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  • #13
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    Tranquilo meu caro!

    Legal que você curtiu a foto. Assim como o 110, o 90tinha foi um bom companheiro de viagens.

    Especialmente nesta foto, tive sorte de estar com um TDI, pois tive todo o combustível convertido em parafina por conta do frio de -36˚C durante a noite. O Diesel ficou com aparência e textura de pasta de dente. Porém bastou jogar algumas panelas de água fervente ainda que sulfurosa, para aquecer tudo e ir embora. Se fosse um eletrônico, estaria em apuros.

    Curiosamente só tenho notícia dois Pumas que chegaram até lá. De TDI foram muitos e inclusive sozinhos, como foi o meu caso. A estrada San Pedro -> Uyuni via vulcão Licancabur e lagunas, é absolutamente deserta, fica a ± 4900 metros de altitude e no inverno pode chegar a fazer -50˚C durante a noite. Andei dois dias a fio sem sequer cruzar um carro, pessoa ou vilarejo. São uns 500km com inúmeras bifurcações, e dependendo do caminho que se escolhe, acaba-se cruzando profundos rios congelados, assim como areia fofa, pedras soltas, águas termais, etc... Quando finalmente chegamos em Uyuni, o Diesel tinha cor de Coca-Cola, com espuma branca.

    Para este tipo de viagem, nada melhor do que algo simples e corriqueiro. Com a grana de um bico do Puma e ainda o guincho até a próxima concessionária com computador, troco cabeçote, todos os bicos e ainda sobram alguns trocados para um alternador e bomba d'água.

    Concordo com você, que assim como o Puma, o TDI também tem problemas, porém no TDI são todos preventivamente solucionáveis, sem exceções. O mesmo não vale para os eletrônicos.

    Hoje só tem problema com TDI, quem não tem acesso a informação ou tem muitíssimo azar, do contrário já se instala logo de cara o alternador de Sprinter, bomba d'água original LR, sensor de nível e correia dentada reforçada. É um motor para mais de 15 anos e faz 200 a 300mil sem qualquer intervenção. Depois disso na pior das hipóteses, é só gastar uns R$ 4mil para deixar zero ou um pouco mais para virar um 2.8. Qualquer um, independente do país e local, mexe. Ter que manda o carro de Manaus para Fortaleza é o fim!!

    É isso que separa um jipe de um SUV. Para conforto e potência e velocidade, recomendo uma Disco com seus 200 e tantos HPs ou qualquer outro SUV deste gênero. Um verdadeiro jipe tem que agüentar qualquer percalço do caminho e ainda assim ser facilmente reparável caso sofra uma avaria.

    Pode crer que todos vão quebrar, é questão de tempo. Até mesmo o rei dos 4x4, como o Mercedes G em sua inauguração na Austrália, carregando a nata do jornalismo automobilístico australiano deixou todos parados por problemas mecânicos, assim como aconteceu com o Puma com a imprensa no Jalapão.

    Mercedes prende jornalistas no deserto australiano para testar seus G-Wagens | Jalopnik Brasil

    No mundo dos jipes: less is more.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por Tatafender Ver Post
    Primeiro gostaria de pedir desculpas se voce se sentiu insultado. Somente estou manifestando minha opiniao. Nada mais. Quando comprei meu defender pesquisei forums e li varias opinioes de gente que compartilha o teu pensamento. Nao deu outra peguei um 300 tdi. Hoje posso dizer com certeza que. Um carro novo sempre vai ser melhor que um velho. Um 300 tdi novo tem o que ums 5 anos? Dor de cabeca na certa...
    Ok o 2007 e pessimo e o 2005 e otimo. O primeiro ano de um motor novo contra o ultimo ano de um velho. O primeiro ano de todos os motores eletronicos foi pessimo. Os mwm sprint apagavam ao sofrer inclinacao. Tem uma duna no ceara que leva o nome de 2006 de tanto troller e ranger que ja virou la. As tritons tambem tiveram problema. No ano seguinte resolveram. Hoje em dia a realidade e outra.
    Pessoalmente eu nao entendo nada de mecanica. Mais de defender ja estou quase entendendo acho que ja mandei trocar quase todas as pecas do meu defender. Preferiria muito ter trocado ums bicos injetores a todas as pecas que eu troquei no meu defender. E olha que eu faco bastante manutencao preventiva. Ja tive que refazer caixa de transferencia, motor, diferencial, hidrovacuo, alternador ainda bem que eu sempre aproveitei esses momentos para dar uma incrementada no defender.
    Na boa... O 300 tdi ja era, o td5 tambem o puma 2007 tambem.
    Agora dizer que nenhum defender eletronico presta acho um exagero. Eles sao milhoes de vezes melhores que os velhos.
    Quer ser feliz compra um carro zero bala com garantia. E tente nao pegar o primeiro ano de um motor novo pra nao servir de cobaia.
    Acho que voce e um dos gurus se tratendo de defender e ja segui varios conselhos teus... Como por exemplo a tampa de transferencia da roverdrive e o radiador da caixa. Agora nisso ai nao tem jeito eu discordo.
    Vou ate colocar aquela foto maneira da tua 90tinha na lagoa colorada um pouco de volta no meu fundo de tela. Muito legal.
    Abs!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #14
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    Nooosssaaa !!!! Agora é que fiquei mesmo sem saber !!!! Tenho a mesma dupla de carros que voce, CGAUER . Um defender tdi 2005 / 2006 ultimo lote nacional, e um jimny 1.3 2010 / 2011. Assim termino comprando outro jimny !!!! Vou pensar bem. Muito util esse debate. Abç.

  • #15
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    Rubim,

    se for comprar um Puma corra para pegar os últimos 2.4, eles ainda tem motor Euro 4, que "teoricamente" são mais robustos ao Diesel ruim que o novo 2.2 Euro 5. Agora nunca se sabe quanto os planos da LR. Pode ser que façam uma versão sem o filtro de partículas, o que evitaria muitas dores de cabeça com nosso Diesel ruim, assim como devem ter feito algo no Freelander Diesel, que também é Euro 5. Como os colegas disseram, os 2.4 compartilham de muitas peças das vans Transit.

    Quanto ao Jimny, é um tremendo de um veículo, absolutamente perfeito, confiável e um monstrinho no barro. No 4x4 com a reduzida o som muda e os 86hp para 1ton atiram ele com muita facilidade para onde quer que se aponte a direção. Pena que é tão apertado, mas também pudera, é justamente por isso que ele é tão ágil e econômico. Entre o LR e o Jimny acabaria ficando a pé, tamanho o dilema.

    Abraços
    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #16
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    eu ficaria muito contente se o próximo propulsor das dfs tivesse uma vida mais longa,e um dna land/jaguar/bmw, porque acho eu , estas idas e vindas,
    podem vir a diminuir o interesse por viaturas novas.
    por enquanto, estou firme com minha 90 tdi 300, com tendencia de ter tb uma 110 04 ou 05 e ser feliz para sempre.
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #17
    Henrique, boa tarde,
    1. Vida mais longa, sem mudanças, não deve existir. O que está chegando é EURO 5. Para 2014, será o EURO 6...
    2. Vida mais longa, mesmo, é a do PUMA que, considerando-se a evolução do DURATORQ há muitos anos rodando na Europa, construiu algo em torno de 300.000 veículos, contra aproximadamente 50.000 TDi (dados a que me reportei no post anterior).
    Abraço,
    Rafael

  • #18
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    legal, Rafael
    parece que o novo motor, na verdade, vai ser o mesmo puma com adequação à norma euro 5.
    PY5 IQ
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  • #19
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    Mudou de 2.4 para 2.2.

    Este motor sem dúvida foi feito em maior número que o o 300TDI, mas isso só vale para a Transit e na Inglaterra, haja visto as inúmeras mudanças técnicas que foram feitas no motor em 2007.

    NO topix tem muita informação sobre os problemas da adaptação do TDCI (Puma) no LR, do motor, embreagem e câmbio:
    TOPIx - TOPIx

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    legal, Rafael
    parece que o novo motor, na verdade, vai ser o mesmo puma com adequação à norma euro 5.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #20
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
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    Depois de ler este debate todo fiquei mais satisfeito em ter uma TDI 2004, acredito que so fabricaram 50000 motores TDI porque até mesmo os proprietários dos veiculos consertam e continuam andando enquanto que o euro ele tem que descartar o motor e colocar outro novo rsrsrsrsrs.

    Seraaaaaaaaaaaa??? kkkkkk
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #21
    Gte eu só não to entendendo uma coisa, o defender não ia sair de linha em 2013??? Pq investir dinheiro em um projeto novo em algo q sera descontinuado??? Sera que nosso trator familiar ganhou mais um tempo de linha de produção, é isso???
    montanha Land 110 2000
    mud medida original

  • #22
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    Citação Postado originalmente por pedro coneza Ver Post
    Gte eu só não to entendendo uma coisa, o defender não ia sair de linha em 2013??? Pq investir dinheiro em um projeto novo em algo q sera descontinuado??? Sera que nosso trator familiar ganhou mais um tempo de linha de produção, é isso???
    PEDRO, em contatos com pessoal de concessionarias land rover, afirmam ja terem recebido e-mail da Tata informando que o defender como está agora so sera fabricado ate 2014. Diante desta noticia, surpreendentemente a procura pelo defender duplicou nos ultimos meses ea montadora nao ta dando conta dos pedidos. Aqui no Brasil a espera por uma nova neste momento ja é de 6 meses. Em 2015 o defender devera ser montado no estilo discovery, provavelmente com este novo motor 2.2 euro 5. O defender jipao nao sera mais fabricado. É esperar para ver. Abç.

  • #23
    Usuário Avatar de CGAUER
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    O problema da transmissão MT 82 do novo defender agora também começou assombrar os Mustangs que compartilham do mesmo câmbio Made in China. Ford silent on broken Mustang transmissions
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #24
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    Citação Postado originalmente por rafael.0302@gmail.com Ver Post
    Clemente,
    Eu fiz duas longas viagens com o PUMA 2.4, cada uma com mais de 16.000 km. A última, de dezembro/2010, fui até o Ecuador. Usei diesel brasileiro, argentino, chileno, peruano, boliviano..., SEM NENHUM PROBLEMA. Comprei diesel em balde, na Bolívia, sujo, péssimo. E o Puma 2.4 não rejeitou, não falhou. Absolutamente, NADA!!! O nível de óleo do PUMA nem abaixou durante toda a viagem. A experiência que eu tenho com o PUMA, em 2 anos de uso, NÃO CONFIRMA o seu relato, embora eu tenha o maior respeito e acatamento pelas suas ponderações.
    Forte abraço,
    Rafael
    Rafael, td bem? Quais viagens que você fez onde rodou + 16 mil Kms? Bacana, estou querendo fazer uma empreitada dessas, para onde você foi? Fui para o Pantanal com minha 90ventinha PUMA, mas rodei pouco, uns 3.200KM e também nem abaixou óleo.

    Sobre o tópico, esse motor 2.2 que virá é simplesmente o PUMA com algumas alterações, nada sério, pois a Land não iria colocar um novo projeto em um veículo que sairá de linha logo.

    O PUMA é considerado o melhor motor de todos os que equiparam a Defender. Fiz um curso dos TDIs (200/300) com o Luiz Fraga 2 vezes, e todos os problemas e peculiaridades que o antigo tinha o PUMA não tem. Aliás, o PUMA é testado há décadas na Europa onde os caras enchem as Transits de carga e sentam o pé no acelerador....e o motor é confiavel. Mas é um outro projeto, um outro motor...não troco ele por nada....ainda mais com essa transmissão 6 marchas e o Traction Control.

    Mas seja qual for a motorização, Defender é Defender....sempre!!!

    Abraços a todos!

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