Você não falou quantos anos tem a sua viatura, mas eu verificaria a válvula termostática, que pode não estar abrindo completamente.
Faria ainda uma limpeza do radiador.
As TR4 não tem histórico de fervura.
E boa sorte.:concordo:
Versão Imprimível
Muito estranho essa situação, contudo, a cor do aditivo não tem muita relação entre fabricantes, por exemplo não quer dizer que todo aditivo verde é orgânico, ou possui etilenoglicol, cada fabricante tem sua cor preferida, o que vale mesmo é a composição deste. Verifique com é o recomendado para a Tr4 e procure um de qualidade com as mesmas especificações, não adianta querer pagar barato, está ai o teste do Inmetro que diz que o Radiex (marca muito barata) não passou nas especificações e não atende ao seu proposito.
Quanto a água ferver dentro do reservatório isto aconteceu comigo e não era o aditivo e sim a junta do cabeçote que tinha ido para o espaço, ai amigo se você pensa que o aditivo está caro a sua conta pode ficar um pouco mais elevada.
Se estava normal antes da substituição da correia volta no meca, ele tem que checar o sincronismo desta, pode ser que ficou mal posicionada e que por isto esteja afetando a circulação da água no sistema e outros problemas.
Cuidado para não andar com a viatura nesta situação se expulsar toda a água do sistema pelo vaso de expansão vc pode fritar o cabeçote por falta de arrefecimento.
Pessoal tenho lido bastante sobre o assunto, acontece que comprei uma pajero 2008 2.5 diesel com 150.000 Km e meus problemas começaram.
Mas o que esta me deixando muito preocupado é justamente o caso dela esquentar na rodovia.
Havia um pequeno vazamento na junta do cabeçote e levei a um mecânico que sugeriu a troca da junta, como precisava trocar as correias achei que seria melhor trocar tudo.
Pois bem foi ai que começou os problemas, após a troca da junta do cabeçote e a junta do carter tambem quando ando em rodovias a caminhoneta esquenta a ponto de ter que parar.
Levei a um proficional referencia em turbinas o qual me disse que o sistema de pressurização esta ok, levei a um proficional de radiadores e ele me sugeriu a troca da tampa de cima do radiador que estava trincada, troquei e nada de parar de esquentar.
Verifico na minha garagem todos os dias algumas gotas de óleo mesmo após estas mexidas...
Estou trocando nesta semana a bomba de agua e a tampa do radiador, espero que isso resolva o problema.
Verifiquei que não esta baixando agua e nem misturando com óleo.
Tambem vou levar para ver se os bicos injetores estão bons pois ela esta perdendo potencia depois de algum tempo andando e o consumo ficou muito alto, esta fazendo 6 km por litro na cidade e 7 na rodovia, antes de mexer fazia 8 na cidade e 10 na rodovia.
Tambem fiz o teste de pressão do motor e folgas dos anéis e estão tudo OK !
O mecânico disse que tambem pode ser algum problema no módulo pois a turbina esta ligada direta sem passar pela valvula solenoide, inclusive até troquei esta valvula e tentamos ligar porem não funcionou, falta aterramento no plugue, só esta chegando o sinal em um polo.
Alguem passou por algo assim que poderia me ajudar, pois estou percebendo que o mecânico esta atirando para todo lado para tentar resolver sem saber ao certo a causa do problema e assim estou gastando em coisas que não são necessarias.
Amigo, bom dia
Como esta sua ventoinha e sua válvula termostática? Da uma olhada com carinho nesta dupla.
Outra questão, fazer esses serviços e continuar vazando não eh normal, volte a estes profissionais e faça-os terminar o serviço da forma correta.
Esta usando aditivo e água desmineralizada na proporção correta?
Bom dia pessoal, depois de muitos anos só observando e namorando as viaturas e lendo os tópicos, chegou meu dia, consegui comprar uma pajero sport 2.8 ano 2000 manual diesel
Não sei o quanto os tópicos continuam frequentados com o declínio dos fóruns ante o avanço de outras mídias sociais, mas vamos lá.
Vou ter a oportunidade de refazer a mecânica quase do zero, aí tenho algumas dúvidas simples, como por exemplo:
Vou colocar um radiador novo, o dela ainda é original, qual líquido de arrefecimento vocês recomendam, estava pensando em por o fluído de radiador verde da Wurth que é para motores diesel, que acham ?
Que outros cuidados devo ter ?
Estou fazendo o motor do zero
Boa tarde João, então carinha, sua viatura usa o motor 4m40, esse motor não sofre dos mesmos problemas de aquecimento que o 4d56 das L200 sofre, porém, ele, o 4m40, têm algumas peculiaridades. Esse problema de ela ferver sem motivo aparente, normalmente é por conta da polia viscosa do ventoinha que já deve ter perdido a ação. Na minha Pajero eu travei pois achei mais conveniente, porém, só deves fazer isso se tiveres trocado a válvula termostática e revisado todo o sistema de arrefecimento. Limpando o radiador e trocando o fluido não vai resolver o problema.
Outra coisa que todo mundo deveria fazer, tanto nos 4d56 quanto nos 4m40 é a desativação dos eixos balanceiros. Nos motores 4d56, é bem mais fácil, somente retirar a correia menos abaixo da correia de comando. Nos 4m40 que é o seu e o meu caso, deve-se abrir a tampa dianteira, onde está a corrente de comando e retirar as engrenagens que movem os balanceiros, ainda mais se o motor da sua Pajero tem quilometragem alta e/ou foi retificado.
Digo isso, pois o motor da minha viatura foi retificado no início de 2020 e a mecânica achou que refazendo as buchas traseiras dos dois balanceiros iria funcionar direito, mas é quase impossível deixar os eixos do balanceiro 100% alinhados e balanceados o que acabou por folgar a bucha traseira, dando "fuga" na linha de lubrificação, o que por consequência levou a aumentar a temperatura do óleo e em seguida aumentar a temperatura da água.
Se o seu sistema de arrefecimento está em dia com o fluido e não tem vazamentos na termostática e nem pra dentro do cabeçote e a polia viscosa da ventoinha está 100%, muito provavelmente já esteja acontecendo isso com os balanceiros.
O motor da minha viatura fundiu por esse motivo aí com os balanceiros. Um dos eixos do balanceiro fundiu e abriu muita folga na bucha traseira, que também serve de passagem na linha de óleo. Como abriu folga, o óleo vaza por ali pro cárter novamente ao invés de pressurizar o sistema e percorrer o resto do bloco, aí já viu né!!!
Estou agora na lida de achar um virabrequim original pra poder montar o motor.
Cara, boa sorte aí na sua empreitada e desculpe o textão!! Talvez tenha te atrapalhado mais do que ajudado.
Falou meu caro!!!!!!!
Obrigado pelas dicas Rafa, vou conversar com o mecânico. Estou tentando fazer tudo o mais certo possível para diminuir os riscos.
Vocês recomendam algum tópico aqui do fórum sobre essa pajero sport 2000 diesel ? Que eu possa acompanhar e me informar sobre o carro e suas manhas ?
Outra dúvida, tem como testar a polia viscosa ou o negócio é trocar por uma nova como medida preventiva ?
Eu fiz uma renovação na ventoinha viscosa de uma SW4 e um Vitara. E tem algumas maneiras para testar. Normalmente é uma peça negligenciada.
Veja: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo
João, o gel da polia viscosa endurece bem com o calor do motor, então em tese, após rodar com o carro por uns 30 minutos, você desliga o motor e imediatamente tentar rodar a ventoinha com a mão ela deve girar com muita dificuldade, com bastante resistência ao seu empurrão. É difícil medir isso quando você não tem um padrão de teste de uma boa para uma ruim, mas o que posso te dizer é o que eu obtive por aqui. Antes da troca do gel da viscosa era muito fácil girar com a mão, tinha uma resistência ao toque muito baixa. Depois da troca do gel ficou pelo menos umas 4 vezes mais pesado.
É bem fácil dar manutenção na viscosa. Antes de travar a minha eu comprei o gel pra fazer a troca, abri a viscosa, limpei a meleca toda que tava lá dentro com gasolina e substituí o gel. fechei tudo e funcionou bem por uma semana. Minha polia já estava com folga no eixo e por esse motivo o gel vazou e parou de funcionar, por isso travei ela.
Mas você encontra fácil o gel no Mercado Livre e vídeos explicando como fazer a substituição. Esse gel tem um gradiente a ser observado. Se não me engano o ideal para o Pajero é o de graduação 15.000.
O procedimento que segui no meu Pajero (GLS-B) é semelhante ao que o Ivan postou no link do post anterior para o Hilux, a diferença é que no meu GLS-B não é necessário retirar a mangueira superior do radiador, somente desatarrachar os dois parafusos de cima do defletor do radiador, assim você afasta o defletor e a ventoinha sai por alí!!!
Falou meu caro, boa sorte por aí!!
Boa tarde amigos da Mit.
Comprei minha primeira TR4 Mecanica 2010 ha 5 meses com 163mil Km e para mim estava impecavel , fiz aquela revisao geral e com pouco tempo de uso percebi um pequeno problema nos sensores da bomba de combustível. Nao marcavam direito o nivel do tamque no painel, cheguei a ficar na estrada 2 vezes sem combustivel ,entao tive quer trocar as duas pela marca DS, melhorou bastante, mas ainda nao estao com aquela precisao 100%. Continuo abastecendo logo quando chega no 1/4, antes mesmo de acionar a reserva por precaucao. Enfim quanto a isso acho que consigo sobreviver…kkk. A complicacao maior veio neste final de semana, eu nao esperava! No meio da rodovia andando tranquilo comecou uma fumaca estranha vinda do capo, antes mesmo de olhar o painel, o motor ja cortou e a fumaca nao parava. Encostei ali mesmo e abri o capo. A cabeca do radiador estava trincada na parte superior e saindo muita agua fervendo com vapor. Fui resgatado de guincho e ja levado para mecanica mais proxima de confianca. Eis que sai o disgnostico: queima da junta do cabecote do motor. O mecanico me passou uma lista de pecas para comprar e ai comecaram a surgir as duvidas:
- Junta Cabecote (pode ser qualquer marca? Amianto ou aco) Takao e ruim?
- retífica do cabecote (completa ou somente na junta?)
- Conjunto cabo de vela 16v (precisa ser Bosh ou alguma boa mais barata?)
- Radiador novo ou troca somente o coletor superior dele?
- Qual marca de kit de Correia dentada com tensor e boa e barata?
- Valvula Termostatica (qualquer marca?)
- Sensor de rotacao (qualquer marca?)
- Bomba Dagua (qual marca recomenda?)
- Kit Correia dentada e tensor Takao ou Gates e muito Ruim?
- jogo parafuso do cabecote tem marca?
- Correia de servico nao da pra usar a mesma que estava?
Preciso encomendar essas pecas aqui no interior e nao encontro outras marcas. Alguma sugestao de loja, distribuidora e tambemm se ha preocupacao ao adquirir essas marcas?
Obrigado desde já agradeco a atencao.
Abraco