x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3

    Transmissão automática TR4 - Comportamento estranho após parada brusca




    Pessoal:

    Tenho uma TR4 AT 2010 e tenho notado que depois uma frenagem brusca, após o veículo parar totalmente, a transmissão fica "desengatada". Mesmo estando em "D" parece que está em "N" e o veículo não sai do lugar. Ela demora uns 5 segundos para "perceber" que está em "D" e, depois disso, engata normalmente.

    Quando essa situação ocorre não adianta colocar em nem e m "L", o resultado é o mesmo: 5 segundos depois ela engata.

    Isso geralmente não causa problema, pois as paradas geralmente duram mais que os 5 segundos. Mas ocorre frequentemente de ter de arrancar com o veículo antes disso e aí fico em uma situação complicada.

    No contexto dessa situação, após engrenar a primeira marcha, já percebi que a transmissão "estica" essa primeira marcha e só depois de uma desaceleração significativa é que ela joga a segunda marcha.

    Depois tudo volta à normalidade, até a ocorrência de uma nova parada brusca.

    Detalhe: isso só acontece se o carro parar. Se ele continuar em movimento, por mínimo que seja, a "anormalidade" descrita não se apresenta.

    Enfim, queria saber se isso é um comportamento normal da transmissão, para protegê-la de uma desaceleração brusca, ou se é defeito mesmo.

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por BinoTR4 Ver Post
    Pessoal:

    Tenho uma TR4 AT 2010 e tenho notado que depois uma frenagem brusca, após o veículo parar totalmente, a transmissão fica "desengatada". Mesmo estando em "D" parece que está em "N" e o veículo não sai do lugar. Ela demora uns 5 segundos para "perceber" que está em "D" e, depois disso, engata normalmente.

    Quando essa situação ocorre não adianta colocar em nem e m "L", o resultado é o mesmo: 5 segundos depois ela engata.

    Isso geralmente não causa problema, pois as paradas geralmente duram mais que os 5 segundos. Mas ocorre frequentemente de ter de arrancar com o veículo antes disso e aí fico em uma situação complicada.

    No contexto dessa situação, após engrenar a primeira marcha, já percebi que a transmissão "estica" essa primeira marcha e só depois de uma desaceleração significativa é que ela joga a segunda marcha.

    Depois tudo volta à normalidade, até a ocorrência de uma nova parada brusca.

    Detalhe: isso só acontece se o carro parar. Se ele continuar em movimento, por mínimo que seja, a "anormalidade" descrita não se apresenta.

    Enfim, queria saber se isso é um comportamento normal da transmissão, para protegê-la de uma desaceleração brusca, ou se é defeito mesmo.
    O óleo da caixa ainda é o original?
    A viatura já rodou quantos Km's com o óleo atual?
    Verificou o nível do óleo?
    Podes descrever se o óleo está avermelhado, marrom translúcido ou escuro?
    Com essas respostas ficará mais fácil opinar.

  • #3
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    O óleo da caixa ainda é o original?
    A viatura já rodou quantos Km's com o óleo atual?
    Verificou o nível do óleo?
    Podes descrever se o óleo está avermelhado, marrom translúcido ou escuro?
    Com essas respostas ficará mais fácil opinar.

    Então Glaicon:

    a) O óleo da caixa é o original;
    b) A quilometragem total do veículo é de 17.000;
    c) O nível do óleo está ok no "cool", mas quente eu ainda não medi, vou fazer amanhã e depois posto o resultado, mas a princípio parece ok;
    d) Quanto à coloração do óleo ela está avermelhada.

    Espero que com essas informações talvez vcs possam dar uma ajuda.

    Valeu!

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por BinoTR4 Ver Post
    Então Glaicon:

    a) O óleo da caixa é o original;
    b) A quilometragem total do veículo é de 17.000;
    c) O nível do óleo está ok no "cool", mas quente eu ainda não medi, vou fazer amanhã e depois posto o resultado, mas a princípio parece ok;
    d) Quanto à coloração do óleo ela está avermelhada.

    Espero que com essas informações talvez vcs possam dar uma ajuda.

    Valeu!
    Bom, pela Km e cor do óleo já dá para afastar problemas da caixa.
    O nível do óleo obrigatoriamente deve ser visto com o motor aquecido.
    Verifique na marcação da vareta se ela manda inspecionar o nível na posição P ou N. Vai lá que está marcado, com certeza.
    Coloque o carro em piso reto, passe a alavanca em cada posição da marcha (R, N, D, 2, 1, L), parando 10 segundos em cada uma delas.
    Depois coloque a alavanca na posição indicada pela vareta (P ou N). Aí sim você deve verificar o nível.
    Um exemplo: na minha Sport vão quase 10 litros de óleo. Por um excesso de pouco menos de 100 ml's ela dava pequenos trancos quando parada em sinaleira.
    Cheguei a olhar um dia no espelho retrovisor se tinham dado um totó na traseira.
    Foi só corrigir o nível e pronto.
    O excesso a oficina tira pelo próprio cano da vareta.
    A explicação é que o óleo em excesso produz espuma, ocasionando falhas estranhas no câmbio.
    Por isso, acredito que o nível de óleo da sua esteja um pouco acima do nível.
    Abaixo do nível só se houver algum vazamento. O que é muito difícil.
    Câmbio automático é show!
    E boa sorte.

  • #5
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Bom, pela Km e cor do óleo já dá para afastar problemas da caixa.
    O nível do óleo obrigatoriamente deve ser visto com o motor aquecido.
    Verifique na marcação da vareta se ela manda inspecionar o nível na posição P ou N. Vai lá que está marcado, com certeza.
    Coloque o carro em piso reto, passe a alavanca em cada posição da marcha (R, N, D, 2, 1, L), parando 10 segundos em cada uma delas.
    Depois coloque a alavanca na posição indicada pela vareta (P ou N). Aí sim você deve verificar o nível.
    Um exemplo: na minha Sport vão quase 10 litros de óleo. Por um excesso de pouco menos de 100 ml's ela dava pequenos trancos quando parada em sinaleira.
    Cheguei a olhar um dia no espelho retrovisor se tinham dado um totó na traseira.
    Foi só corrigir o nível e pronto.
    O excesso a oficina tira pelo próprio cano da vareta.
    A explicação é que o óleo em excesso produz espuma, ocasionando falhas estranhas no câmbio.
    Por isso, acredito que o nível de óleo da sua esteja um pouco acima do nível.
    Abaixo do nível só se houver algum vazamento. O que é muito difícil.
    Câmbio automático é show!
    E boa sorte.
    Então:
    Avaliei o nível do óleo com o motor quente e segui todos os passos do manual para realizar a medição.
    Acrescentei os 10 segundos em cada posição do câmbio.
    Depois disso tudo verifiquei que o nível do fluido está abaixo do recomendado.
    Será que pode ser essa a causa do problema?
    Vou completá-lo e deposi posto o resultado!
    Obrigado pela ajuda!
    Abraços

    Bino

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por BinoTR4 Ver Post
    Então:
    Avaliei o nível do óleo com o motor quente e segui todos os passos do manual para realizar a medição.
    Acrescentei os 10 segundos em cada posição do câmbio.
    Depois disso tudo verifiquei que o nível do fluido está abaixo do recomendado.
    Será que pode ser essa a causa do problema?
    Vou completá-lo e deposi posto o resultado!
    Obrigado pela ajuda!
    Abraços

    Bino
    Se estiver pouca coisa abaixo do nível não é para dar problema.
    Complete sem exceder o máximo.
    Se continuar o problema aí será o caso de oficina, mas não propriamente do câmbio.
    Talvez alguma regulagem ou sensor.
    Esse câmbio se passar no scanner da fábrica acho que fará leitura de erros.
    Acho que será o próximo caminho a ser seguido.

  • #7
    Isso pode ser normal. Por segurança câmbio deveria ter que entrar em neutro para que a inércia do motor não interfira na frenagem. Melhor confirmar isso com outros proprietários...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3
    Moçadinha:

    Levei o veículo numa oficina e verificamos com o mecânico que o nível do fluido estava ok. Nem precisei completar.

    Só que isso me trouxe para a estaca zero, pois o "problema" continua.

    Fico pensando...não será alguns dos sensores da T/A? O de velocidade, ou o de rotação?

    Alguem já teve algum problema semelhante?

    Toda TR4 é assim? (acho que não)

    Gostaria de ouvir a opinião de vcs antes de desembolsar uma fortuna para solucionar o problema. A experiência de vcs conta muito e, se não ajudar a identificar a causa do problema pode, ao menos, indicar o que não é a causa.

    Brigadão

    Bino

  • #9
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3
    Bom.

    Depois das contribuições de vcs e de pesquisar bastante resolvi tentar resolver o problema pessoalmente.

    Refiz todos os passos sugeridos pelo Glaicon e constatei que o nível do fluido estava baixo...muito baixo...quando frio estava ok, mas quando quente nem aparecia na vareta.

    Comprei 1litros do fluido recomendado e comecei adicionar aos poucos (300 ml por dia), já que o Glaicon relatou problemas com o excesso de fluido.

    O resultado é que o problema desapareceu!

    Provavelmente a caixa apresentava baixa pressão hidrostática em razão da quantidade de fluido insuficiente.

    Detalhe, o nível do fluido só começou a aparecer na vareta depois de ser adicionado o primeiro litro.

    Comprei um segundo litro e já adicionei 150 ml e parece haver espaço para mais, pois na vareta, com o conjunto quente, o nível atinge apenas a marca do cool.

    Vou adicionando diariamente mais 150 ml até chegar ao nível ideal.

    O fluido da ciaxa está ligeiramente diferente do novo, o que já é de se esperar, já que a vtr rodou quase 18 mil km com esse fluido.

    Bom, é isso.

    Quando terminar de adicionar e chegar a um nível ótimo posto o resultado e a quantidade total adicionada.

    Abraços,

    Bino

  • #10
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Bino, não seria o caso de trocar todo o oleo?? assim fica mais facil, pois retira-se todo o oleo e ai coloca-se a capacidade especificada no manual para o cambio automático. Assim voce evita o risco de excesso de oleo.


  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por BinoTR4 Ver Post
    Bom.

    Depois das contribuições de vcs e de pesquisar bastante resolvi tentar resolver o problema pessoalmente.

    Refiz todos os passos sugeridos pelo Glaicon e constatei que o nível do fluido estava baixo...muito baixo...quando frio estava ok, mas quando quente nem aparecia na vareta.

    Comprei 1litros do fluido recomendado e comecei adicionar aos poucos (300 ml por dia), já que o Glaicon relatou problemas com o excesso de fluido.

    O resultado é que o problema desapareceu!

    Provavelmente a caixa apresentava baixa pressão hidrostática em razão da quantidade de fluido insuficiente.

    Detalhe, o nível do fluido só começou a aparecer na vareta depois de ser adicionado o primeiro litro.

    Comprei um segundo litro e já adicionei 150 ml e parece haver espaço para mais, pois na vareta, com o conjunto quente, o nível atinge apenas a marca do cool.

    Vou adicionando diariamente mais 150 ml até chegar ao nível ideal.

    O fluido da ciaxa está ligeiramente diferente do novo, o que já é de se esperar, já que a vtr rodou quase 18 mil km com esse fluido.

    Bom, é isso.

    Quando terminar de adicionar e chegar a um nível ótimo posto o resultado e a quantidade total adicionada.

    Abraços,

    Bino
    Bino, fiquei muito feliz com o resultado.
    Só estou estranhando essa perda significativa de óleo.
    Bom, já deu pra ver que o teu mecânico nem sabe olhar o nível de óleo de um carro automático, certo?
    Então, sugiro trocar de oficina e dar uma olhada no motivo dessa baixa de nível, pois não é normal.
    E boa sorte.

  • #12
    Usuário Avatar de BinoTR4
    Entrada
    22/01/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    35
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Bino, fiquei muito feliz com o resultado.
    Só estou estranhando essa perda significativa de óleo.
    Bom, já deu pra ver que o teu mecânico nem sabe olhar o nível de óleo de um carro automático, certo?
    Então, sugiro trocar de oficina e dar uma olhada no motivo dessa baixa de nível, pois não é normal.
    E boa sorte.
    Glaicon, valeu mesmo pela ajuda.

    Vc já tinha dado a dica desde o começo o cara é que comeu bola...e eu tb, pois deveria ter verificado desde o começo por mim mesmo.

    Com relação ao problema propriamente dito, desconfio que já tenha vindo da fábrica assim, e a dona anterior nunca percebeu.

    Acho isso pois após 1,5 l adicionados não verifiquei qualquer vazamento e o nível permanece estável, apesar de estar ainda um pouco abaixo.

    Estou adicionando diariamente cerca de 150-200 ml para evitar encher demais.

    O nível quente já está na marca do nível frio, mas não alcança nem a primeira marca do nível HOT.

    A transmissão, por outro lado, mudou da água para o vinho. As trocas estão mais suaves e estão ocorrendo no tempo certo.

    O desempenho mudou. O arranque está melhor e o carro andando mais. Sinto bastante diferença também nas retomadas de velocidade.

    Até a metade desta semana creio que a tarefa estará cumprida.

    Fiquei preocupado em razão do nível estar tão baixo.

    Imagino que a proprietária anterior nunca percebeu isso.

    Apesar desse fato, o óleo da transmissão não estava escuro antes da adição de fluido e penso que a transmissão não foi comprometida.

    Ainda assim, pretendo até o fim do ano fazer uma troca completa do fluido, antecipando a data prevista no manual, pois imagino que esse fato equipara-se à condição de "uso extremo".

    Obrigado a todos e espero que essa experiência ajude os colegas de fórum com problemas semelhantes ou os alerte para necessidade constante de se verificar o nível do fluido da A/T de forma correta.

    Quando tiver o quantitativo total adicionado informo a vcs.

    Abraços,

    Bino

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor comportamento estranho
      Por MaGao no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 11
      Última resposta: 09/05/2011, 22:34
    2. Luz ABS, comportamento estranho. O que pode ser?
      Por fgtan no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 12/01/2011, 18:15
    3. Problemas com a transmissão automática.
      Por Rainer 89 no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/07/2010, 07:53
    4. Transmissão Automatica WJ 2000
      Por CBP no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/06/2010, 08:11
    5. Respostas: 7
      Última resposta: 12/12/2005, 22:09

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade