-
Olá Amigos,
Conforme prometido, vamos ao desfecho deste caso que postei aqui em abril.
Abasteci o carro três vezes consecutivas com etanol em um posto Petrobras com combustível de boa qualidade. A batida de pino sumiu enquanto utilizando etanol. Em seguida, voltei a abastecer somente com gasolina aditivada, em um posto Ipiranga e Petrobras, tanto em Curitiba como em Caxias do Sul, para onde viajei no último feriado. A "limpeza" com etanol funcionou, em diversas situações em que "forcei a barra", o motor não mais bateu pino!
Recordando: minha TR4 comeceu a bater pino com gasolina, isto eu abastecendo sempre em um posto de confiança (vários vizinhos abastecem lá) aqui no bairro. O posto não tem bandeira. Assim, como o motor voltou ao normal com gasolina, a suspeita agora recai sobre o posto, que pode ter mudado de "fornecedor" ou a "batizar" a gasolina por conta própria. Lamentável.
-
Tive o mesmo problema que relataste. Em um posto Petrobrás que abastecemos há anos, com preço competitivo em relação aos demais postos, abasteci a TR4 de minha esposa e, na época, minha Pajero Sport. Ambos os motores passaram a grilar. Coloquei produto descarbonizante nos tanques dos dois veículos pensando que pudesse ser carbonização (embora o carro de minha esposa tivesse apenas 5.000 km). Deixamos de abastecer lá e nunca mais o problema voltou. Com o passar do tempo, retornamos a abastecer no mesmo posto e não detectamos mais o problema, o que também me faz pensar que aquela gasolina estava fora da especificação, pra não dizer outra coisa.
-
Oi Pessoal,
Desculpem a demora em postar aqui, é a combinação trabalho demais com criança pequena tocado horror em casa, hahaha...
Enfim, já faz um bom tempo que estou só usando gasolina aditivada na TR4, realmente não bateu mais pino. Só estou abastecendo em postos Ipiranga e BR, que, dizem, são menos "adulteráveis". Estou tomando o cuidado de a cada dois tanques de gasolina, usar um somente com etanol. E assim vamos sobrevivendo à esta vergonha que é a qualidade e a fiscalização do combustível nacional. Não esqueçam que moro no estado (PR) onde você vai no posto e compra um litro de gasolina, o que não significa que você está levando 1000 mL da mesma...
Abraços!