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TR4 AT só Gasolina ou TR4 AT Flex (consumo)

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  • 27/06/2013, 13:19
    AAssis
    Acabei de comprar minha TR4 há 15 dias ... Com medo do famoso consumo to no controle e andando na maciota...
    Por enquanto tá excelente ... 10,5 km/l
    TR4 07/08 MT GASOLINA
    PERCURSO : LINHA AMARELA / LINHA VERMELHA (bem cedo e no meio da tarde , sem congestionamento!!)
  • 29/06/2013, 21:36
    zecabemfica
    Eu fazia, de 9,5 a 10,5 km/l na gasolina, andando com "pé de pena" (09 flex AT). Enchi o saco de andar na mãnha e agora tô andando normalmente, faço de 8 a 9 km/l e tô feliz da vida! ando com um jipinho que proporciona bastante segurança e razoável conforto, em velocidades até 110-120 km/l. Ontem viajei debaixo de chuva, torrencial mesmo, usando o 4x4, com o carro "grudado" no asfalto heheheheheh
  • 20/11/2013, 21:46
    Streva
    Caramba galera!! Minha TR4 deve estar com algum problema... Tenho ela desde 0km e está fazendo 1 ano que a tenho.
    Nunca consegui fazer mais de 5,5km/l na cidade. Sempre com Gasolina. Já testei de tudo que foi jeito. Na estrada com pé de pluma faz 8,4km/l.
    E agora além disso apagou umas 3x comigo do nada. No meio do transito ela apaga. daí é só colocar a chave na posição desligada e ligá-la novamente e ela sai como se nada tivesse acontecido. Voces já ouviram isso??
  • 26/03/2014, 18:54
    Skandeer
    Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

    Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

    Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

    Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

    1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
    2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
    3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

    Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

    Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

    Aguardo novas experiências e relatos!

    Abcs :grin:
  • 26/03/2014, 23:45
    rdassis
    Citação:

    Postado originalmente por Skandeer Ver Post
    Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

    Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

    Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

    Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

    1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
    2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
    3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

    Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

    Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

    Aguardo novas experiências e relatos!

    Abcs :grin:

    Olá esta aspiração do capeta que vc cita não seria o sistema de canister ?
  • 27/03/2014, 14:31
    Skandeer
    Não sei, estou sem o manual de serviço aqui. Sei que tem um cano que retorna a gasolina não usada para o tanque e outro que "chupa" o ar de dentro do tanque, na parte superior. O sistema de aspiração joga o ar+vapor de gasolina num filtro enorme do lado esquerdo do motor (para quem está de frente) e depois é injetado na admissão. Vou estudar lá e posto novamente a situação ao colega.
  • 28/03/2014, 22:04
    FabioTr4
    Respondendo lá e cá. Discussão boa.
    Ok, legal tua indignação e relatos. Meu pitaco:
    Mas ....(teoria da conspiração)nem sempre as fábricas fazem "coisas erradas" para fornicar os consumidores (eles são economistas que vendem engenharia e design). Tubo que vai e tubo que vem deve ser o Cânister que, na verdade é um economizador de combustível, não o oposto. Reaproveita gases do tanque para a queima ao invés de jogá-los na atmosfera. Sei lá vale a pena conferir.

    Quanto ao enchimento do tanque a média melhoreou pq vc abasteceu com menor quantidade e os desvios vão para o espaço. Se vc abastecer até a boca, andar 10km e reabastecer pode encontrar consumo de 100km/l. Nada como a boa e velha máxima: esvazie o tanque e complete para ver consumo.
    O carro é pesado. E tem toda traquitana de câmbio, caixa de torque, diferenciais, caixas de transferências etc que só roubam energia. Mas procure ver "carros" sedans com o mesmo peso/tamanho e motorização que vc será surpreendido com consumos iguais ou superiores. Só que nenhum deles sobe "parede" como a TR4.

    A TR4 morrerá daqui a alguns anos sem que a MMC se digne a refazer o projeto. Morrerá assim. Motor velho, câmbio trouxa, estrutura que não suporta crashtest sem que o dummie vaporize... e um monte de apaixonados viuvos.

    Já postaram por aí e repito aqui: Tabela de avaliação consumo. TR4 "E"! pronto!
    http://estaticog1.globo.com/2014/01/...leves_2014.pdf

    [s]

    Citação:

    Postado originalmente por Skandeer Ver Post
    Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:

    Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...

    Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)

    Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:

    1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
    2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
    3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.

    Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.

    Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:

    Aguardo novas experiências e relatos!

    Abcs :grin:

  • 28/03/2016, 11:43
    JOSE ESDRES GOMES
    Olá! Vi as postagens sobre consumo da TR4 6,5 a 8, tenho uma 2008 AT e elá na cidade só faz 4,5 km/l pisando leve , como posso melhorar esse consumo?
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