x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Troca do óleo de câmbio/transmissão - DIY.




    Pessoal,

    Resolvi (finalmente) trocar o óleo de câmbio do jipe. Sinceramente eu não sei quando foi a última troca, pois já peguei o jipe com esse óleo na caixa e rodei mais 25k km com ele, ultrapassando assim o limite recomendado de troca. Bobeada...

    Fui atrás do famoso MTF-94, mas só encontrei o MTF-06 nas concessionárias Honda. Não havia nenhum tipo de informação sobre viscosidade, classificação API ou qualquer coisa do tipo na embalagem. Simplesmente comprei pois havia a informação (fóruns e MQG) de que esse era o óleo correto): 3 embalagens de 1 litro por R$ 40,30 cada...

    Precisei de:

    1- 3 litros de óleo (na caixa cabem aproximadamente 2,67 litros);
    2- Chave torx T55 para o bujão de enchimento e chave de boca 32mm para o bujão de dreno;
    3- Desengraxante e escovinha com cerdas metálicas para limpar o entorno dos bujões antes de abri-los;
    4- Loctite 5699 para fixar a arroela de cobre no bujão de dreno (opcional) e Loctite 567 para vedar a rosca dos dois bujões;
    5- 1 metro de mangueira plástica flexível transparente para fazer uma bomba de óleo movida a pulmão (hehehe);
    6- Bacia plástica (de preferência branca para se poder visualizar os resíduos do óleo);
    7- Força, paciência e saco para soltar o bujão de dreno...

    Fiz mais ou menos o seguinte:

    - Limpei muito bem o entorno dos bujões, pois a região fica bem suja devido a graxa que voa da cruzeta;
    - Tive que usar um pano molhado num balde cheio de gelo para resfriar o bujão e faze-lo contrair um pouco, permitindo sua retida. "A seco" não saiu nem a pau... E eu estraguei a lateral da cabeça do bujão nas escapadas que a chave dava... (Acho que só dá para colocar cachimbo sextavado nesse bujão se o cardan for retirado). Vou providenciar um novo bujão da UK para a próxima troca...
    - Drenei o óleo na bacia e me impressionei com a limalha na ponta magnética do bujão e também com a limalha existente no óleo... Coloquei uns 100ml de óleo novo para "lavar" um pouco as engrenagens e o fundo da caixa. Levantei um pouco a dianteira do jipe e deixei escorrendo por uma noite inteira.
    - Limpei os dois bujões, seus alojamentos e a arroela de cobre (como eu reaproveitei esta, passei uma lixa beeeem fininha para eliminar rebarbas e melhorar a "pega" do loctite). Colei a arroela no bujão com loctite grey para garantir seu correto posicionamento entre a caixa e o bujão. Recoloquei o bujão de dreno com o Loctite veda rosca e deixei secar por uma noite.
    - Fiz uma gambirra na tampinha de um dos óleos: fiz dois furos com uma broca e coloquei um pedaço de mangueira que ia até o fundo da embalagem e tinha a ponta curta e outra mangueira que mal passava a tampa e era bem comprida. Assim eu só precisei colocar a mangueira curta no furo de enchimento e soprar a mangueira longa pra fazer o óleo (que é bem fino) fluir... Facinho e sem sujeira!!!
    - Com o óleo no nível, limpei de novo a rosca do furo de enchimento, passei veda rosca no bujão e aplicei 30Nm nele... (no bujão de dreno usei o braço pra dar torque, pois não tinha como colocar o cachimbo e o torquímetro ali... Segundo o manual o torque nesse bujão deve ser de 50Nm).

    Não sei se é coisa da minha cabeça, mas eu posso jurar que senti as marchas "entrarem" melhor após a troca do óleo. No entanto o que mais me agradou foi saber que toda aquela limalha está fora da minha caixa agora... Daqui pra frente trocas religiosas de 20 em 20k km!

    E sigo sonhando com um radiador de óleo...

    Abraços!

    -14102011102.jpg-14102011106.jpg-20102011123.jpg-24102011131_.jpg-24102011133.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de ka2
    Entrada
    05/06/2010
    Local
    Sao Carlos/SP
    Idade
    56
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0
    Ótimo how-to, parabéns.

    abs
    Ka2

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Gustavo,

    É isso ai!

    Só para esclarecer um ponto: o MTF-06 vendido pela Honda é o MTF-94. Só que na embalagem da Honda e com o preço da Honda. Exatamente por isso na embalagem não vem qualquer indicação de especificação e/ou viscosidade.

    Pode ficar tranquilo que o óleo usado esta CORRETO!

    []´s
    Rafael

  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Mandou bem Gustavo!!

    Agora no meu 2005, o bujão inferior é um 1/2 polegada tradicional, que se abre-se com uma catraca qualquer de 1/4"...

    Quanto a limalha; absolutamente normal. A outra limalha na bandeja, cor dourada, é dos sincronizadores. Também normal.

    Valeu

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Usuário Avatar de Nelson Defender 110
    Entrada
    02/04/2007
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,
    muito boa a sua bomba para o óleo.
    Vou copiar !
    Tempos atrás comprei uma "seringona" de 1 litro em uma casa especializada para fazer a troca do oleo.
    Mas dá trabalho para usar e faz uma sujeirada.
    Um dica: se quiser economizar no Loctite 567, também possível usar uma fita teflon usada em conexões de agua (torneiras, chuveiros, etc..) que vende em qualquer loja de ferragens.
    Eu uso sempre e veda perfeitamente.

    Abração,
    Nelson

  • #6
    Banido
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Guaruja/SP
    Idade
    66
    Posts
    567
    Agradecimentos: 0
    Gustavo...pode patentear sua bomba.....rssss, com sua permissao vou tentar fazer uma por aqui, mas avisando a todos que copiei.
    parabens.

  • #7
    KA2,

    Valeu! Conforme for fazendo mais DIY vou colocando aqui, até por que se eu fizer alguma besteira vai ter gente para me chamar a atenção! hehehe

    Rafael,

    Pode ser que as especificações do óleo MTF 94 e 06 sejam as mesmas, mas a cor do 94 é vermelha enquanto a do 06 é amarela. Sinceramente não sei se isso tem alguma relação com as especificações, mas é bom saber que não gastei 120 latinhas no óleo errado!!! hehehehe

    Clemente,

    Baita dica! Vou providenciar 3 bujões magnéticos de 1/2 (1 para a caixa e mais 1 para cada diferencial) a fazer a troca!!!

    Ainda bem que essa limalha é normal, pois confesso que me assustei um pouco... O material dos sincronizadores é latão, correto?

    Nelson,

    Também comprei uma seringa, mas a minha tem 200ml... Se essa "bomba" que eu fiz não tivesso funcionado, ia encher a caixa com (muitas) seringadas!!! hehehehe

    Quanto a fita de teflon, eu tenho um rolinho intocado na caixa: logo após ter comprado essa teflonada eu descobri que a loctite faz fita veda rosca de alta pressão (Loctite 55: R$ 20/150 metros!!!). Segundo as informações da embalagem aguenta mais pressão e pode ser aplicado em roscas com diâmetros muito maiores do que as fitas tradicionais, mas usei apenas nos bujões metálicos do arrefecimento...

    Mouramares,

    Vou patentear a bomba sim e vou exigir, como royaltie, que o usuário do "invento" tome pelo menos uma cervejinha gelada depois de completado o serviço! hahahaha...

    Grande abraço a todos!

  • #8
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,
    Encontro esses bujões magnéticos nas lojas de auto-peças?
    Ou temos que pedir específico para Lands??

    Não sei se os meus já são assim...
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #9
    Hailtão, meu rei!

    Em algum lugar eu li que esses bujões magnéticos de 1/2 polegada são o padrão nas discos II.

    Encontrei os ditos cujos na expedition exchange e na brit-car:

    Expedition Exchange Incorporated :: Defender :: Land Rover Genuine Parts Magnetic Drain Plug (TYB500120)

    Britcar (UK) Ltd > TYB500120 DRAIN PLUG PLASTIC AXLE CASING DEF (G)

    Serão a compra do mes que vem juntamente com os plugs de latão do arrefecimento:

    Britcar (UK) Ltd > ERR4686B RADIATOR PLUG - BRASS (P)

    e com o conjunto de buchas originais da direção e suspensão dianteira! (desses eu não tenho o link).

    Não sei se é possível encontrar esses bujões magnéticos aqui no Brasil fora das concessionárias LR... Alguém sabe??

    Grande abraço, uai! hehehe

  • #10
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Bah, então vou comprar na Britcar com Mr Duncan!!!

    Valeu dimaisdaconta a dica, sô...
    hahhahaaa

    Abraço!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #11
    Opa!

    Só para fechar o relato: hoje eu verifiquei como estavam os bujões da caixa de câmbio em relação a vazamentos, pois eu nunca havia usado o Loctite 567.

    Para minha felicidade, após algumas centenas de km rodados não há o menor sinal de vazamento, sequer há qualquer "umidade" de óleo no entorno dos bujões!

    Gostei desse Loctite, pois é bem fácil de trabalhar e se este é capaz de segurar um óleo fino como o do câmbio não tenho dúvidas de sua eficiência com o restante dos óleos do land. Só podia ser um pouco mais barato... hehehe

    Daqui 20k km vamos ver se os bujões vão soltar com facilidade ou se eu vou precisar usar um pano com água gelada de novo...

    Grande abraço!!

  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Aqui em casa pode faltar leite, mas Loctite 567 sempre tem!

    Ele vem em um tubo aparentemente vazio, cheio de ar, por justamente ser um selante anaeróbico; endurece quando fica sem ar.

    Uso em 100% dos bujões da transmissão e até hoje está tudo seco. Curiosamente ainda não abri nenhum destes bujões, pois ainda não chegou a hora de substituir os "bons fluídos". De todo modo ele não é um trava rosca, mas sim, um veda rosca, coisas distintas. De qualquer modo ele aumenta um pouco torque para remoção do bujão em relação ao torque aplicado no momento de aperto. Porém como a rosca ficará selada, não existe motivo para apertar em excesso.

    Eu tenho horror de ver bujões suando óleo. Sei que é doentio, mas se posso fazer 100% perfeito, porque deixar o serviço pela metade? Objetivo é parecer que nem óleo lá dentro do eixo tem.

    Bons mecânicos deixam boas marcas, como loctite 567 e graxa de cobre. Maus mecânicos deixam marcas de chave, bujões vazando e garantidas dores de cabeça para o futuro. É nos detalhes que se vê toda a fotografia... Vacilou no detalhe, suspeite de todo o resto.

    Abraços

    Clemente



    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Opa!

    Só para fechar o relato: hoje eu verifiquei como estavam os bujões da caixa de câmbio em relação a vazamentos, pois eu nunca havia usado o Loctite 567.

    Para minha felicidade, após algumas centenas de km rodados não há o menor sinal de vazamento, sequer há qualquer "umidade" de óleo no entorno dos bujões!

    Gostei desse Loctite, pois é bem fácil de trabalhar e se este é capaz de segurar um óleo fino como o do câmbio não tenho dúvidas de sua eficiência com o restante dos óleos do land. Só podia ser um pouco mais barato... hehehe

    Daqui 20k km vamos ver se os bujões vão soltar com facilidade ou se eu vou precisar usar um pano com água gelada de novo...

    Grande abraço!!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Troca de óleo Caixa de Transmissão
      Por jiuliano no fórum Niva
      Respostas: 26
      Última resposta: 25/03/2014, 22:01
    2. Troca do Óleo da Transmissão / Diferencial
      Por lacombe no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/08/2011, 10:29
    3. Caixa de Transmissão - Troca de óleo
      Por Fabio-Erechim no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 11
      Última resposta: 07/10/2010, 19:24
    4. Troca de oleo cambio
      Por gpolachini no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 09/10/2009, 13:09
    5. Troca de óleo da transmissão
      Por Raposo no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/06/2008, 16:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade