x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Pajero tr4 2010 para cá: Motor hcr "grila", bate pino!




    Caros Amigos,

    Relatei em outro post o problema que tive com um ruído na minha TR4 2010 AT, em que surgiam ruídos quando se subia de baixa para alta rotação, algo como uma "castanhada". Pois bem, levei na Akai, autorizada em Curitiba, na loja do Barigui. Lá os mecânicos ficaram em dúvida, queriam abrir o câmbio, na dúvida, solicitaram que eu levasse o carro na loja da Akai na Marechal Floriano, que é bem maior e é a matriz da rede na cidade. Lá o chefe da oficina estava me esperando. Demos várias voltas com o carro, o barulho surgiu, e o chefe reconheceu. Repetimos o trajeto com outra 2010 e o fato repetiu-se, embora com menos intensidade. Na hora ele citou "pode ser o módulo do catalisador que fica mais perto do coletor de escapamento com o miolo soltou, já aconteceu parecido OU UMA BATIDA DE PINO". Solicitou que eu deixasse o carro para avaliação mais detalhada. Ok, deixei, passou dois dias lá. Ligaram-me, fui buscar o carro. O chefe da oficina, muito atencioso, disse que entrou em contato com a fábrica, gravou o áudio do barulho e enviou por email. Lá na fábrica rodaram com outras viaturas e, segundo ele, ACHARAM NORMAL O BARULHO, ou seja, não era defeito do meu carro e sim uma característica normal, que eu poderia ficar tranquilo, etc. O carro está na garantia ainda, deu-me a cópia do chamado à fábrica em caso de problemas, etc e tal. Ok, o carro parece ter melhorado mas eis que... volta o problema. Decidi pesquisar por conta própria.

    Em sites especializados há vários comentários sobre os motores flex que utilizam alta taxa de compressão passam a bater pino quando abastecidos 100% a gasolina. Até uns dois anos atrás, quando o álcool era vantajoso em boa parte do país (inclusive aqui no Paraná) o fato passou um pouco despercebido. Com a escalada do preço deste combustível e a corrida ao abastecimento com gasolina, a situação ficou mais evidente. Há vários relatos, principalmente com a linha VHT 1.0 e 1.6 da VW, ao que parece, são os campeões da batida de pino. Meu cunhado trocou o Fiesta Sedan 1.6 Flex 2009 dele por não aguentar mais o fato (o motor Rocam da Ford também exibe alta taxa de compressão). Pois bem, eis que vem a Mitsubishi e apresenta o modelo 2010 da TR4, revisto em design e com o motor 4G94 na versão HCR (High Compression Ratio), com a taxa aumentada para 11:1, conforme site da Mit. Não havia relatos (inclusive aqui no fórum) sobre batidas de pino com as TR4 flex até 2009, ao que parece. Nas 2010, parece ser crítico. Quando o álcool era vantajoso aqui no PR sempre usei a TR4 com ele, ao passar para a gasolina começou o drama. Descobri hoje este vídeo no Youtube, do site Notícias Automotivas que, para mim, fechou a questão sobre minhas dúvidas. O ruído que minha TR4 2010, abastecida só com gasolina, é exatamente este que eles gravaram, confiram:



    Pergunto aos amigos do fórum:

    1) Mais alguém com TR4 de 2010 para cá também notou este ruído em seus motores quando abastecidos somente com gasolina?

    2) O posto em que sempre abasteço é de confiança, mas pode ser também algo relacionado à qualidade do combustível? Já ouvi falar que o Paraná é um dos campeões de adulteração, de fato, quando vamos visitar a família no RS e abasteço com gasolina por lá o carro melhora um pouco... mas pode ser impressão.

    3) Em se comprovando que o motor HCR, pela sua taxa aumentada em relação às versões anteriores a 2009, realmente bate pino ("grila"), sendo, portanto, uma falha de projeto na gambiarra feita pela MMC, quais os prejuízos a longo prazo para nós, proprietários? Este motor será menos durável que as versões anteriores?

    Espero que compartilhem suas impressões e críticas. Para aqueles que talvez nunca tenham notado o ruído do "grilo", vejam o vídeo do link acima e apurem os ouvidos quando forem rodar com os seus carros e reportem suas impressões aqui.

    Abraços!

  • #2
    Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    579
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jwalker Ver Post
    Caros Amigos,
    não tenho nenhum problema com meu TR4, mas abasteci com gasolina umas 4x no máximo desde julho/2010....

    vou acompanhar o tópico para saber se mais alguém tem estes problemas...de qualquer forma, o grande preju do consumidor é assumir a despesa para abrir motor/refazê-lo se for necessário ou uma grande briga judicial com a Mit e CCS, especialmente se a garantia já tiver acabado.

    abs e boa sorte


  • #3
    Pois é Patto,

    Completei o tanque com álcool hoje, ficou meio a meio álcool e gasolina. "Forcei a barra" para ver se batia pino e nada. Como vi em outros sites, mesclando os dois combustíveis o problema desaparece. Agora é rodar com álcool uns 3 tanques para limpar o que estiver carbonizado no carro.
    Quando eu só colocava álcool no carro também nunca tinha percebido o problema, nem eventualmente quando viajava até o RS e lá colocava gasolina. Vou trocar de posto para verificar se há problemas por lá também. Mas, repito, como li em outros sites, colocando um pouco de álcool em motores flex com taxa de compressão alta, resolve o problema. Fica o alerta para os demais amigos.

    Abraço!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/11/2010
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Galera, desde do aumento do Etanol, eu nunca mais abasteci com alcool. Estou usando só gasolina direto a mais de 6 meses e nem isso nem algo próximo disso nunca ocorreu. A minha é 2010/11.
    T.L.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/11/2010
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    PS. A gasolina atual já tem mais de 20% de alcool.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/12/2011
    Idade
    39
    Posts
    33
    Agradecimento: 1
    Tenho uma TR4 comprada em Dezembro de 2011. Nunca abasteci com álcool, sempre 100% Gasolina comum. Nunca ouvi nenhuma grilada no motor.

    Mas amigo, se com álcool a sua TR4 para de grilar, fique tranquilo que com certeza o problema está relacionado ao tipo combustível utilizado.

    Moro no RS, e temos em casa também uma Montana 1.4 Econo.flex 2009 e a mesma se abastecida com 100% gasolina, grila, e grila muito, principalmente em dias frios.

    Se abastecido o tanque com 100% alcool, não grila. Se abastecido com 20% alcool e o resto com gasolina, não grila. Se abastecido com 10% alcool e o resto gasolina, grila menos, mas grila.

    Parece ser uma característica normal dos motores flex. Solução apresentada pela concessionária GM da região: atrasar o ponto do motor. Solução minha: abastecer ao menos 10 litros de alcool em cada abastecimento.

    Resolvi o problema.

  • #7
    Usuário Avatar de suski
    Entrada
    15/04/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    43
    Posts
    73
    Agradecimento: 1
    Amigo, uma vez tive este problema (pelo menos parecido) com um carro da Ford. Depois de algumas idas em diferentes mecânicos veio a explicação: pressão baixa da bomba de óleo. Depois que trocaram a bomba bichada, o carro voltou ao normal e o barulho de castanholas (causado pelos tuchos possivelmente) parou. Não sei se ajuda, mas...

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Não é normal bater pino , (detonação) mas o meu gol power G5 2011 as vezes bate com gasolina . esses motores flex com alta taxa de compressão são equipados com sensores de detonação ; que atrasam o ponto de ignição para prevenir a batida de pino .
    Os ford zetec rocam e os Vw VHT são equipados com esses sensores . possívelmente o motor do TR4 tb é . e vale a pena dar uma olhada nesses sensores para ver se estão ok . porque se não tiverem a detonação acontece mesmo. e sem dó .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #9
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Amigos, não é o mesmo carro, mas esse problema de detonação já foi identificado em vários carros.
    Tem um vídeo no Youtube que fala dele...



    Aliás, recomendo a assinatura do canal dele, tem muitas coisas interessantes: ADG0068 - YouTube
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Amigo, a minha 2011 só "bebe" gasolina e bate o pino mesmo...

    Vou fazer o teste com etanol pra ver...
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #11
    Citação Postado originalmente por Sem Loção Ver Post
    Amigo, a minha 2011 só "bebe" gasolina e bate o pino mesmo...

    Vou fazer o teste com etanol pra ver...
    Olá Sem Loção e demais amigos,

    Continuo na mistura álcool e gasolina e o motor está redondo, sem grilos ou barulhos estranhos. Como disse acima, vou rodar um pouco só com etanol para limpar o motor, é o recomendado em casos como o meu, em que o motor grila, mas ao misturar álcool, o problema desaparece, Após isto, vou colocar somente gasolina em um posto de maior confiança, rodar com o carro e postar as impressões aqui para vocês. Enquanto isto, quem tiver mais experiências, vai dividindo conosco!

    Abraços a todos!

  • #12
    A minha TR4 não 'grila' com gasolina, mas a potência é consideravelmente menor, principalmente em dias mais quentes. Claramente é um motor feito para usar álcool, e gasolina como plano B.

    Agora que começou a esfriar no Sul, fica suportável, mas no verão fica uma lesma. Imagino que se algum sensor não estivesse funcionando, ia tentar andar mais rápido e grilar também.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 22
      Última resposta: 05/02/2010, 22:48
    2. "Banguela" e Quebra dos Sincronizadores tipo Pino
      Por T.T. Rex - Tio Balú no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/04/2009, 22:22
    3. Vitara "batendo o pino"
      Por Edu Naressi no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 01/08/2007, 20:26
    4. Buchas de fixação de amortecedor tipo "pino"
      Por Nando no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/10/2004, 01:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade