x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1
    Usuário Avatar de Rhuan
    Entrada
    22/03/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    220
    Agradecimentos: 0

    Mudança amortecedor de direção.




    Meus caros, bom dia!


    Desde que comprei minha Land (uma 110 hcpu 98), sempre tive problemas com "schimmy", aquela vibração no volante quando a certa velocidade ou irregularidades na pista. Acontece que a um mês atrás fiz uma revisão grande na Land e o meu mecânico modificou a posição do amortecedor de direção, tirando do suporte original do chassi, o que o deixava na diagonal, passando a um suporte (fabricado por ele mesmo), na posição ortogonal ao chassi. Foram em torno de 15-20 cm de deslocamento pra tras. Isso, impressionantemente, eliminou o "schimmy" do meu carro. Ficou perfeito. Me deu muita segurança em minhas viagens!!!

    Pergunto a vcs: Posso vir a ter problemas com isso? Pode afetar o sistema de direção/outros componentes? Pode prejudicar no alinhamento?É uma prática usual? Nem toda land tem problemas com "schimmy'?


    Fico por aqui e agradeço desde já!!

    Grande abraço


    rhuan

  • #2
    Rhuan,a minha 90/2001 sempre teve problema de schimmy gerado unicamente pelo desgaste dos pneus,uma pequena folga no rolamento inferios do munhão alterava o camber desgastando o pneu da esquerda pelo lado de fora.Corrigido o problema e com a troca dos pneus o schimmy acabou completamente.É claro que quando passo em irregularidades com velocidade em torno de 90 a 100 kph da um pouco e logo passa.

  • #3
    Usuário Avatar de Rhuan
    Entrada
    22/03/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    220
    Agradecimentos: 0
    Pensando bem, voltarei para posição original!!!


    valeu...

  • #4
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rhuan Ver Post
    Pensando bem, voltarei para posição original!!!


    valeu...
    Parabéns pela decisão! É a mais prudente mesmo. Afinal, o desenvolvimento do projeto não colocou o amortecedor naquela posição aleatoriamente. Uma, ou várias razões para ele estar lá, fixado daquela forma e naquela posição deve existir, correto?
    Sem desmerecer seu mecânico, que pode ter a maior das boas intenções, isso chama-se gambiarra...
    Abração!
    Marco

  • #5
    Usuário Avatar de ka2
    Entrada
    05/06/2010
    Local
    Sao Carlos/SP
    Idade
    56
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0
    Eu troquei o original pelo OME. Ficou muito bom.

  • #6
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    Rhuan,
    shimmy pode ser várias coisas ... veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...direcao-8.html (Vibração na direção)
    o Portela lista alguns motivos ... o meu resolveu quando troquei a caixa de direção (pista do rolamento do sem fim estava com problema e não consegui ninguém para fazer o serviço) ... é claro que o reposicionamento me ajudou várias vezes.

  • #7
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    59
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Parabéns pela decisão! É a mais prudente mesmo. Afinal, o desenvolvimento do projeto não colocou o amortecedor naquela posição aleatoriamente. Uma, ou várias razões para ele estar lá, fixado daquela forma e naquela posição deve existir, correto?
    Sem desmerecer seu mecânico, que pode ter a maior das boas intenções, isso chama-se gambiarra...
    Abração!
    Marco, embora na minha 110 não havia o problema citado, mas percebí uma sutil melhora na direção, quando passando em desníveis / buracos em rodovias (muito comum), depois de instalar o BILSTEIN que você "sorteou" em Urubici (foi para o David, mas eu o arrematei). Mesmo com bastante carga, nas idas a Morrretes e com o volante menor, pois desde a Preta uso MOMO, nada falseia...ficou muito bom. Abração e até breve.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #8
    Eder me tira uma duvida, vc falou que usa momo, que cubo de volante vc usa?
    Ranger cd xlt 3.0 2006 bl 2" bfall 265/75/16
    Defender 110 2002 bf 265/75/16

  • #9
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    59
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Olá Caro Alan, eu uso um cubo da prórpia MOMO, mas há um número de estrias correto a ser observado na compra. Há de se usar uma arruela de encosto / fixação maior que a original, para um aperto correto do cubo / eixo.
    Fica mais confortável andar de MOMO, pois o diâmetro externo é igual ao interno do volante original, dando uma folga para as pernas.
    Alem do deslocamento angular ser menor (o angulo para a manobra é sempre igual, por exemplo girar a 45º, mas o deslocamento é menor).
    Há de se prestar atenção em manobras bruscas, em alta velocidade, pois tuca mais arisco.
    Até para subir e descer da Land fica melhor. Abração.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #10
    Usuário
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    68
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Rhuan,

    Será que voce poderia conseguir com o seu mecânico um desenho ou um contato para fornecimento desta peça que foi utilizada para modificar a posição do amortecedor de direção? Eu possuo uma 110 ano 2004, comprada zero e hoje com 145000 km. Com 18000 km ela começou a apresentar esta vibração quando a cerca de 100km/h passava por trechos de asfalto com ondulações mais fortes. Na concessionária Land Rio me propuseram esta solução de reposicionamento que adotei. Na época até assinei um termo de responsabilidade por estar fazendo uma modificacao à especificação original do carro. Até fiquei preocupado com a assinatura do documento mas com a modificação o problema foi completamente eliminado. Quando o carro estava com cerca de 65000 km troquei os amortecedores todos, inclusive o da direção pelo modelo heavy duty da Bilstein e coloquei molas também heavy duty. Nesta ocasião o mecânico de uma oficina 4x4 sugeriu o retorno à posição original do amortecedor de direcao pois o novo amortecedor seria muito mais efetivo que o anterior por ser a gás. Na primeira viagem da Dutra o problema reapareceu. Imediatamente, eu mesmo retornei à posição com o uso da gambiarra e a vibração foi eliminada. Meu carro agora está com 145000 km e ao levar o carro para o mecanico para troca de pastilhas e alinhamento de direção recebi de volta sem a peça que desloca o amortecedor de direção. Infelizmente somente descobri o problema mais de 1 mes apos a revisao do carro em um trecho da na Dutra que está com asfalto com pior qualidade. Nota que é a velocidade associada aos buracos que causam o problema e não somente a velocidade. Para me certificar que todo o conjunto mecanico estava ok levei o carro na Land Rio para que eles regulassem os munhoes e verifcassem se haveria algum outro problema. Eles me informaram que estava tudo correto e que não haviam folgas, inclusive não me cobraram nada. Perguntei sobre a peça que desloca o amortecedor de direcao e eles informaram que não têm mais o contato da calderaria que a fabricava aqui no Rio. (Eles até me informaram que a solucao deste problema tinho sido descoberta originalmente em uma oficina de Minas). Sei que existem relatos no forum informando que o procedimento mais correto é o de verificar todo o sistema mecanico do carro e não pretendo discutir ou discordar desta posição, mas como meu problema foi resolvido pela mudança da posição do amortecedor de direção e como já tenho o carro há 7 anos sem ter tido nenhum outro problema, estou procurando repor novamente esta peça. Esse problema de vibração é grave demais. Imagine uma ultrapassagem de um caminhão em que você logo após a ultrapassagem é obrigado a frear na frente do caminhão pois o volante começa a tremer de forma violenta.
    Estou tentando aqui no forum ver se encontro o desenho, especificação ou fornecedor, se alguém puder responder eu agradeço.

    Carlos

  • #11
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    CBJ - Carlos,
    como relatei anteriormente, usei quase 2 anos com o amortecedor reposicionado. Para reposicionar: fui em uma serralheria, pedi uma barra de aço de +/- 8 a 10 cm por uns 4cm, fiz 2 furos - um parafusei no chassi e no outro o amortecedor de direção. Hoje uso na posição original. Seguem imagens: posição original, peça e onde foi colocada. Espero ter ajudado. abraços
    Carlos Primão
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -adirecao_ori.jpg   -peca.jpg   -adirecao_repos.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de Rhuan
    Entrada
    22/03/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    220
    Agradecimentos: 0
    CJB, bom dia!

    Realmente o cara que desenvolveu isso aqui foi o Hélio aqui de Minas, hj representante da Beamarch aqui em BH. Segundo ele, todo carro de eixo rígido e molas helicoidais tendem a ter problemas de Schymmi. O Hélio, foi funcionário da Terra Nova durante muitos anos e me disse que na época, a própria fábrica pegou esse desenho da peça. Mas quem fez pra mim foi outra pessoa.

    Sempre preso pela originalidade do carro e ja havia tentando de tudo(o que consta na lista do Portela no tópico acima enviado), mas confesso que só obtive uma melhora significativa quando troquei os 4 pneus(hj uso os michelin 7.5/16 XZL). Mas como disse, houve uma melhora, mas ainda sim nessas situações que vc citou de asfalto irregular+velocidade era terrível. Pra ter uma idéia, evitava de deixar terceiros dirigir meu carro, pois, uma pessoa que não estava acostumada com aquilo poderia correr riscos e sempre achavam o carro ruim de dirigir.

    Acontece que depois dessa "gambiarra" meu carro virou outro. Zero de vibração e a segurança em dirigí-lo nem se fala. Melhorou 100000%.

    Se vc ler o tópico, verá que muitos criticam tal modificação, inclusive os "EXPERTS em LR" nem sequer opinaram.

    Como disse, gosto do meu carro original e o mais Old School possível. Mas corrí tanto atras e gastei dinheiro pácas tentando todas as dicas dos tópicos que, vou sim voltar ao original, mas vou curtir um pouco meu carro do jeito que tá. Uma delícia de dirigir. Além disso, em minhas andanças pelas oficinas, vi muitos carros com mesma modificação. Quem sabe na próxima revisão de 10000km tento esse amortecedor OME, sei lá.

    O telefone do Hélio é (31)3374 5821 caso queira o desenho da peça. Pode dizer a ele que foi eu quem passou o contato pra vc.

    No mais, bola pra frente!

    Grande abraço


    rhuan

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Caixa de direção, Mecanismo pedais no assoalho e Kit amortecedor de direção
      Por Ulisses N. Ribeiro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/01/2009, 16:45
    2. Amortecedor de Direção
      Por DJunior no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 20/12/2006, 23:19
    3. Direção de opala e amortecedor de direção
      Por ferraz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2006, 17:18
    4. Alavanca de Mudança na Coluna de Direção
      Por Renato Sérgio Nazar no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 8
      Última resposta: 14/08/2005, 19:25
    5. Alavanca de Mudança na Coluna de Direção da Rural
      Por Renato Sérgio Nazar no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/12/2004, 08:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade