou falar pra você o que ta acontecendo, seu carro não esta engatando a tração, apenas o acionador que fica encima do diferencial dianteiro esta travado, ai você engata na alavanca tem a sensação que esta acionada, mas na verdade nao esta acionado então vou lhe passar o procedimento para teste

    1º levanta um lado dianteiro e tente girar a roda com o carro ligado, se estive livre OK, se não a sua valvula acionadora que fica localizada acima do diferencial.
    2º verificar se os sensores do direncial o 4wd e o 4wh estão funcionando
    3º verificar os solenoides que ficam abaixo do filtro de ar, dentro do cofre do motor.


    caso a luz nao acenda de maneira nenhuma no painel, provavelmente seja a central do 4x4, pois mesmo os sensores estragados, no painel deve-se piscar ao acionar a chave.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

  • #7
    Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    35
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Alex Ver Post
    To com o msmo problema
    a minha de vez enquando fica piscando em 4x2, em 4x4 tambem, mas nunca acende em 4x4, a maior parte do tempo fica apagada tanto em 4x2 quanto em 4x4.
    ja verifiquei as solenoides da roda livre, esta indo vacuo em uma e retornando pela outra, tanto em 4x2 quanto em 4x4, ai q axo q tbm esta o erro , nao sei bem o esqema de funcionamento, e tambem parou de bloquear o diferencial trazeiro, nao sei qual a ligaçao entre os problemas, mas axo q tem tudo a ver.
    os fios dos sensores q vao na caixa, estao td ok ligados certinhos,
    alguem pode me ajudar ?
    o bloqueio do diferencial traseiro so é acionado quando esta acionado o 4x4 reduzido, se ele não estiver engatado nao ira acionar o bloqueio.

  • #8
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Pessoal,

    Após muito penar, estudar e me sujar embaixo da viatura, sempre documentando (em vídeo) tudo que fazia, compilei tudo num único vídeo!

    A voz está baixa e enrolada (principalmente no início), para contornar o problema legendei o vídeo todo. Como fiz diretamente no youtube é necessário ligar as legendas, mas logo no início do vídeo tem um aviso apontando para o lugar onde se liga as legendas.

    Testei todos os interruptores em todas as posições e falo da função de cada um, relacionando as operações mecânicas e elétricas envolvidas no ato de selecionar 2H, 4H e 4L. Espero que ninguém nunca mais fique atolado por falta de tração...

    Estou produzindo um segundo vídeo que explica como forçar 4x4, mesmo com problemas elétricos nos interruptores. Sim é possível! Aprendi a fazer isso nessa via-crucis: Depois posto aqui.

    Espero que seja útil a todos:

    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #9
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2

    Muito bom!!!! Parabéns pelo vídeo!

  • #10
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post

    Muito bom!!!! Parabéns pelo vídeo!
    Sérgio,
    Muitas vezes começamos as coisas achando que vai ser rápido, descobrimos muitos detalhes, penamos e ficamos com a informação pra si...
    Como eu já desconfiava que ia dar trabalho resolvi documentar tudo, aproveitei pra estudar tudo, testar cada peça em diversas situações...
    O resultado é esse, e ainda falta fazer um ou dois vídeos só com diagnósticos e dicas de emergência (forçar a 4x4 mesmo com toda a parte elétrica sem funcionar - Tem jeito! isso eu gostei muito no projeto da L200!)
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #11
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:

    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #12
    Ola Pessoal,


    Parabens a todos pela grande qualidade tecnica das informações postadas aqui. Os vídeos do colega jacquesfreitas realmente são muito esclarecedores.
    Eu sou apenas um leitor assíduo, mas desta vez um problema me enrolou mesmo, então aqui estou pedindo ajuda.
    Há alguns meses comprei uma Savana Outdoor 2007/08, tá muito boa, funciona tudo, etc. Testei a tração e redução numa terra e estava tudo ok, exceto pela luz do painel que não se acende em hipótese alguma, mas tudo bem, estava funcionando. Ela também não tinha o botão RD/Lock, aceitei, pois sei que alguns anos/modelo não veio com bloqueio mesmo.
    Ok, chegando em casa, final de semana, hora de dar uma geral, entro embaixo, lá estava a bomba de vácuo do diferencial trazeiro. Abri o painel pra ver se a luz do 4x4 estava queimada (está boa), e lá está o chicote do botão do bloqueio. Opa! Mercado livre, um botão urgente, instalei e funcionou direitinho, depois de ligar a reduzida, é claro. Até a luz piloto do botão pisca e acende quando acopla, se houve até o barulho da bomba de vácuo no diferencial. Porque alguém simplesmente removeria o botão de bloqueio???
    Fui num "mexanico" então pra ver a tal da luz da tração; com base nestes forums, julguei ser a central 4x4 queimada. O mecanico olhou, fez vários testes, inclusive fez acender e piscar a luz do painel fazendo curto nos fios da conexão da central com aquele aparelho de teste que espeta a capa dos fios. Disse que não era a central, espetou uma usada dele e não funcionou do mesmo jeito. Mas disse que eu tinha mais problemas. Não pôde ficar com o carro pois estava com fila no pátio.
    Fui pra casa e testei cuidadosamente tudo. Tração funcionando, mas sem desacoplar o semi-eixo dianteiro (barulhão a 120 Km). Testei as solenoides e uma estava queimada (a azul). Também removi os sensores do cambio (trabalhão, viu) o conector ponta pino parecia ruim e o ponta bola normal. Comprei as duas peças (uma facada), instalei. Agora tudo funciona (testado no cavalete). A frente desacopla quando funciona em 2H, acopla quando vai pra 4H, e o bloqueio funciona quando estiver em 4L.
    Então teimei com a informação do mecanico e concluí inteligentemente que o problema é mesmo a central: mercado livre de novo, uma central por favor (chegou uma MN107598, a minha é MN107598v, não sei a diferença). Chegou, instalei, e.... Não funcionou. Nada da luz acender.
    Verifiquei que os dois sensores do cambio (pino e bola) são ligados em série, e sobem pra dentro da cabine apenas dois fios, pelo lado esquerdo, sob o banco do motorista, que tem corrente quando liga a traçao, e "pisca" a corrente quando passa 4H para 4L e vice-versa, assim como demonstrado nos vídeos do colega jacquesfreitas.
    Pergunto aos colegas: O que pode mais estar acontecendo? Pelos foruns parece não haver mais nada entre a central e o painel, nenhum relé ou fusível. Suspeito de algo como aterramento, mas francamente, faltei aula de elétrica.
    Se alguém tiver uma idéia, por favor compartilhe: a) desenho ou descrição da pinagem da central 4x4 e bloqueio para faciliar os testes; b) diferença entre a central MN107598 e a MN107598v;
    Grande abraço,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Meu painel não acende!!!!
      Por amithai no fórum Mitsubishi
      Respostas: 19
      Última resposta: 25/04/2021, 14:21
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 21/01/2014, 11:29
    3. Luz 4WD no painel não acende...
      Por jvarela no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 09/09/2011, 00:02
    4. Help - Luzes do Painel não acende e TK não pega
      Por Tracker 0442 no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/06/2009, 11:43
    5. Respostas: 2
      Última resposta: 24/10/2007, 17:01

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade